Você passou muito tempo formatando o modelo de negócio perfeito, com um sistema bem estruturado de suporte e treinamentos alinhado a um produto ou serviço que prometem bombar no mercado. Agora sua franquia já está preparada para fazer sucesso e atrair investidores, certo? Pode ser que não. É preciso levar em conta um outro ingrediente nesse processo: a credibilidade da marca.

A confiança é um fator fundamental na decisão de compra. Antes de tirar o cartão bolso, os consumidores pesquisam muito – segundo dados da Retailing Today, 81% dos consumidores fazem pesquisas online antes de realizarem grandes compras.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Quando falamos em franquia, a credibilidade da marca é algo ainda mais crucial. Afinal, com franchising você está em busca de construir um relacionamento que vai muito além de uma simples compra. O franqueado precisa se sentir seguro para investir em um negócio, visto que essa decisão vai transformar toda a sua rotina, sua vida profissional e capital financeiro. Muitas vezes, esse investimento significa uma economia de uma vida toda.

Portanto, é preciso começar o trabalho mostrando a quem pesquisa por franquias – seus potenciais franqueados – que a sua franquia é, de fato, confiável.

Os brasileiros andam mais desconfiados. De acordo com o estudo Eldeman Trust Barometer 2018, o índice de confiança em empresas caiu de 61% para 57% neste ano. Quando focamos o índice de confiança nas empresas nacionais, a queda registrada é ainda maior: a confiança em empresas com sede no Brasil caiu 10 pontos, chegando a 41%.

Para grandes marcas, que estão há muitos anos atuando no mercado, essa relação de confiança já tem um ponto a seu favor: o histórico. Não por acaso, o relatório The Most Influential Brands, realizado pela Ipsos, apurou que a Havaianas foi considerada uma das marcas mais influentes no Brasil em 2017. Fundada em 1907, a marca está no franchising há cerca de dez anos e já soma mais de 400 unidades em todo o país.

Mas, novas marcas também podem conquistar credibilidade. Uma boa forma de fazer isso é por meio de uma comunicação estratégica e eficiente. Investir em comunicação vai fazer toda a diferença na construção de uma imagem confiável para o seu negócio e, consequentemente, vai ajudar a sua franquia a crescer. A seguir, você confere algumas dicas de como fazer isso.

Apareça nos lugares certos

Para vender seus produtos e serviços você provavelmente já deve ter trabalhado com ações de divulgação, certo? Se você já investiu em ações para consolidar sua marca no segmento em que atua, saiba que pensando em franchising não é muito diferente. O que muda são os canais: agora é hora de buscar lugares relevantes para se destacar como uma franquia.

Assim, figurar em locais já reconhecidos no universo do franchising e se posicionar entre outras redes de franquias é algo que pode agregar muito para a credibilidade de uma marca que está buscando espaço nesse meio. É importante se fazer visível, despertando interesse e criando relações positivas no mercado.

Uma maneira de fazer isso é participar de eventos e feiras de franquias. Além de gerar contatos que podem se transformar em franqueados no futuro, esses eventos permitem que as pessoas vejam a sua marca e conversem com representantes cara a cara sobre a franquia, algo super importante para passar mais segurança ao investidor.

Atualmente, há feiras e eventos acontecendo em todas as regiões do Brasil, em diferentes épocas do ano e com diferentes formatos. O investimento para participar como expositor varia e pode ser alto, exigindo alguns milhares de reais. Portanto, vale pesquisar bem os eventos do segmento e selecionar aqueles que fazem mais sentido para a sua franquia.

Outra forma de fazer isso é por meio de veículos de comunicação especializados. Aqui, é possível marcar presença de duas maneiras: com menções espontâneas ou por meio de anúncios patrocinados.

As menções espontâneas podem ser matérias e outros conteúdos relacionados à marca e, como são espontâneas, também não exigem pagamento. Para conseguir esse tipo de divulgação, vale investir no trabalho de uma assessoria de imprensa.

Já os anúncios patrocinados podem ser feitos com diversos formatos e modelos – desde um banner até uma matéria publieditorial. O investimento neste tipo de ação costuma ser bem mais acessível do que participar de uma feira, por exemplo, e o retorno também é bastante interessante.

Para que essas estratégias em veículos especializados funcionem, você precisa encontrar os portais certos para inserir sua marca. Vale conferir como são os conteúdos que o canal já trabalha e qual é o tipo de público que se interessa por eles. A relevância de um portal de franquias em buscadores como o Google também faz toda a diferença – afinal, as pesquisas são frequentemente os primeiros passos de um investidor na busca por uma franquia.

Construa uma boa imagem online

Franquias têm planos de expansão que abrangem regiões diversas, muitas vezes distantes daquelas em que a sede está localizada. Assim, é natural que a marca acabe atraindo investidores que ainda não conhecem a empresa enquanto consumidores, o que faz com que a internet seja a sua principal fonte de conhecimento sobre a franquia, pelo menos em um primeiro momento.

Pensando nisso, é imprescindível que a imagem online da sua marca esteja bem apresentada. Isso significa, primeiramente, um bom site para a franquia.

Imagine que você está pesquisando sobre franquias de alimentação e encontrou uma nova marca em um portal especializado em franquias. Lendo mais sobre a rede no portal, você se interessa mais pelo negócio e pensa que pode ser uma excelente alternativa para sua cidade. Mas, quando decide aprofundar a busca e procura pela marca no Google, não encontra nada. Você vai ficar hesitante, certo? Mesmo apostando forte na divulgação em outros canais, é super importante manter um site próprio bem construído, com boa usabilidade e com informações pertinentes.

Seguindo a mesma linha, vale apostar em perfis em redes sociais como o Facebook e o Instagram, que também acabam sendo uma fonte de pesquisa para muitas pessoas.

O importante é que você marque presença e faça isso com uma imagem uniforme e profissional, caprichando no design e nas fotos. Disponibilizar diferentes meios de contato para que os visitantes possam falar com a empresa também é crucial para passar mais credibilidade.

Como o Guia Franquias de Sucesso pode ajudar sua franquia a construir credibilidade

Fundado por jornalistas que tiveram passagem por grandes redações como a da Exame, Valor Econômico, Reuters, Galileu e Pequenas Empresas Grandes Negócios, o Guia Franquias de Sucesso recebe cerca de 150 mil visitantes todos os meses. São mais de 400 mil visualizações de página mensalmente e uma base com mais de 50 mil leads cadastrados – e todas essas pessoas chegam até aqui interessadas em franquia.

Atualmente, o Guia tem mais de 3 mil conteúdos posicionados na primeira página de buscas do Google, em palavras-chave estratégicas para o segmento. Conteúdos novos são publicados todos os dias, com foco máximo em qualidade e textos desenvolvidos por profissionais de comunicação.

Tudo isso cria um cenário atrativo para leitores e, para as marcas, significa uma oportunidade de divulgação para o mercado de forma pontual e com credibilidade.

Quer saber mais sobre como divulgar sua franquia no Guia Franquias de Sucesso? Clique aqui e preencha o formulário na nossa página ou envie um e-mail para [email protected] e descubra como anunciar conosco!

DEIXE UMA RESPOSTA