27ª ABF Franchising Expo recebe interessados em franquias

0
1363
abf expo 2018
abf expo 2018

Em sua 27ª edição, a ABF Franchising Expo abriu as portas nesta quarta-feira (27) com novidades para quem se interessa pelo universo de franquias. Com a expectativa de receber 65 mil pessoas até o último dia de evento, no sábado (30), a maior feira de franquias do país conta com mais de 400 marcas expositoras, entre redes de franquias e fornecedores do segmento.

Entre os visitantes, a maior parte deve vir com o objetivo de fazer negócios: em 2017, 88% dos visitantes da ABF Expo estavam de olho em oportunidades de negócio, segundo informações comentadas por Altino Cristofoletti Junior, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), na coletiva de imprensa que deu início ao evento.

Os visitantes desta edição devem encontrar variedade na feira. Estão reunidas no Expo Center Norte, em São Paulo, marcas de todos os setores do franchising, com investimento de 10 mil reais a até mais de 1 milhão de reais. A maior parte das redes expositoras é de franquias de alimentação (29,4%), seguido pelos segmentos de moda (14%), serviços educacionais (13,7%) e saúde, beleza e bem estar (13,4%).

As franquias com baixo investimento também se destacam em número: 32% das redes trazem modelos com investimento de até 90 mil reais e 29% são franquias com investimento de 90 mil reais a 200 mil reais.

Visando esses modelos de franquias baratas, a ABF Expo traz uma novidade neste ano, o Boulevard de Microfranquias. O espaço concentra marcas com investimento de até 90 mil reais, de diferentes segmentos do franchising.

Alcance do mercado de franquias

O mercado de franquias brasileiros tem apresentado crescimento constante nos últimos anos, apesar do número de marcas de franquias ter diminuído de mais de 3 mil em 2016 para 2,8 mil em 2017.

De acordo com Cristofoletti, esse é um movimento natural do mercado. Segundo o presidente da ABF, a perspectiva é de que o franchising mantenha o atual número de marcas e aumente em número de unidades. Em 2017, o número de unidades do mercado brasileiro ultrapassou os 146 mil.

Hoje, 45% dos municípios brasileiros já contam com, pelo menos, uma unidade de franquia. Cristofoletti aponta que a meta é de que o franchising atinja 100% dos municípios do país, em um movimento de interiorização e instalação em pequenas cidades em crescimento.

Além da presença em cidades menores e da tendência de lançamento de modelos mais enxutos para se adequarem a essas novas oportunidades de ponto comercial, o franchising brasileiro passa a contar com um novo incentivo para crescer: recentemente, a ABF e o BNDES anunciaram o lançamento do Projeto Franquias, que visa ampliar o acesso do Cartão BNDES a franqueados.

Visita à feira

A ABF Expo acontece nos pavilhões Branco e Azul no Expo Center Norte, na Vila Guilherme, em São Paulo, contando com um espaço de 31 mil metros quadrados. Além dos estandes das marcas franqueadoras, os visitantes podem conferir uma programação de palestras sobre franchising a Arena do Conhecimento e novidades dos fornecedores na área Montando Minha Franquia.

O evento conta ainda com o Smart Mall, espaço dedicado à inovação aplicada ao franchising e a varejo, e a ABF Lab by Oasis, área com seleções de start-ups para o mercado de franquias. Esta edição tem também o Lounge da Copa, com telões que transmitirão os principais jogos da Copa do Mundo.

Os ingressos podem ser comprados online ou na bilheteria do evento.

27ª ABF Franchising Expo
Data: 27 a 30 de junho de 2018
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo)
Ingressos: R$ 70 online | R$ 80 na bilheteria
Informações: (11) 3017-6800 | www.abfexpo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui