Os 5 maiores medos de quem quer abrir uma franquia

0
3198
medo
medo

Dúvidas e mais dúvidas rondam na mente de quem está pensando em investir em uma franquia. Muitas dessas questões envolvem medo, o que é absolutamente natural. Afinal, tem dinheiro, expectativa e planos futuros em jogo.

É claro que, como sempre dizemos por aqui, antes de abrir uma franquia, você precisa estudar o negócio, conversar com outros franqueados e sanar todas as suas dúvidas sobre o setor de atuação.

Mas, mesmo assim, provavelmente você ficará com algumas questões que causam incertezas.

Por isso, o Guia Franquias de Sucesso reuniu os maiores medos dos interessados em abrir uma franquia e dicas para solucioná-los. Confira:

Investir errado

O receio de investir, geralmente, vem das pessoas mais cautelosas. Mas se você pensa que isso é ruim, está muito enganado, como explica Ana Vecchi, sócia-diretora da Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica.

“O fato de ter receio de fazer um investimento errado faz com que a pessoa pensem mais no que vai investir e quais as expectativas que ela tem de retorno. Não significa que ela seja medrosa ou pessimista, mas sim que tem cuidado no que faz e tem a tendência de fazer melhores negócios”.

Outro ponto importante aqui é de onde vem esse medo. “Muitas vezes a pessoa vende a casa, o carro, recebe um acordo por ter saído do trabalho e o maior medo é colocar esse dinheiro em uma operação e perder esse dinheiro que ele investiu”, comenta Daúd Saffi Mello, da consultoria Saffi.

Nesse caso, manter uma reserva financeira e não apostar tudo que tem nessa empreitada pode deixá-lo mais tranquilo.

Não ter garantias

Isso é realmente um fato. No mercado de franchising não há garantia alguma. Aqui, a solução é investir com a consciência de que mesmo as franquias de maior sucesso, com os melhores índices que encontramos no mercado, já tiveram alguma loja fechada.

“Digamos que todas as franquias que determinado franqueador vendeu até hoje deram certo. Mas, acontece da primeira não ter dado porque o ponto não era bom ou porque o franqueado não fez uma boa gestão, ou porque, simplesmente, ele não deu sorte”, avalia Ana.

Ser enganado

A dica aqui é: fique atento! Quanto mais fácil é entrar em uma franquia, mais você precisa ficar com o olho aberto. Isso porque, ao participar do processo de seleção, você precisa preencher uma série de requisitos que mostram se está apto, ou não, a fazer parte daquela rede.

“Quanto mais as promessas de números acima da média de mercado ou as facilidades para fazer parte daquele negócio surgirem, desconfie”, alerta Ana.

Ser enrolado com promessas de altos ganhos

Para saber se o prometido pela rede condiz com a realidade, o melhor caminho é pesquisar. Busque outros franqueados e até mesmo concorrentes com mesmo público-alvo e proximidade de ponto. Seja sincero, pergunte.

“É importante lembrar que a franqueadora entrega para o franqueado uma simulação do que acontece em operações reais. É uma média. Você nunca pode olhar aqueles números como uma verdade fidedigna e uma projeção exata”, explica Camila Pacheco, gerente de projetos da Blue Numbers.

Porém, por mais que seja uma média, é uma obrigatoriedade que as franqueadoras estejam passando informações baseadas em dados reais. A empresa nunca pode trabalhar com projeções não executáveis.

Além disso, você pode pedir para a franqueadora apresentar dados de rendimento reais de um franqueado com as mesmas características que você.

“Você pode pedir esses dados para a franqueadora e ela tem que ter esses dados. Mas, lembre-se que mesmo olhando as informações baseadas em dados reais, isso não é garantia de que a sua franquia vai fazer a mesma coisa, porque depende da sua capacidade de gestão de operação”, complementa Camila.

Entrar numa furada

Por fim, mas não menos importante, há o medo constante de cair numa roubada. Por isso, fique atento aos modismos, que geralmente são as franquias que mais trazem dor de cabeça lá na frente.

“Se você abrir uma franquia na crista da onda, provavelmente irá ganhar dinheiro durante um período, mas também corre um risco maior”, alerta recomenda Bianca Oglouyan, fundadora de Tear Estratégia em Franchising.

É preciso avaliar a rede, quando ela surgiu, suporte oferecido e quais produtos ela tem a oferecer quando aquele do momento sair de moda. Essas informações irão ajudar a verificar se a franquia poderá ou não sobreviver a onda do momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui