Como transformar sua empresa em uma franquia de sucesso

0
297
Happy female professional in glasses and suit holding tablet
Happy female professional in glasses and suit holding tablet

Você sente que a sua empresa tem um excelente potencial de crescimento e que ela pode atender clientes de todo o Brasil? Então, pode ser a hora de transformá-la em uma rede de franquias!

O franchising é um excelente caminho para quem deseja expandir um negócio, aumentar a visibilidade da marca e fortalecer o reconhecimento em meio aos seus clientes.

Além disso, as franquias brasileiras se mantêm muito aquecidas ao longo dos anos, com um faturamento cada vez mais elevado. Segundo o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro semestre desse ano, por exemplo, o setor faturou R$ 105,1 bilhões.

Nesse sentido, transformar o seu negócio em uma franquia é uma verdadeira oportunidade de ganhos e expansão.

5 passos para transformar sua empresa em uma franquia de sucesso

Confira a seguir os cinco principais passos que você precisa seguir para que o seu negócio se torne uma franquia de sucesso. As dicas valem para todos os segmentos do mercado.

1. Elabore o modelo de negócio

O primeiro passo para fazer da sua empresa uma franqueadora é a análise de franqueabilidade. Essa é a etapa onde sua operação será analisada para entender se realmente tem os requisitos comerciais, operacionais e financeiros para ser replicada por outras pessoas sem perder sua essência e funcionalidade. 

Caso a franqueabilidade seja confirmada, passamos para a formatação do modelo de negócio. Neste momento, vamos começar a desenhar como será a franquia, o dia a dia do franqueado e os padrões que todas as unidades vão seguir. 

2. Faça ajustes jurídicos e providencie os documentos necessários

Uma franqueadora opera de uma forma diferente de uma empresa independente, inclusive com uma legislação própria e certas particularidades jurídicas. Por isso, é importante que haja uma adequação no contrato social ou que se abra um outro CNPJ. 

Caso a companhia ainda não tenha registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), também deve realizá-la para que outra empresa não venha a utilizar sua marca de forma indevida no futuro. 

Por fim, com o modelo de negócio bem estruturado, está na hora de desenvolver a Circular de Oferta da Franquia (COF), um documento fundamental no franchising, pois é ele quem informa o interessado sobre as suas obrigações, valores de investimento e retorno, prazos, deveres da franqueadora, tempo de contrato, direitos sobre a marca, taxas, entre outros dados. 

3. Implante um bom sistema de gestão na sua companhia 

Outro passo importante para tornar a sua empresa em uma franquia de sucesso é contar com um bom sistema de gestão na companhia. Isso é fundamental para que a rede cresça de maneira ordenada e o franqueador monitore de perto o desempenho das unidades.

Nesse sentido, o sistema mais indicado para os franqueadores é o ERP do Solutto, pois além dele já ter mais de 18 anos de atuação em gestão, ele é especializado em franquias.

O sistema do Solutto atende todos os segmentos que existem, e redes de todos os portes. O ERP conta com diversos módulos de solução, incluindo ferramentas para expansão, gestão financeira, treinamentos, atendimento e relacionamento com franqueados, compras e estoque, dashboards e muito mais.

4. Desenvolva o treinamento da franquia

Um dos diferenciais do franchising é o treinamento e suporte oferecidos aos franqueados para que eles possam aprender como gerenciar suas franquias e ter sucesso. 

Para que essa capacitação seja eficiente, o franqueador precisa definir quais temas serão abordados, a metodologia aplicada e em qual modalidade (virtual ou presencial) o treinamento vai acontecer. Para o atendimento, devem ser estabelecidos canais de comunicação efetivos e equipes bem treinadas para resolver dúvidas dos franqueados. 

No Solutto, estruturar essas frentes é mais simples porque o ERP conta com módulo de Universidade Corporativa, na qual é possível criar treinamentos online e acompanhar o desempenho dos franqueados. Há também ferramentas de envio de comunicados, chats e atendimento via chamados. 

5. Foque na plano de expansão

Por fim, você deve desenvolver um plano de expansão visando quantas unidades a sua companhia pretende ter a cada ano e em que regiões quer ingressar. 

A partir dessas informações será mais fácil desenvolver estratégias que caminhem nesse sentido. Algumas das ações mais comuns são apostar em uma equipe de marketing digital, ter uma boa assessoria de imprensa, participar em feiras e eventos e anunciar em portais do setor.

Mais sobre o Solutto

Como citamos anteriormente, contar com o Solutto é caminhar em direção ao sucesso da sua franquia. Esse sistema de gestão já atendeu mais de 500 marcas do franchising e tem domínio para atender os mais variados segmentos de atuação.

Isso porque, além de contar com soluções por segmento, também permite que a franquia tenha um projeto personalizado, desenvolvido exclusivamente para atender as suas necessidades.

Na prática, o Solutto usa recursos tecnológicos e muitos know-how de mercado para proporcionar ganhos em produtividade, conhecimento e competitividade ao seu negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui