A tecnologia pode ser uma importante aliada para sua rede de franquias. Ela profissionaliza a gestão, diminui a incidência de erros, aumenta a produtividade da equipe e até acelera a expansão da marca. Mas isso, é claro, se você escolher os instrumentos certos.

Como qualquer outro recurso que deseje implementar, é fundamental ter alguns cuidados na hora para garantir que as ferramentas tecnológicas estejam alinhadas com o foco do seu negócio e os objetivos que deseja alcançar.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

A seguir, veremos alguns pontos que devem ser considerados se você está pensando em investir em tecnologia para alavancar os resultados da sua rede de franquias.

Reveja seus processos

Só implantar um novo recurso não é o suficiente. Para ter bons resultados de verdade é preciso rever e, provavelmente, mudar alguns dos seus processos para que eles estejam alinhados com as funcionalidades da nova tecnologia.

Para isso, antes mesmo da implantação, é importante entender de que forma a tecnologia vai mudar os seus procedimentos e os de seus franqueados e traçar um plano para que a transição seja tranquila e sem prejuízos.

Busque por credibilidade

Existem muitas empresas trabalhando com sistemas, programas e outros recursos tecnológicos, e um dos principais fatores para escolher um fornecedor deve ser a credibilidade.

Analisar o tempo de existência, a percepção do mercado sobre a marca e a opinião dos consumidores é importante para atestar a sua credibilidade.

Você também pode dar preferência para fornecedoras de tecnologia que atuem especificamente com franchising ou com empresas do seu segmento. Dessa forma, aumentam as chances de a companhia já ter uma boa expertise na sua área de atuação e te auxiliar na escolha e implementação das ferramentas.

Priorize a implementação rápida

Dependendo do tipo de tecnologia que está agregando à sua rede é essencial que a implementação seja rápida para não causar prejuízos para a matriz e os franqueados.

Por exemplo, imagine que você está desabilitando um sistema de vendas e implementando um novo. O ideal é processo de ativação seja rápido e o novo sistema esteja operante o quanto antes para que as unidades não percam vendas!

Tenha vantagens também para os franqueados

Também é uma boa ideia priorizar os recursos de tecnologia que trazem benefícios para a gestão interna e também para as unidades franqueadas.

Trazer tecnologia de ponta nas franquias não só ajuda a facilitar o dia a dia da operação, reduzir despesas e elevar a produtividade, como também pode ser um importante fator de convencimento na hora de comercializar as unidades.

Não esqueça o suporte

Outro fator decisivo na escolha de ferramentas de tecnologia é analisar como funciona o suporte do fornecedor. Afinal, eventualmente, sua equipe e franqueados podem querer tirar dúvidas ou precisar de auxílio.

É responsabilidade de uma boa fornecedora orientar os usuários sobre como utilizar os recursos e também oferecer suporte de qualidade sempre que a equipe precisar de apoio.

Entenda qual o retorno

Além de avaliar o custo da nova tecnologia, é importante que as franqueadoras também entendam quais benefícios ela pode proporcionar para a marca.

Muitas vezes, pode ser mais vantajoso investir em um serviço mais caro, mas que oferece um retorno maior, do que economizar na tecnologia e não obter resultados que realmente façam a diferença na sua rede.

Por exemplo, imagine que você está analisando dois serviços de gestão financeira. Um é mais caro, mas permite automatizar certas tarefas, como o cálculo de royalties e a cobrança de boletos em atraso, e outro é mais econômico, mas não tem essas funções.

O segundo pode ser mais vantajoso financeiramente em um primeiro momento. Mas, o primeiro vai permitir mais agilidade nas atividades e uma maior produtividade da equipe, já que algumas tarefas que antes exigiam atenção de um colaborador serão automatizadas.

Procure recursos escaláveis

A maioria das redes de franquias tem planos de expandir seus negócios e aumentar o número de unidades gradativamente. Por isso, é importante que os instrumentos tecnológicos que você escolher para a franquia também sejam escaláveis.

Por exemplo, enquanto sua rede tem dez franqueados ter uma lista de fornecedores homologados e um funcionário para monitorar as compras deles pode ser suficiente. Mas como vai ser quando sua franquia chegar a 300 unidades? Será que esse sistema vai funcionar tão bem assim? Provavelmente não.

Pensando nisso, dê sempre preferência para tecnologias que podem acompanhar e evoluir com o crescimento da sua rede.

Conheça a Solutto!

Se você deseja implementar recursos de tecnologia na sua franquia, precisa conhecer a Solutto! Líder no mercado e especialista em franchising, a Solutto possui soluções modulares que se adaptam ao tamanho e às necessidades da sua rede.

Além de recursos que funcionam em diferentes setores do franchising, como a consultoria de campo, extranet, universidade corporativa e gestão financeira, a Solutto conta com soluções específicas para segmentos como educacional, fast food, moda, estética e limpeza e conservação.

E o melhor: a implantação dos sistemas da Solutto é rápida, os recursos estão disponíveis 24 horas por dia e não há tempo mínimo de contrato! Em outras palavras, você conta com tecnologia de ponta, estabilidade e flexibilidade.

Conte com a credibilidade de quem já atendeu mais de 250 clientes e 5 mil usuários em todo o Brasil e implemente já os sistemas da Solutto na sua franquia!

DEIXE UMA RESPOSTA