O pré-contrato de franquia é um instrumento jurídico obrigatório?

0
64
shutterstock 72368845
shutterstock 72368845

Para quem tem interesse em adquirir uma franquia e já se fez essa pergunta, a resposta é não. O único instrumento jurídico obrigatório, de acordo com a lei que regulamenta esse assunto, é o contrato de franquia. Sendo que uma minuta desse contrato deve ser disponibilizada ao interessado, para seu conhecimento e análise, na Circular de Oferta de Franquia (COF).

No entanto, algumas redes optam por utilizar o Pré-contrato de franquia (PCF) antes da assinatura do Contrato de Franquia em si. E qual a utilidade do PCF? Esse documento é utilizado para regular a relação entre o franqueador e o interessado durante o período pré-operacional da unidade franqueada.

Quando o interessado decide por fechar o negócio de aquisição, em geral, ele ainda não tem uma empresa aberta; precisa encontrar e reformar o ponto comercial para atender os padrões da marca; realizar o treinamento inicial que, muitas vezes, tem caráter eliminatório por parte do franqueador, caso verifique, durante o treinamento, que o interessado não atende os requisitos necessários para operar a unidade.

Por essas razões, alguns franqueadores optam por utilizar o PCF, que deve dispor sobre todas as questões relativas a esse período pré-operacional do negócio. Apenas quando a unidade já estiver pronta para ser inaugurada e o interessado confirmou nos treinamentos que possui o perfil ideal de franqueado, assina-se o Contrato de Franquia.

É válido mencionar que a taxa inicial de franquia é paga, em geral, na assinatura do PCF, ou seja, há uma antecipação do pagamento dessa taxa para o PCF. Nesse sentido, o PCF deve mencionar as hipóteses de rescisão do PCF, como e em qual caso será realizada a devolução da taxa de franquia ao interessado, prazo, dentre outros aspectos importantes sobre o suporte do franqueador nesse período, como para a localização do ponto comercial, por exemplo.

Para as marcas que optam por adotar o PCF antes da assinatura do Contrato de Franquia, uma minuta daquele também deve ser disponibilizada para conhecimento do interessado na COF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui