Quer abrir um negócio com pouco dinheiro? Tem o sonho de trabalhar em casa? Ou busca ideias para ganhar uma renda extra? As franquias baratas podem ser a oportunidade perfeita para alcançar esses objetivos!

E tudo isso sem precisar zerar suas economias: investindo menos de 5 mil reais já é possível se tornar um franqueado.

Se você quer abrir uma franquia barata e rentável e quer saber quais são as melhores franquias do Brasil, este material é para você! Preparamos um conteúdo completo para que você esclareça todas as suas dúvidas, entenda como funciona uma franquia e conheça os principais tipos de franquias baratas.

 

Valores de franquias: quanto custa?

Entender o preço de franquias é fundamental para quem pensa em investir em franchising. Em franquias baratas, identificar cada parte do investimento é ainda mais importante para escolher o modelo ideal para cada orçamento.

Para saber quanto custa para abrir uma franquia, o primeiro passo é conhecer do que é composto o investimento inicial e quais são as taxas que devem ser pagas à franqueadora.

Investimento inicial: soma dos valores necessários para abrir as portas do negócio e iniciar a operação. Geralmente, inclui o valor da taxa de franquia, capital de giro e instalação.

Taxa de franquia: valor único pago à franqueadora no ato da assinatura do contrato de franquia. Marca a entrada do franqueado na rede e corresponde à concessão do uso da marca e transferência de know how.

Instalação: investimento feito pelo franqueado na estrutura da franquia. Esse capital inclui adaptações de ponto comercial, padronização de acordo com a marca, compra de equipamentos, entre outros itens necessários para a operação da franquia. O valor varia conforme o modelo de negócio e pode, inclusive, ser zero em alguns tipos de franquias.

Capital de giro: valor reservado pelo franqueado para custear a operação do negócio até que a franquia atinja o ponto de equilíbrio e comece a se sustentar por conta própria. Esse valor não é pago à franqueadora, mas é crucial para o sucesso da franquia; o franqueado deve mantê-lo no banco.

Taxa de royalties: forma de remunerar a franqueadora pelo suporte prestado e pela manutenção do direito de uso da marca e pelo direito de venda de produtos e serviços da rede. Geralmente é cobrada dos franqueados com frequência mensal e o valor varia conforme a rede, podendo ser uma porcentagem de faturamento, um valor fixo, uma porcentagem sobre o valor de compras de produtos, entre outras variantes.

Fundo de propaganda: investimento em publicidade e marketing para a rede de franquias como um todo. Assim como os royalties, tem cobrança mensal e valores que podem variar conforme a rede. A diferença é que essa taxa não é uma remuneração da franqueadora, mas sim um capital que deve ser revertido em ações de promoção da marca. O valor pago por cada franqueado é adicionado a um fundo geral da rede de franquias, administrado pela franqueadora.

Os valores de franquias, com cada componente do investimento, variam muito conforme a marca e o modelo de negócio.

Em franquias baratas, é comum que os custos de instalação sejam bastante reduzidos, especialmente em franquias home based. As franqueadoras que trabalham com esse perfil de investimento também costumam ter taxas de franquia mais acessíveis.

Quanto custa uma franquia?

Veja um exemplo prático de como funciona o investimento inicial em uma franquia:

Quanto custa uma franquia - Investimento

Confira também como funcionam as taxas mensais que você paga à franqueadora:

Melhores franquias: como escolher?

São muitas as opções de franquias de baixo investimento disponíveis no mercado e escolher as melhores franquias baratas pode não ser uma tarefa fácil.

Comprar uma franquia é um investimento que exige muito estudo e responsabilidade do investidor. Afinal, esse é um negócio que pode significar o investimento de todas as suas economias e representar uma gigantesca mudança de vida.

Para começar, a escolha das melhores franquias deve estar baseada em uma análise de perfil do futuro franqueado antes mesmo de considerar as características próprias de cada marca.

Afinal, a franquia ideal para um empreendedor que gosta de lidar com pessoas e sonha em trabalhar com o público não é a mesma para um empreendedor com perfil mais introspectivo, que prefere trabalhar em casa, sozinho.

Portanto, vale começar o processo de seleção pensando no seu perfil como empresário. Coloque no papel quais são seus objetivos com o negócio, quanto pode investir nesse momento, em que áreas gostaria de atuar.

Elencar seus pontos fortes e fracos também vai ajudar a perceber que tipos de franquias fazem mais sentido para você, o que é um bom norte a seguir na hora de partir para a pesquisa prática.

Com essa primeira análise de perfil concluída, é fundamental também avaliar a região em que você pretende instalar a franquia. Busque informações sobre como anda o mercado local – o que pode ser feito com conversas com empresários da cidade, por exemplo – e destaque quais são as necessidades e demandas de produtos ou serviços que ainda não são supridos.

Lembre-se ainda de listar seus concorrentes e anotar quais são os pontos fortes e fracos de cada um, para buscar opções de franquias que possam, de fato, trazer soluções para o público-alvo.

5 perguntas para escolher a melhor franquia para investir

1. Qual é o capital disponível para investir?

2. Quanto tempo você terá para se dedicar ao negócio?

3. Que tipo de trabalho prefere: atender diretamente o público ou gerenciar uma equipe?

4. Quais são suas habilidades e conhecimentos profissionais mais fortes?

5. Quanto você espera faturar?

 

Depois de todos esses cuidados, você provavelmente já vai ter uma ideia mais definida para procurar as melhores franquias para investir. Ou seja: você já vai saber qual é o segmento em que quer atuar, quanto pode investir e que modelo de negócio prefere.

Agora, é hora de partir para a análise de cada rede de franquia em si. Uma boa forma de começar é olhando com atenção para os números apresentados pela franqueadora.

Observe os valores de investimento inicial, das taxas mensais e quais são as projeções de retorno para entender se o negócio está dentro do seu orçamento e se vai atender às suas expectativas de quanto pretende ganhar com ele.

Em seguida, avalie qual é o papel do franqueado da marca de interesse. Veja o que a franqueadora coloca como regras, que tipo de trabalho será necessário desenvolver, como é a rotina do negócio. Para colher os frutos da franquia, é preciso dedicar-se diariamente ao negócio. Não se esqueça disso ao conferir como é o trabalho da franquia: é isso que você vai fazer todos os dias depois de assinar o contrato!

Confira também como é o suporte prometido pela rede franqueadora, como são os treinamentos e como é a aceitação dos produtos os serviços da marca.

Você pode fazer isso analisando as informações contidas na Circular de Oferta da Franquia (COF), esclarecendo dúvidas diretamente com a franqueadora, fazendo pesquisas na internet e conversando com outros franqueados da rede.

Conversar com outros franqueados pode ser crucial na escolha da melhor franquia para investir. Os franqueados (e mesmo ex-franqueados) podem falar de suas experiências na prática, contando se as promessas da franqueadora correspondem à realidade, falando de retorno, aceitação do público, concorrência e rotina de trabalho.

É preciso levar em conta que franqueados diferentes têm experiências diferentes, portanto, procure conversar com mais de uma pessoa para ter múltiplas visões. Outra boa dica é procurar por franqueados com um perfil parecido com o seu, que atuem em cidades ou regiões semelhantes e que operem no mesmo modelo de franquia que você deseja.

A seguir, listamos alguns outros critérios que podem ser considerados na busca pelas melhores franquias para investir e que podem funcionar como um bom ponto de partida para suas pesquisas.

Franquias de sucesso

Todo mundo está de olho nas franquias de sucesso, certo? Um dos grandes atrativos de comprar franquias é poder contar com todo o know how da empresa, apoiando-se em modelos testados e aprovados.

As franquias de sucesso são, geralmente, aquelas que já conseguiram consolidar suas marcas, desenvolver e otimizar os modelos de negócio, acumular experiências de operação e conquistar reconhecimento nos setores em que atuam.

Pensando nisso, buscar por franquias com mais tempo de atuação no franchising pode ser uma boa maneira de encontrar a franquia ideal para você. Afinal, as franquias de sucesso que têm uma longa tradição no mercado já passaram por diferentes cenários econômicos e acumularam uma bagagem preciosa, que pode te ajudar a sobreviver a eventuais desafios no futuro.

Outro critério para selecionar franquias de sucesso é observar o número de unidades das redes. Franqueadoras que administram um alto volume de franqueados geralmente acumulam experiência em contextos diferentes de atuação, além do número de franquias ser um indicativo do potencial de crescimento do negócio.

Há ainda franquias de sucesso no Brasil que têm presença global. Nessa categoria encontramos tanto marcas de franquias brasileiras que já estão em expansão para o exterior quanto redes de franquias famosas mundialmente, com origem em outros países, que têm o Brasil como um dos focos de expansão.

É possível encontrar opções de franquias baratas de sucesso tanto considerando o número de unidades quanto o tempo de atuação no franchising, especialmente porque muitas redes já consolidadas começaram a apostar em modelos de microfranquias nos últimos anos.

Novas franquias

Em paralelo às franquias de sucesso, há uma outra opção de investimento que também pode ser bastante atrativa: as novas franquias.

Empresas recém lançadas no franchising trazem aos franqueados a oportunidade de crescer junto com a marca e conseguem prestar um suporte mais próximo, uma vez que a rede ainda não é tão numerosa. Pode também ser uma boa chance de entrar em um nicho novo de mercado, aproveitando um movimento de tendência.

Além disso, nem sempre as novas franquias são construídas sem uma base sólida de experiência. Algumas marcas começam a expansão no franchising apoiadas por profissionais ou grupos que já trabalharam nesse mercado, conhecem o setor e sabem bem onde estão pisando.

Se decidir apostar em novas franquias, vale ficar atento ao franqueador e pesquisar mais a fundo o histórico da marca e dos principais executivos envolvidos no projeto. Avalie se o modelo de negócio foi realmente testado pela empresa, checando se a franqueadora implantou algum tipo de unidade piloto, por exemplo.

Franquias lucrativas

Quem vai abrir um negócio quer lucrar com ele. Assim, as franquias lucrativas estão na mira da maior parte dos investidores. Unindo a boa lucratividade com um baixo custo, as franquias baratas e rentáveis são ainda mais atrativas.

Investir em uma franquia de baixo investimento pode significar, também, ter um retorno menor em relação a modelos mais caros. Mas, isso está longe de ser uma regra. É possível encontrar no mercado muitas opções de franquias baratas e lucrativas, que prometem uma boa rentabilidade mesmo com modelos enxutos.

Para escolher franquias lucrativas, é preciso ter em mente o conceito de lucratividade: o lucro é o valor que “sobra” para o franqueado depois que ele subtrai todas as despesas do negócio. Ou seja, para saber se uma franquia é lucrativa você deve olhar além da previsão de faturamento indicada pela franqueadora.

Para tirar a dúvida, você pode buscar conhecer a taxa de lucro estimada pela franqueadora e calcular esse valor para conseguir visualizar melhor seus ganhos mensais. Se uma unidade tem faturamento mensal de 50 mil reais e lucratividade estimada em 30%, por exemplo, o lucro do franqueado seria de 15 mil reais.

No geral, vale avaliar quais serão os custos fixos do negócio e o faturamento médio estimado para ter uma ideia da lucratividade. As franquias mais rentáveis costumam ser aquelas que permitem uma operação de baixo custo.

Melhores franquias do Brasil

Ok, você quer começar um negócio se aliando às melhores franquias do Brasil. Nesse caso, há bons métodos para identificar quais são as marcas que mais se destacam no setor de franchising nacional.

Um desses métodos é conferindo o Selo de Excelência em Franchising (SEF) da ABF. Com edições anuais, o selo da Associação chancela redes de franquias com base na opinião de seus franqueados, reconhecendo as franquias que buscam excelência na gestão.

Os franqueados avaliam questões como treinamento, suporte, encontros regionais, destinação do fundo de propaganda, busca de melhorias para o cliente final, busca de meios para aumentar a rentabilidade da franquia, entre outras.

As franquias chanceladas com o Selo de Excelência são divulgadas pela ABF todos os anos, e é possível conferir quais redes já receberam o selo consultando as listas de premiados. O SEF teve em 2018 sua 28ª edição.

Outro prêmio que ajuda no reconhecimento das melhores franquias do Brasil é o Top 25 do Franchising Brasileiro, organizado pelo Grupo Bittencourt.

Com edições anuais que acontecem desde 2013, durante o Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, essa premiação é concedida a 25 redes de franquias que mais se destacam conforme o tema estudado pela consultoria naquele ano.

A listagem das franquias premiadas a cada ano são divulgadas pelo Grupo Bittencourt, assim como qual foi a temática avaliada na edição.

“ Invista em uma franquia com potencial de crescimento e cultura de inovação.Tenha pelo menos três opções e compare as vantagens e desvantagens entre elas.”

Caroline Bittencourt, diretora de inteligência de mercado do Grupo Bittencourt

Como abrir uma franquia: passo a passo

Os valores te deixaram interessado? E agora, qual o próximo passo? Como é o passo a passo para abrir sua própria franquia?

A boa notícia é que, no geral, o processo para abrir uma franquia é simples, especialmente quando falamos de franquias baratas, que costumam apresentar modelos mais enxutos.

Embora cada rede tenha sua própria forma de seleção de franqueados, com detalhes que diferem entre si, é comum que as franqueadoras sigam um processo parecido:

Contato do candidato com a franqueadora: Esse contato inicial do interessado em se tornar franqueado pode ser feito de várias maneiras, seja via internet, telefone ou pessoalmente, em eventos e feiras de franquias. Hoje, a maneira mais comum de fazer esse primeiro contato é preenchendo um formulário de cadastro, no próprio site da marca ou em algum site parceiro no qual a rede anuncia.

Contato da franqueadora com o candidato: Depois de receber os dados do interessado, a franqueadora vai entrar em contato com o candidato para dar seguimento ao processo. Isso pode ser feito via telefone, e-mail, WhatsApp, entre outros.

Apresentação e análise: Ao iniciar o processo seletivo, geralmente candidato e franqueadora passam por uma fase de apresentação para se conhecerem melhor: os candidatos tiram dúvidas sobre o negócio e recebem a Circular de Oferta da Franquia (COF); as franqueadoras fazem uma análise de perfil e entrevistas com o potencial franqueado.

Assinatura do contrato: Depois de tudo alinhado e dúvidas esclarecidas, o candidato pode partir para a assinatura do contrato da franquia. Nesse momento, também é feito o pagamento da taxa de franquia.

Instalação e inauguração: Contrato assinado, é hora de iniciar o processo de instalação da unidade franqueada, que varia conforme o modelo do negócio. Antes da inauguração o novo franqueado ainda passa pelo treinamento inicial da franqueadora.

Antes de entrar em contato com a franqueadora, no entanto, o franqueado deve passar por seu próprio processo de pesquisa.

É fundamental:

  • Aprender mais sobre o segmento em que deseja atuar;
  • Buscar diferentes opções de franquias para comparar modelos, vantagens e desvantagens;
  • Pesquisar informações sobre as redes em diferentes canais (no site da franqueadora, em sites especializados em franquias, conversando com outros franqueados);
  • E, por fim, fazer uma análise do próprio perfil para avaliar se tem as habilidades necessárias para atuar no negócio de interesse.
Fique de olho na Lei de Franquia!
Instituída em dezembro de 1994, a Lei nº 8955, mais conhecida como Lei de Franquia, regula toda a relação entre franqueadora e franqueado. No documento estão definidos quais são os direitos e deveres de ambas as partes, quais informações devem obrigatoriamente aparecer na COF, entre outras questões importantes.

A Lei de Franquia define, por exemplo, que a Circular de Oferta deve ser entregue ao franqueado com um prazo mínimo de dez dias antes da assinatura do contrato ou pagamento de qualquer taxa. Portanto, vale ficar de atento para não cair em armadilhas de vendedores na hora de fechar negócio.

➥ Saiba mais sobre como funciona a Lei de Franquia

 

Franquias baratas: vantagens e desafios

As vantagens das franquias baratas vão muito além da oportunidade de investir em franquias com baixo investimento. Com modelos de negócio geralmente mais flexíveis e enxutos, as franquias baratas abrem as portas para diferentes perfis de investidores.

Um dos principais atrativos é que grande parte das franquias de baixo custo permite que o franqueado trabalhe em casa. Adotando o home office, é possível ter custos reduzidos e ainda ter muito mais conforto no dia a dia. Assim, você pode passar mais tempo com a família, não precisa enfrentar trânsito diariamente para chegar ao trabalho e consegue fazer seus próprios horários com tranquilidade.

Outro ponto positivo é que esse tipo de negócio possibilita trabalhar sozinho. Isso é ótimo para o empreendedor que não quer ter que se preocupar com a gestão e os custos de uma equipe de funcionários. Também é uma boa para aquele profissional que tem perfil mais introspectivo e prefere não lidar com pessoas no dia a dia, visto que em algumas franquias baratas não há necessidade de lidar diretamente com os clientes.

Se você busca por oportunidades para complementar a renda, por exemplo, as franquias baratas podem ser uma ótima aposta. Várias redes de franquias oferecem modelos acessíveis para quem quer empreender nas horas vagas, permitindo que a franquia seja conciliada com outras atividades, sem exigência de dedicação integral. Isso significa que é possível trabalhar na franquia em conjunto com um emprego formal, estudos, tempo dedicado à família ou até mesmo um outro negócio próprio.

Por outro lado, todas essas características também trazem desafios que o franqueado deve enfrentar para ter uma franquia de sucesso.

Ao investir em uma franquia barata, é preciso estar preparado para tomar as rédeas do negócio. Afinal, flexibilidade nos horários, trabalhar sozinho e home office também significam que o franqueado é o maior responsável pelo desempenho da franquia.

É preciso criar uma rotina de trabalho eficiente, mesmo trabalhando em casa, para não acabar se distraindo com outras tarefas e deixando as atividades da franquia de lado. Outra coisa comum é o movimento inverso: o franqueado trabalha demais, sem conseguir separar horas de trabalho e de descanso.

Uma boa alternativa para chegar a um equilíbrio que seja saudável para você e para o seu negócio é estipular um “banco de horas” de trabalho. Se você tem seis horas para se dedicar à franquia diariamente, por exemplo, pode se programar para cumprir essa meta todos os dias, mesmo que faça horários diferentes do típico horário comercial.

Outra boa dica para quem vai trabalhar em casa é organizar um ambiente específico para trabalhar. Com um cantinho dedicado às atividades profissionais fica mais fácil se concentrar e saber que, quando está ali, é o momento de ficar focado na franquia. Isso é importante não só para você, mas também para que as outras pessoas da casa saibam diferenciar seus momentos de trabalho e descanso, evitando conflitos.

“Franquia barata é uma boa alternativa se o novo franqueado estiver preparado para trabalhar dobrado e fazer seu negócio ser vencedor. Encontre um segmento que te dê prazer, pois terá que trabalhar no dia a dia do negócio.”

Mércia Machado Vergili, consultora da GSPP

 

Franquias no Brasil: como está o mercado?

Antes de mergulhar de cabeça no universo das franquias baratas, é preciso conhecer o terreno. Investir em franquias no Brasil é um ótimo negócio. Prova disso é que mesmo com o cenário econômico desafiador enfrentado pelo país nos últimos anos, o mercado de franquias não parou de crescer.

Os dados do setor impressionam. Em 2017, o franchising brasileiro apresentou crescimento de 8% em faturamento, movimentando um total de 163,319 bilhões de reais.

Para que você tenha uma ideia, há apenas cinco anos, em 2013, o faturamento do setor era de 118,273 bilhões de reais, segundo os dados registrados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Até o final de 2017, o Brasil contava com 2.845 redes de franquias que, juntas, somavam mais de 146 mil unidades e geravam mais de 1,19 milhões de empregos.

Em 2018, apesar da crise e do impacto do período eleitoral nos negócios, os resultados também foram positivos. De acordo com a ABF, o franchising fechou o ano com um crescimento de 7% em faturamento.Desempenho do franchising em 2019Não é só o bom desempenho do mercado que atrai investidores para o franchising. Para quem pensa em abrir um negócio – especialmente para empreendedores de primeira viagem – as franquias se apresentam como a alternativa mais segura.

Dados do IBGE apontam que seis em cada dez empresas não sobrevivem aos cinco primeiros anos no mercado, uma taxa de mortalidade de 60%. Já entre as franquias, esse índice é muito menor: segundo a consultoria Neoway, apenas 4,3% dos pontos de franquias fecham as portas antes de completar cinco anos.

Onde estão as franquias no Brasil

Aquela ideia de que apenas capitais e grandes cidades podem abrir unidades de franquias já ficou para trás. Nos últimos anos, o Brasil viu o movimento de interiorização do franchising crescer e, hoje, as franquias em cidades pequenas são cada vez mais comuns.

A ABF aponta que 45% dos municípios brasileiros já contam com, pelo menos, uma unidade de franquia. A expectativa da Associação é de que, no futuro, o franchising atinja 100% das cidades brasileiras, o que mostra um alto potencial de crescimento.

A região Sudeste é a que abriga a maior parte das unidades de franquias no Brasil. Dados de 2018 mostram que 54,4% das unidades estão concentradas nos estados do Sudeste. A capital de São Paulo é a cidade brasileira com o maior número de unidades de franquias, seguida pela cidade do Rio de Janeiro. Além disso, outras cidades paulistas se destacam entre os municípios com maior participação do franchising, como Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Santo André, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Apesar do Sudeste englobar mais da metade das franquias brasileiras, as outras regiões estão em um movimento de crescimento na participação. Entre 2017 e 2018, a participação do Sudeste caiu – no ano passado, o índice de franquias nos quatro estados que compõem a região era de 55,1%.

