Muitas franqueadoras esperam pelas grandes feiras de franquias para lançar novos produtos, novos modelos e impulsionar a sua expansão. E isso não é à toa. Esses eventos realmente apresentam grandes oportunidades de fechar negócio, mas também podem ensinar lições preciosas para o crescimento da sua rede.

A seguir, confira cinco lições que você pode aprender em uma feira de franquias e entenda como aproveitar o melhor desse tipo de evento.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Um público grande ainda exige seleção

As feiras de franquias atraem um público muito amplo. Na ABF Expo 2018, por exemplo, 60 mil interessados em franchising visitaram o evento. Mas, isso não quer dizer que todos os visitantes desejam ou mesmo tenham perfil para abrir uma franquia.

Muitas redes ficam deslumbradas com o público enorme e querem converter novos negócios a todo custo. Entretanto, isso não funciona bem em nenhum momento, nem em uma feira de franquias.

Mesmo em um um grande evento, ainda é importante que as franqueadoras tenham o cuidado de analisar cada candidato e comercializem a franquia apenas para aqueles que têm as características que elas procuram.

Pensando nisso, é fundamental que as franqueadoras foquem não só na quantidade de negócios fechados, mas no perfil dos novos franqueados.

A negociação presencial acelera a tomada de decisões

Boa parte das negociações começam com o candidato preenchendo um cadastro para receber uma apresentação da rede. Depois de algum tempo avaliando o material, ele manisfesta o desejo de agendar uma reunião com um consultor e só depois dessa análise é que tanto a franqueadora quando o investidor vão decidir se o processo vai avançar ou não.

Esse fluxo pode levar dias, semanas e até meses, mas uma feira de franquias consegue acelerar essa jornada.

Muitos candidatos já chegam nos eventos preparados para fechar negócio, e uma boa reunião “olho no olho” pode fazer com que ele tome a decisão ali mesmo.

Estar por dentro das novidades do mercado é uma vantagem

Além dos stands onde os investidores podem conhecer as redes do franchising, uma feira de franquias também costuma ter auditórios para palestras e apresentações.

Esses espaços são dedicados para falar sobre temas importantes do franchising, apontar os novos desafios, dar dicas estratégicas e também para apresentar as principais tendências e números do setor.

Para as franqueadoras, acompanhar as novidades, entender como anda o mercado de franquias e ouvir o que outros profissionais do franchising têm a dizer pode gerar insights preciosos para suas estratégias.

É importante aprender com a concorrência

Você não precisa se sentir intimidado se sua franquia estiver cercada pelos stands dos concorrentes.

Estar no mesmo ambiente que outras marcas do seu segmento pode ser uma oportunidade de analisar de perto o que elas estão fazendo, quais novidades estão trazendo para o mercado e como elas se comportam.

Observando tudo isso, sua rede pode se aperfeiçoar nos pontos em que eles não são tão bons e se inspirar naquilo que está dando certo com outras marcas.

Feiras de franquias são uma boa oportunidade de testar novos modelos

Muitas redes de franquias apresentam novos modelos de negócio, de produtos e serviços nas grandes feiras do setor porque, além da grande visibilidade que os eventos geram, as franquias que trazem inovação conseguem avaliar de imediato qual a reação dos candidatos.

Lançando um novo modelo de franquia ou uma condição especial, é possível apurar – na hora – quais as dúvidas, objeções e principais pontos de atração que a novidade gera. Colher essas informações é fundamental para otimizar e remodelar novos formatos, produtos e serviço, se houver necessidade.

➥ Fez muitos novos contatos em uma feira de franquias e quer saber como convertê-los em franqueados? Veja como trabalhar com ciclos de nutrição (com ajuda do Solutto).

DEIXE UMA RESPOSTA