Não precisa nem ser usuário de esmalte para saber que hoje em dia as diversas cores, texturas e detalhes estão fazendo a cabeça (ou melhor, as mãos) das brasileiras. Por isso, inclusive, que o mercado brasileiro de esmaltes não para de crescer, visto que há uma incessante procura por novidades.
Impulsionado por isso, também, montar uma esmalteria pode ser uma pedida para investidores. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), esse mercado, no Brasil, já é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o dos Estados Unidos.
➥ Busca franquias na área de beleza? Confira nosso guia de franquias de estética (com valores de investimento)
Aliás, o setor de beleza ainda teve um crescimento dentro do mercado de franquias no primeiro trimestre deste ano, alcançando 1,5% do faturamento, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Não é só isso: o setor nacional de beleza, no geral, tem apresentado crescimento anual de cerca de 10% desde 2001. “Devido o baixo valor de investimento e um serviço que garante grande fluxo de clientes de forma constante, esse segmento se mostra como uma boa pedida. Além disso, as esmalterias estão ganhando muita força por priorizarem um serviço eficiente, com uma ótima relação entre preço e tempo”, conta Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da Suav.
Para os interessados, é importante saber que um dos principais atrativos desse modelo de franquias é seu baixo custo. As franquias do segmento se diferenciam das franquias de salão de beleza, por exemplo, que costumam exigir um investimento mais alto em instalação e equipamentos.
Mas, no Brasil o segmento ainda é muito pulverizado. De um lado, estão os grandes salões que reúnem serviço premium em um ambiente de alta classe com preços valorizados. De outro, surgem os espaços segmentados, como as esmalterias, que estão ganhando muita força.
Além disso, ainda há os salões que se posicionam como boutique, onde a qualidade da experiência e o atendimento por múltiplos profissionais são os diferenciais.
Para valer ainda mais a pena para o empreendedor, no entanto, no ramo de esmalteria grande parte das marcas disponibilizam franquias no modelo de quiosque, deixando a operação mais enxuta e reduzindo custos para o investidor.
“As vantagens desse negócio não param por aí. A fácil administração, a alta procura pelos serviços, mesmo com a grande quantidade de concorrentes, e o baixo valor de investimento também chamam a atenção”, evidencia Oliveira.
Mas, fique atento, pois o empreendedor interessado em uma franquia de esmalteria deve analisar os diferenciais oferecidos pela rede. Contar com um layout atrativo e confortável, por exemplo, pode fazer muita diferença na atração e fidelização de clientes, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes, fazendo com que o mercado se profissionalize e aperfeiçoe os modelos de negócios.
Cuidados ao montar uma esmalteria
Apesar de os investimentos em franquias de estética variarem muito, eles são empreendimentos que não saem de moda e sofrem pouco com as variações da economia. Por conta disso, franquias como as de esmaltes, redes que contam com investimento inicial de até 60 mil reais, se apresentam como uma opção para quem deseja ter seu negócio próprio, mas não possui tanto capital disponível.
Mas, antes de investir em uma franquia dessas, é preciso pensar na localização da loja. Essa etapa é fundamental, uma vez que uma franquia de serviço de esmalteria deve estar instalada em áreas residenciais ou em locais de grande fluxo de pessoas, como shopping centers.
Também é preciso manter-se sempre atualizado com as novidades do mercado – que são muitas! Normalmente, as franquias de esmalteria dão suporte para o franqueado, como cursos de aperfeiçoamento e atualização. Investir constantemente no aperfeiçoamento dos colaboradores e parceiros por meio de cursos, palestras, workshops que são oferecidos no mercado, ou em atividades de desenvolvimento realizadas na própria empresa, deve ser sua preocupação permanente.
Preste atenção, também, na gestão da equipe e de pessoas, um dos principais desafios neste segmento, como mostra Oliveira: “por se tratar de um setor que está sempre se modificando, surgindo novos produtos e técnicas no mercado, buscamos sempre manter os franqueados e os funcionários treinados. Com isso, é necessário gerenciar e auxiliar a equipe para manter o rendimento e, acima de tudo, o engajamento de todos”.
Os cuidados nesse nicho vão além. Junto à estratégia de oferecer as mais recentes novidades do mercado em esmaltes e serviços de manicure e pedicure, é importante, também, que a loja ofereça um ambiente bem agradável, onde clientes possam apreciar desde um suco de laranja até um espumante, algo muito comum nesse meio.
Quer mais? Pois, para aumentar o tíquete médio e atrair outros clientes, certas redes também oferecem outros serviços além daqueles com focos nas unhas. Design de sobrancelhas, depilação, serviços estéticos e tratamentos para mãos e pés são opções comuns para diversificar o atendimento das unidades e ofertar mais serviços ao público consumidor.
Outra proposta forte no segmento é o de oferecer serviços express. Aqui, as unidades oferecem um atendimento rápido, ideal para quem não tem muito tempo para cuidar da beleza das unhas no dia a dia.
Lembre-se que essa é uma das características mais marcantes desse mercado. “A estabilidade e a constância de atendimentos são muito importantes, pois as clientes estão no salão toda semana”, destaca Oliveira.
Opções de franquias para montar uma esmalteria
Com isso em mente, confira a seguir algumas opções de franquias para quem quer investir nesse mercado. Os dados são divulgados pela ABF ou informados pelas próprias empresas.