Com isso, as outras regiões do Brasil passaram a registrar uma participação maior no número de unidades de franquias. Atualmente, a região Sul conta com 16,6% das franquias, seguida pela região Nordeste, com 15,3%. As regiões Centro-Oeste e Norte somam, respectivamente, 8,3% e 5,4% das unidades de franquias brasileiras.

Assim, há oportunidades de franquias baratas para investir de Norte a Sul do país, até mesmo nas pequenas cidades do interior.

A seguir você confere tendências recentes do mercado de franquias e projeções para 2019 para ficar de olho nas franquias em alta e acertar na escolha.

Melhores franquias em 2018: turismo e lazer em destaque

O mercado de franquias 2018 registrou um bom desempenho, apesar da instabilidade política e econômica que marcou o ano. No primeiro semestre de 2018, o franchising apresentou um crescimento de 6,8% em comparação com o mesmo período em 2017. O faturamento nesses seis primeiros meses foi de 79,4 bilhões de reais, segundo a ABF.

Para os segmentos de franquias, o primeiro semestre também trouxe bons resultados: todos os setores apresentaram crescimento no período.

Os destaques ficaram por conta de das franquias de turismo, que cresceram 14,7%; das franquias de entretenimento e lazer, com crescimento de 11,5%; e das franquias de serviços e outros negócios, com avanço de 8,8% em faturamento.

Já quando avaliamos o crescimento em número de unidades, os principais avanços do primeiro semestre foram de entretenimento e lazer (19,4%), franquias de limpeza e conservação (14,6%) e do setor de casa e construção (10,3%).

Entre as tendências que mais de destacaram no mercado em geral e em franquias em 2018 está o nicho de alimentação saudável. Atualmente ocupando a quinta posição no ranking de maiores mercados de bebidas e alimentos saudáveis do mundo, o Brasil tem apresentado um bom cenário para o crescimento das franquias de alimentação saudável.

Na mesma linha, as franquias fitness também chamam a atenção. A tendência é de uma maior preocupação com saúde e bem estar por parte dos consumidores, tanto em relação à alimentação quanto a atividades físicas. Assim, franquias de comida saudável, produtos naturais, saladas, sucos, suplementos, academias e esporte ocupam posições de destaque.

Além disso, especialistas apontam as franquias de educação profissionalizante, modelos delivery, mercado online, entretenimento, comunicação, mercado pet, estética e beleza como nichos de destaque nas franquias 2018.

➥ Saiba mais sobre as tendências das franquias 2018

Melhores franquias em 2019: tendências e projeções

O cenário é promissor para o setor de franquias em 2019. A começar, pela expectativa de crescimento na economia brasileira: segundo projeção do Banco Central, o PIB deve crescer 2,57% em 2019.

Para especialistas do franchising, o ano também deve trazer crescimento para o mercado de franquias, com um desempenho superior ao registrado em 2018. De acordo com projeção da ABF, o mercado de franquias deve crescer entre 8% e 10% em 2019.

As microfranquias baratas devem continuar em alta em 2019. Modelos mais enxutos, que utilizem processos e tecnologias para otimizar recursos e pessoas, apresentando um investimento total mais baixo, continuarão em evidência. Nesse sentido, a expansão de franquias para cidades pequenas e do interior também deve continuar ganhando espaço.

Ainda na onda de modelos mais compactos, franquias de quiosque e franquias store in store prometem ser destaque na expansão das redes em 2019. Além de serem franquias mais baratas, esses formatos conseguem ocupar novos espaços, ampliando as oportunidades de negócios.

Quando falamos em segmentos, as franquias de alimentação devem manter a sua força. O nicho de franquias de alimentos saudáveis também promete continuar crescendo, seja com a entrada de novos players neste mercado ou com a incorporação de comidas saudáveis, naturais e orgânicas aos cardápios das marcas que já estão em atividade.

As franquias de educação chamam a atenção, especialmente aquelas com aulas e cursos voltados a crianças e adolescentes. Assim, vale ficar de olho em redes de franquias de idiomas, reforço escolar e cursos técnicos, por exemplo.

Áreas mais relacionadas ao lazer também prometem ser tendência. Aqui, tanto as franquias de games e entretenimento quanto as franquias de turismo podem se destacar, seguindo a trajetória de crescimento recente.

Outro segmento que deve manter o movimento de crescimento é o de franquias de estética e beleza. Assim, franquias de salão de beleza, franquias de depilação e franquias de maquiagem, por exemplo, podem ser boas apostas.

➥ Saiba mais sobre as tendências das franquias 2019

100 opções de franquias baratas para investir

Agora que você já sabe tudo sobre franquias baratas, é hora de conhecer opções de redes que oferecem modelos de franquias de baixo investimento. Com menos de 5 mil reais já é possível se tornar um franqueado, começar a trabalhar em casa e a lucrar com seu próprio negócio!

A seguir, compilamos opções de franquias baratas para investir até 50 mil reais. São marcas de diversos segmentos do franchising e com modelos de negócios variados – tem desde franquias home based até lojas com formatos mais compactos. É um ótimo pontapé inicial para reunir informações e começar a trilhar seu caminho no universo de franquias. Boa pesquisa e sucesso!

Franquias até R$ 5 mil

FranquiaSetorTipo de franquiaInvestimento inicial
Padaria PetPetPet shopR$ 300 a R$ 220.000
EmagrecentroSaúde e belezaClínica de estéticaR$ 1.320 a R$ 60.000
Suporte SmartServiçosAssistência técnicaR$ 2.200 a R$ 35.000
Alquimia Moderna by CardinaleServiçosFolheação e metalizaçãoR$ 2.480 a R$ 398.000
FreewetServiçosServiços automotivosR$ 2.500 a R$ 60.000
Chocolateria BrasileiraAlimentaçãoChocolatesR$ 3.000 a R$ 195.000
Mídia PostalComunicação e marketingPublicidade em ímãsR$ 4.000
Trust IntercâmbioTurismoAgência de intercâmbioR$ 4.000 a R$ 79.000
Clube TurismoTurismoAgência de viagensR$ 4.900 a R$ 100.000
SMS DigitalComunicação e marketingMobile marketingR$ 4.900
TZ ViagensTurismoAgência de viagensR$ 4.950 a R$ 129.000
ZupyComunicação e marketingMobile marketingR$ 4.997
Encontre Sua ViagemTurismoAgência de viagensR$ 5.000 a R$ 40.000
TributarieNegóciosServiços tributáriosR$ 5.000 a R$ 50.000

Franquias até R$ 10 mil

FranquiaSetorTipo de franquiaInvestimento inicial
Paper PãoComunicação e marketingPublicidade em saco de pãoR$ 5.200
BagNewsComunicação e marketingPublicidade em saco de pãoR$ 6.000 a R$ 22.000
RH Franquia OnlineNegóciosServiços de recursos humanosR$ 6.900 a R$ 19.900
BarelaNegóciosSegurosR$ 7.000
AcqioEletrônicos e tecnologiaPagamentos eletrônicosR$ 7.900
Mídia do PãoComunicação e marketingPublicidade em saco de pãoA partir de R$ 7.900
PremiaPãoComunicação e marketingPublicidade em saco de pãoR$ 8.000 a R$ 16.000
Valor WebComunicação e marketingMarketing digitalR$ 8.900 a R$ 75.000
Resolve CelularesServiçosAssistência técnicaR$ 8.990 a R$ 28.900
Brasil Nutri ShopSaúde e belezaSuplementosR$ 9.000
Meu Lado NaturebaSaúde e belezaSuplementos e produtos naturaisR$ 9.000
Mister FixServiçosManutenção e reparosR$ 9.000
Dank IdiomasEducaçãoEscola de idiomasA partir de R$ 9.900
Grupo LifeNegóciosSegurosR$ 9.900 a R$ 600.000
Sapatilha na SacolaModaCalçados femininosR$ 9.900
AcquazeroServiçosServiços automotivosR$ 10.000 a R$ 103.000
LienNegóciosSegurosA partir de R$ 10.000
ÓtrisNegóciosRecuperação de créditoR$ 10.000
ProcobNegóciosConsultas cadastraisR$ 10.000 a R$ 60.000

Franquias até R$ 20 mil

FranquiaSetorTipo de franquiaInvestimento inicial
Limpeza com ZeloServiçosLimpeza e manutençãoR$ 10.500 a R$ 527.000
Artes FilmesComunicação e marketingComunicação audiovisualR$ 11.500 a R$ 280.000
QuistoNegóciosSegurosR$ 11.990 a R$ 21.990
Mr. FitAlimentaçãoFast food saudávelR$ 12.000 a R$ 160.000
Sem ApertoNegóciosServiços financeirosR$ 12.100
Reiback NegóciosNegóciosSegurosR$ 13.000 a R$ 250.000
Rede Site FácilComunicação e marketingMarketing digitalR$ 13.900
Little KickersEducaçãoAulas de inglês e futebol para criançasA partir de R$ 14.000
Mania de PassarServiçosPassadoriaR$ 14.300
Grupo FR VendasEducaçãoTreinamento empresarialR$ 14.490 a R$ 19.990
J JóiasModaAcessórios de luxoR$ 15.000
TFlowModaRoupas masculinasR$ 15.000 a R$ 89.900
Valor NegóciosNegóciosConsultoria empresarialA partir de R$ 15.000
WichmannWichmannNegóciosSegurosR$ 15.000 a R$ 30.000
Mr. KidsEntretenimento e lazerVending machine de brinquedosR$ 18.700
LouytComunicação e marketingMarketing digitalR$ 19.500 a R$ 25.000
CeofoodEletrônicos e tecnologiaAplicativo de deliveryR$ 20.000 a R$ 100.000
DermanailSaúde e belezaCosméticosR$ 20.000
Jan-ProServiçosLimpeza e manutenção comercialR$ 20.000 a R$ 600.000
The Hot MachineAlimentaçãoMáquinas de caféR$ 20.000
Rede VistoriasCasa e construçãoVistoria de imóveisR$ 20.000 a R$ 50.000
Sigbol FashionEducaçãoCursos profissionalizantes de modaR$ 20.000 a R$ 120.000
VitalpetPetPlano de saúde animalR$ 20.000 a R$ 40.000

