Uma frase famosa diz que “a barreira para o sucesso é o medo do fracasso”. Aline Bignardi é um bom exemplo para quem quer quebrar essa barreira. Depois de falir um negócio familiar, a empresária deu a volta por cima e hoje fatura mais de 5 milhões de reais por ano como franqueada da uma franquia de óculos.

A trajetória de Aline Bignardi no universo do empreendedorismo começa cedo. Aos 22 anos de idade, a empreendedora assumiu a ótica da família, na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo. Os desafios intermitentes e a pouca experiência de Aline no ramo empreendedor foram dois dos fatores responsáveis pelo fechamento das portas da ótica.

➥ Busca franquias de óculos? Confira nosso guia de franquias de óticas (com valores de investimento)

A loja enfrentava algumas dificuldades financeiras, que não foram revertidas e o empreendimento teve de ser fechado dois anos após a nova gestão.

Após a primeira frustração profissional, Aline decidiu apostar em seu campo de formação superior. Formada em Letras, com foco em língua inglesa, Aline atuou na educação por oito anos.

Porém, o desejo de ser empreendedora ainda era recorrente, o que a motivou a voltar para o universo dos negócios. Junto com o irmão, abriu uma sociedade e inaugurou uma nova loja especializada em venda de óculos de grau.

Novamente, o empreendimento enfrentou inúmeros desafios, que evitaram que a loja deslanchasse no mercado. Todo o investimento dos irmãos foi perdido e a sociedade teve de ser desfeita, fazendo com que Aline voltasse para as salas de aula.

Mas, a vontade de ter o próprio negócio não foi derrubada por mais esse obstáculo. Para dar o próximo passo, Aline decidiu investir em uma nova estratégia e foi buscar seu lugar no universo do franchising.

No ano de 2016, a empreendedora entrou em contato com a Mercadão dos Óculos, na cidade de Florianópolis (SC). A rede, com mais de 250 unidades franqueadas, a marca chamou atenção de Aline pela presença no mercado nacional, possibilidades de investimento e crescimento dos franqueados, além de garantir suporte completo para quem sonha estar à frente dos negócios.

“O modelo de negócio era diferente de tudo o que havia experimentado no ramo. Por exemplo, a disposição dos produtos, conceito do auto-serviço, a forma de captação interativa, um ambiente dinâmico, colorido e aconchegante”, explica Aline.

A empreendedora comenta que, como em todo empreendimento, alguns desafios foram enfrentados, para adaptação da nova rotina de negócio e entendimento do mercado. Entretanto, um fator de destaque das franquias é a garantia de treinamento, suporte completo e investimento em uma modalidade de negócio já madura e testada no mercado.

Sentir insegurança no início do empreendimento foi inevitável “afinal, tive duas experiências que me ajudaram a crescer profissionalmente, mas que infelizmente não deram certo. Quando comecei com o Mercadão dos Óculos, eu sabia que estava investindo em um modelo de negócio diferente e que, com minha experiência no ramo, poderia dar certo. Então, era questão de trabalhar duro, o sucesso seria uma consequência”, compartilha a franqueada.

Atuando em um ambiente com suporte completo da rede franqueada, já com a garantia de um modelo de negócio com grande maturidade de mercado, Aline inaugurou a primeira unidade franqueada em Florianópolis. O primeiro ano de operação da franquia foi de superação de metas: a unidade faturou mais de 2 milhões de reais. Com a receita de sucesso nas mãos, Aline apostou em uma segunda unidade franqueada, em 2017.

E a empresária não parou por aí: já em 2018, a empreendedora investiu na terceira unidade franqueada, registrando faturamento, logo no primeiro mês de operação, de mais de 270 mil reais.

Atualmente, as três unidades franqueadas de Aline faturam mais de 5 milhões de reais anualmente, o que faz a empreendedora ser detentora do primeiro, segundo e terceiro maior faturamento da Mercadão dos Óculos.

Aline afirma que o investimento em um modelo de franquias foi fundamental para conquistar o sucesso dos empreendimentos, além da vivência anterior nas primeiras tentativas de se tornar empreendedora de sucesso.

“Hoje, percebo que falhar lá no começo, quando tinha 22 anos, de certa forma deu bagagem e perseverança para construir negócios mais sólidos, como os que tenho hoje nas unidades do Mercadão dos Óculos.”

A empreendedora aponta dois motivos fundamentais que a impulsionaram para investir em uma rede de franquias. O primeiro deles, comum à maioria das marcas, é a maturidade de mercado e a existência de uma marca que atenda necessidades específicas dos clientes, conhecendo bem o cenário de atuação. O segundo, é a questão dos treinamentos e suporte completo, garantidos pela franqueadora, que são essenciais para a administração do negócio”.

Rotina da franqueada

Todo o sucesso conquistado por Aline é resultado de um trabalho dedicado e uma rotina intensa para manter as três franquias com o melhor desempenho.

A administração das três unidades franqueadas de Aline é feita em conjunto com o marido, Fábio Liotti, que também é sócio dos investimentos.

“Pela manhã, são feitas reuniões com cada gerente para definição das ações que serão feitas durante o dia, além de pegar o feedback dos resultados do dia anterior”, conta Aline. De acordo com a empreendedora, as ações das reuniões englobam estratégias de marketing, ações de balcão, treinamento de equipe de vendas, pós venda e logística.

Após as reuniões reservadas para o início do dia, Aline e o marido comparem às lojas, para acompanhamento das vendas. “É fundamental sentir a temperatura do balcão, entendendo assim o que nosso cliente procura. Com essa rotina, tanto eu quanto o Fábio podemos alinhar vários procedimentos com a equipe e estruturar ações futuras”, comenta.

Além do sucesso de faturamento, as três unidades se destacam dentre as franquias da Mercadão dos Óculos e também no cenário nacional com o bom desempenho na gestão das equipes, desenvolvimento de cada colaborador e estratégias de marketing.

“Atualmente eu, Fábio e conselheiros da Associação de Marketing do Mercadão dos Óculos fazemos os briefings de novas campanhas, baseados na necessidade do mercado, trazidas e vivenciadas pelas equipes de vendas. Temos muitos cases de sucesso, principalmente com live marketing, que deu muito certo em Florianópolis, e muitas unidades têm usado esses cases em suas lojas e obtido resultados positivos”, relata Aline.

Dicas da franqueada

Levando em consideração os desafios enfrentados nos dois primeiros empreendimentos que não foram bem sucedidos, junto com os anos de experiência à frente das franquias Mercadão dos Óculos, Aline aconselha quem deseja se tornar empreendedor que esta é uma atividade feita de tentativa e erro.

“Errar faz parte do caminho. Quem quer acertar deve estar preparado para errar também, ou irá desistir no primeiro obstáculo. Os erros que cometi nas duas primeiras óticas que investi, não os repeti na terceira chance.”

Além da paixão pelo que faz, importante para a fazer os empreendedores seguirem mesmo frente aos inúmeros obstáculos, a franqueada acredita que as parcerias são fundamentais para o cotidiano de qualquer empreendimento. “Tenha ao lado pessoas competentes e que você possa confiar, o que faz toda diferença para se levantar nos momentos de dificuldades”.

Organização e bom planejamento para todas as etapas da franquia são outros ingredientes de sucesso, além da dedicação aos treinamentos e relacionamentos com funcionários “Quando bem treinados e valorizados, os funcionários trabalham bem e ajudam a fazer o negócio crescer”, afirma a empresária.

Franquia Mercadão dos Óculos

Fundada em 2012, a Mercadão dos Óculos é uma rede de franquias de óticas criada com o objetivo de atender as classes C e D, oferecendo produtos com preços mais acessíveis. A rede trabalha com óculos de grau e de sol para o público feminino, masculino, infantil, além de mix de produtos de marcas conhecidas no mercado.

Com sede em São José do Rio Preto (SP), a marca aposta em expansão por franchising desde 2013 e, atualmente, conta com mais de 250 unidades presentes em todos os estados brasileiros. Com projeto de expansão contínuo, a rede espera inaugurar outras 100 unidades franqueadas em 2019 e, para o ano que vem, chegar a 600 pontos de venda.

Por meio da assessoria da marca, o gerente de expansão da rede, Fábio Guerra, comenta que a rede busca por empreendedores interessados a estruturar franquias de acordo com as boas práticas da marca. É importante ser pró-ativo e ter disponibilidade integral para gerir o negócio.

Para processo de seleção de franqueados, a Mercadão dos Óculos conta com uma equipe de consultores especializada no atendimento aos empreendedores interessados. Os candidatos passam por um processo de análise e validação de informações para aprovação do perfil, posteriormente direcionados ao comitê de expansão, destinando cada perfil de franqueado para as praças de interesse.

De acordo com o gerente de expansão da rede, a Mercadão dos Óculos atende mercados de grandes metrópoles e, também cidades pequenas, abaixo de 100 mil habitantes .”Temos excelentes resultados com os franqueados ativos, alguns em cidades com pouco mais de 20 mil habitantes. Não há nenhum impeditivo de região ou cidades acima de 20 mil habitantes”, explica Fábio Guerra.

Para escolha do ponto comercial, Guerra explica que a rede presta uma consultoria para os novos franqueados, com equipe especializada pela busca dos novos pontos comerciais. “A marca utiliza sistemas de georreferenciamento com alta tecnologia, além de pesquisas do ramo ótico da cidade e principais concorrentes, avaliando o melhor quadrante e perfil do ponto comercial que atenda às demandas da cidade, desde o projeto arquitetônico até abertura do CNPJ e inauguração da loja”, comenta.

Desde a assinatura do contrato de franquias, os franqueados Mercadão dos Óculos recebem suporte completo e consultoria da franqueadora com direcionamento desde a implantação à contratação da equipe de funcionários. “Isso facilita principalmente a operação da loja, já que é comum no mercado ótico as funções de vendedor ou gerente de ótica”, informa Guerra.

O franqueado fica responsável pela gestão do negócio, com apoio de um sistema informatizado oferecendo informações de faturamento de todas as unidades. Assim, os empreendedores que possuem mais de uma unidade conseguem acompanhar em tempo real o avanço dos negócios, além de resultados e outros detalhes de operação da loja.

Com o objetivo de oferecer produtos à preço justo, as unidades Mercadão dos Óculos se diferenciam da concorrência ao comercializar todos os produtos com a mesma tabela de venda em todo o país. As coleções, próprias da rede, permitem que os clientes tenham oportunidade de comprar os produtos sem o peso financeiro de marcas famosas.

“Mesmo acompanhando a moda, já que os óculos se tornaram também um acessório, o modelo de negócio do Mercadão dos Óculos faz com que as franquias tenham DNA para atender principalmente as classes C e D, que são a maior população do Brasil”, endossa Guerra.

Os desafios, comuns a qualquer empreendimento, não diferem dos enfrentados pelos gestores de outras marcas de diferentes segmentos do franchising. Entretanto, o gerente de expansão aconselha que o acompanhamento das unidades seja constante.

“Manter uma equipe coesa e motivada também é um diferencial que instruímos com uma política já pré-definida de comissionamento e ações de incentivo à venda. Ao franqueado cabe, como em qualquer franquia, colocar as diretrizes em prática para que consiga ter a efetividade em 100% do modelo de negócio já validado em todo o Brasil”, finaliza Guerra.

Investimento total: a partir de R$ 150 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil a R$ 60 mil
Royalties: 5% sobre o faturamento
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 15 a 20 meses

DEIXE UMA RESPOSTA