Franquias até R$ 30 mil

FranquiaSetorTipo de franquiaInvestimento inicial
CuidareSaúde e belezaCuidadores de pessoasA partir de R$ 21.000
Futuro SmartServiçosAssistência técnicaR$ 22.000 a R$ 35.000
SuperGeeksEducaçãoEscola de programação e robóticaR$ 22.000 a R$ 170.000
FinnanceNegóciosServiços financeiros e segurosR$ 23.000 a R$ 83.000
InoivandoComunicação e marketingMarketing digital para casamentos e eventosR$ 23.000 a R$ 42.500
Social LoungeComunicação e marketingMarketing digitalR$ 24.000
Vida de OuroNegóciosSegurosR$ 24.000 a R$ 42.000
Dr. FiscalNegóciosServiços tributáriosR$ 25.000
Dr. JardimServiçosManutenção de jardinsR$ 25.000 a R$ 55.000
Home AngelsSaúde e belezaCuidadores de pessoasR$ 25.000 a R$ 87.000
Meu Dever de CasaEducaçãoReforço escolarR$ 25.000 a R$ 105.000
SeguraltaNegóciosServiços administrativosR$ 25.000 a R$ 120.000
TutoresEducaçãoReforço escolarR$ 25.000 a R$ 55.000
AvecEletrônicos e tecnologiaSoluções em tecnologiaR$ 26.000
Master HouseServiçosManutenção e reformasR$ 26.000 a R$ 80.000
Quinta ValentinaModaCalçados femininosR$ 27.000 a R$ 100.000
SMARTblocksEducaçãoRobótica pedagógica para criançasR$ 29.400
Instituto Brasileiro de LínguasEducaçãoEscola de idiomasR$ 29.500 a R$ 98.000
Cacau ShowAlimentaçãoChocolatesR$ 30.000 a R$ 215.700
Limppo MultiserviçosServiçosLimpeza e manutençãoR$ 30.000 a R$ 79.100

Franquias até R$ 40 mil

FranquiaSetorTipo de franquiaInvestimento inicial
Nação VerdeAlimentaçãoProdutos naturaisR$ 31.000 a R$ 370.000
EducatecEducaçãoCursos profissionalizantesR$ 31.500 a R$ 78.000
Mundo CheffMóveis e decoraçãoUtilidades domésticasR$ 32.000 a R$ 180.000
Dona ResolveServiçosLimpeza e manutençãoA partir de R$ 32.500
LeardiCasa e construçãoImobiliáriaA partir de R$ 35.000
LiguesiteComunicação e marketingMarketing digitalR$ 35.000 a R$ 60.000
PBFEducaçãoEscola de idiomasR$ 35.000 a R$ 175.000
KumonEducaçãoCursos livres de português e matemáticaR$ 35.560 a R$ 64.850
Doutor ResolveServiçosReformas e reparosA partir de R$ 36.500
Louly ChocolateAlimentaçãoChocolatesR$ 37.500 a R$ 165.000
Pilão ProfessionalAlimentaçãoMáquinas de caféR$ 38.000 a R$ 40.000
Guia-seComunicação e marketingMarketing digitalA partir de R$ 39.900
Olho VivoServiçosSegurança eletrônicaR$ 40.000 a R$ 80.000

Franquias até R$ 50 mil

FranquiaSetorTipo de franquiaInvestimento inicial
Miss PinkSaúde e belezaCosméticos e maquiagemR$ 40.600
StockZeroNegóciosAuditoria e contagem de estoqueR$ 44.000 a R$ 200.000
AmazeTurismoAgência de viagensR$ 45.000 a R$ 80.000
Belga MixAlimentaçãoBatata frita no coneR$ 49.500 a R$ 137.900
Max SushiAlimentaçãoComida japonesaR$ 49.500 a R$ 500.000
LimpidusServiçosLimpeza e manutençãoR$ 49.930 a R$ 560.000
DesbravadoresEntretenimento e lazerJogos airsoftR$ 50.000
LaranelliSaúde e belezaServiços e cursos de belezaA partir de R$ 50.000
Protege PisoCasa e construçãoProteção de superfícies em obrasA partir de R$ 50.000
Litoraneus UVModaRoupas e acessórios com proteção solarR$ 50.000 a R$ 70.000
Pizza RootsAlimentaçãoPizza no coneR$ 50.000 a R$ 80.000

Oportunidades em destaque

 

Brasil Nutri Shop
A franquia home based Brasil Nutri Shop trabalha com modelo de loja virtual para venda de suplementos alimentares. Não é necessário CNPJ para começar.

Valor: R$ 9 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Cuidare
Focada no crescente mercado de serviços para a terceira idade, a franquia Cuidare tem modelos enxutos. Os custos operacionais começam só a partir do quarto mês.

Valor: a partir de R$ 21 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Encontre Sua Viagem
A rede de agências de viagens trabalha com mais de 1 mil parceiros na área de turismo para oferecer soluções completas. O franqueado pode trabalhar em home office.

Valor: a partir de R$ 5 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Acquazero
Franquia com 15 diferentes tipos de serviços automotivos no portfólio, especialista em lavagem ecológica de veículos. Na franquia home based o atendimento é delivery.

Valor: a partir de R$ 10 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Quisto
Franquia de seguros com amplo portfólio, trabalhando com os principais produtos do segmento. Rápido retorno de investimento, a partir de três meses.

Valor: a partir de R$ 11,9 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Valor Web
Franquia home office de marketing digital. Os franqueados não precisam desenvolver a parte técnica, focando apenas no comercial e relacionamento com clientes.

Valor: a partir de R$ 8,9 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Valor Negócios
Consultoria empresarial para compra e venda na área de PMEs. Modelo de microfranquia home based e lucratividade de até 45%.

Valor: a partir de R$ 15 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

J Jóias
As franquias J Jóias trabalham com a venda de acessórios de luxo, com um modelo de negócio enxuto. Os franqueados atuam em home office, com vendas diretas.

Valor: R$ 15 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Litoraneus UV
A Litoraneus é uma marca especializada em roupas e acessórios com proteção solar. O modelo de negócio de baixo custo é de quiosque, para instalação em shopping centers.

Valor: a partir de R$ 50 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Viva Intercâmbio
Fundada em 2009, a Viva Intercâmbio é uma franquia de agência de viagem de baixo custo especialista em programas de intercâmbio.

Valor: a partir de R$ 65 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Wichamann
Com 18 tipos de seguros no portfólio, a Wichmann trabalha em conjunto com 30 seguradoras para garantir as melhores condições. A taxa de lucro é de 30%.

Valor: a partir de R$ 15 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Dr. Fiscal
Especialista em diagnóstico e planejamento tributário para empresas, a Dr. Fiscal alia tecnologia a metodologias consolidadas. No valor da franquia está incluso todo o material para iniciar a operação.

Valor: R$ 25 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Grupo Life
A Grupo Life tem especialidade em seguros de vida, com modelo de franquia office. A lucratividade é alta, chegando a até 70%.

Valor: a partir de R$ 9,9 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Guia-se
Há mais de 20 anos no mercado de marketing digital, a Guia-se oferece oportunidades para trabalhar com marketing e vendas. As agências franqueadas são home based.

Valor: a partir de R$ 39,9 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Lien
A Lien investe em atendimentos personalizados e consultorias, trabalhando com todos os ramos de seguros. Há oportunidades para cidades pequenas.

Valor: a partir de R$ 10 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Liguesite
Com modelo de microfranquia de alta lucratividade, a Liguesite é especializada em serviços de marketing digital. O franqueado pode trabalhar em casa, com riscos minimizados, em um mercado em ascensão.

Valor: a partir de R$ 35 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Master House
A Master House atende um mercado de alta demanda: reformas e manutenção predial. As franquias têm modelo enxuto e lucratividade de até 35%.

Valor: a partir de R$ 26 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Mister Fix
A Mister Fix oferece serviços de reparos e marido de aluguel, com modelo exclusivo de franquia home based. É possível abrir o negócio com registro de MEI.

Valor: R$ 9 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Mr. Fit
A rede de fast food é especializada em alimentação saudável. O Mr. Fit tem sete modelos de franquia, sendo o mais barato o de freezer com linha de congelados (home based).

Valor: a partir de R$ 12 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Paper Pão
Franquia de publicidade em saco de pão, com modelo home office e sem exigência de capital de giro ou instalação. A taxa de franquia pode ser parcelada em até 12 vezes.

Valor: R$ 5,2 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

PremiaPão
Especialista em publicidade em saco de pão, a PremiaPão tem um sistema de premiação para engajar os consumidores. A margem de lucro é de 50%.

Valor: a partir de R$ 10 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Sem Aperto
Novidade na área de franquias financeiras, a Sem Aperto tem como carro chefe a máquina de cartão de marca própria. O negócio é home office.

Valor: R$ 12,1 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Zupy!
A Zupy é especialista em soluções de mobile marketing, trabalhando com um cartão fidelidade totalmente virtual. Os franqueados trabalham com vendas.

Valor: R$ 4,9 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Avec
Com modelo de franquia inovadora e de baixo custo, a Avec atua com soluções tecnológicas para negócios na área de beleza. O retorno de investimento é de apenas três meses.

Valor: R$ 26 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Alquimia Moderna by Cardinale
A Alquimia Moderna trabalha com sistemas de metalização e folheação a ouro, com técnicas que podem ser aplicadas em praticamente qualquer objeto. O payback acontece em até seis meses.

Valor: a partir de R$ 2,4 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Leardi
Com mais de 100 anos de atuação no mercado imobiliário, a Leardi oferece alto know how aos franqueados. As franquias apresentam alta rentabilidade.

Valor: a partir de R$ 35 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Mídia Postal
A microfranquia atua na área de marketing, com publicidade em um produto exclusivo: o ímã de geladeira cooperado. Todo o valor do investimento é revertido em capital de giro para o franqueado.

Valor: R$ 4 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Mídia do Pão
Além de publicidade em saco de pão, a Mídia do Pão trabalha com embalagens como sacolas, caixas de pizza e jogos americanos. Os franqueados contam com uma loja virtual para trabalhar as vendas.

Valor: a partir de R$ 7,9 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Padaria Pet
A Padaria Pet traz para os animais de estimação um amplo mix de produtos diferenciados – cervejas, bolos, bombons, sorvetes etc. É possível trabalhar em casa com revendas ou loja virtual.

Valor: a partir de R$ 300

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Rede Vistorias
A Rede Vistorias é especializada em serviços de vistoria imobiliária, atuando em um mercado de alta demanda. As franquias podem ser home office, com baixo custo operacional e retorno rápido.

Valor: a partir de R$ 20 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

SMARTblocks
Com aulas de robótica pedagógica para crianças, a SMARTblocks atua em parceria com escolas particulares, o que reduz os custos operacionais. A lucratividade é de 35%.

Valor: a partir de R$ 29,4 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

The Hot Machine
A rede de máquinas de café permite trabalho home office, com instalação das máquinas em pontos comerciais parceiros. O lucro médio é de 50%.

Valor: R$ 20 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

VitalPet
A VitalPet se insere no mercado pet, um setor em amplo crescimento, com um serviço de alto potencial: planos de saúde para animais de estimação. O faturamento médio mensal é de R$ 100 mil.

Valor: a partir de R$ 20 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

Protege Piso
Com uma solução inovadora para obras e reformas, a Protege Piso traz para o mercado placas protetoras de superfície. Os franqueados precisam contar apenas com espaço para estoque dos produtos, sem ponto comercial.

Valor: a partir de R$ 50 mil

➥ Saiba mais sobre esta franquia

DEIXE UMA RESPOSTA