Como tornar sua franquia conhecida no mercado

0
1985
como tornar sua franquia conhecida
como tornar sua franquia conhecida

Ser uma rede consolidada, com nome reconhecido e unidades nas principais cidades do país é algo que não acontece de uma hora para outra. Tornar sua franquia conhecida no mercado é a chave para impulsionar a expansão da rede, mas, para chegar lá, é preciso muito trabalho.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o Brasil tem hoje quase 3 mil redes de franquias ativas. Destacar-se em meio a tantas marcas não é uma tarefa fácil. A começar pelo modelo de negócio: ainda que divulgação, comunicação e marketing sejam cruciais para a popularização de uma franquia, nada disso faz sentido se não estiver fundamentado em uma empresa séria, com um sistema de franquia bem estruturado e modelos atrativos.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

“A melhor maneira de atrair a atenção de investidores é oferecer negócios que tenham diferenciais e ofereçam uma boa atratividade financeira. É importante identificar esses diferenciais frente à concorrência e estabelecer claramente o perfil dos investidores para que o trabalho de expansão ocorra da forma mais objetiva e produtiva”, aconselha Rodrigo Morgan, diretor da LojadeFranquia.com.

O primeiro passo para ter uma franquia conhecida no mercado é construir uma marca sólida. A padronização é um dos elementos mais importantes no universo do franchising e é preciso começar a aplicá-la desde o princípio para ter, de fato, uma expansão bem sucedida – quanto mais consistente for a sua marca, mais chances você tem de ganhar um espaço na memória de consumidores e potenciais franqueados.

“É fundamental manter uma uniformidade em todas ações que a marca fizer em todos os canais, para que possa se posicionar de forma consistente na cabeça do cliente, sempre de maneira alinhada com seus valores e princípios”, pontua Rodrigo.

Pode até parecer uma coisa óbvia, mas nem sempre é: é importante construir todas as ações e estratégias de franquias levando em conta a identidade da marca.

Outro ponto fundamental é pensar nos meios certos para desenvolver essas ações. Que mercado é esse em que você quer se tornar conhecido?

O franchising é um universo particular e é preciso pensar em maneiras de se fazer presente nos lugares certos – ter uma marca conhecida e adorada pelo público consumidor não quer dizer necessariamente que a sua franquia vai ser conhecida. Aqui, não basta pensar em ações para promover a marca como um todo; deve-se pensar também em métodos específicos para se promover como franquia.

Com isso em mente, já é possível partir para os canais da marca, fazendo com que ela se torne presente e vista no mercado.

Site da franquia

Independente das outras formas de divulgação, o site da marca sempre vai ser um ponto de referência. Portanto, é preciso caprichar na construção da página, fazendo com que ela seja eficiente e funcional.

A primeira coisa a fazer é disponibilizar informações sobre a franquia. Há quem use a falta de informações como estratégia, na tentativa de que a pessoa entre em contato para saber mais. Porém, vale parar para refletir: você ficaria interessado por uma empresa sobre a qual não sabe nada? Divulgar informações como modelos de franquia disponíveis, faixa de investimento, perfil de candidato buscado e outros dados que ajudem a contextualizar a marca ajudam não só a despertar o interesse dos visitantes mas, também, a posicionar a franquia e a fazer com que candidatos mais qualificados cheguem até você.

Dito isso, é imprescindível que o site da franquia apresente formas de contato com a empresa e meios de captação de leads – como, por exemplo, um formulário para que interessados baixem uma apresentação sobre a franquia, recebam mais informações ou um contato direto da equipe de expansão.

Mas, como fazer com que as pessoas cheguem até o seu site? Pouco adianta ter um site incrível e prontinho para captar leads se ninguém chega até ele. Portanto, ainda que você tenha investido na criação de um site funcional, ainda é preciso investir em outras formas de divulgação.

Posicionamento nas buscas

Pense em uma pessoa interessada em investir em franquia. Como ela pode começar a saber mais sobre esse universo?

A primeira parada de muita gente é o Google: segundo o Mashable, o Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisas todos os meses. Só o termo “franquias” contabiliza cerca de 74 mil buscas todos os meses, de acordo com dados do SEMrush.

Aparecer em destaque nos resultados das buscas do Google é, então, uma forma poderosa de tornar sua franquia conhecida. Para isso, você tem diferentes caminhos a seguir.

Uma maneira é investir em anúncios. Com orçamentos flexíveis, é possível criar campanhas de links patrocinados no Google Adwords e pagar para que o seu site seja o primeiro a aparecer quando alguém pesquisar por determinada palavra-chave. No sistema, paga-se por cliques no anúncio e os valores variam conforme o termo de busca escolhido. Os anúncios aparecem no topo dos resultados, o que aumenta a chance de visitas no site: de acordo com dados da WordStream, a taxa de cliques média em anúncios do Adwords é de 1,91%.

Outro caminho possível é posicionar o site de forma orgânica, fazendo com que ele apareça entre os primeiros resultados sem investir em campanhas pagas. Para isso, é preciso aplicar estratégias de SEO (Search Engine Optimization ou, em tradução livre, otimização para ferramentas de busca), como boa aplicação de palavras-chave, publicação de conteúdo e bom uso de links. Tudo isso para que o Google identifique sua página como relevante.

Conquistar as primeiras posições nas buscas exige um trabalho árduo e contínuo, e não acontece de uma hora para outra. Porém, os esforços prometem boas recompensas: segundo a Advanced Web Ranking, a taxa de cliques no primeiro lugar do Google é superior a 34%.

Redes sociais

Estar inserido nas redes sociais pode ser uma excelente maneira de tornar sua franquia conhecida – afinal, é uma forma de estar mais próximo do seu público, estabelecendo um canal direto de comunicação.

Aqui, o primeiro passo é identificar quais redes fazem sentido para o seu público. A chave não é simplesmente sair fazendo uma conta em cada uma das principais redes sociais, mas sim estar naquelas que são realmente relevantes para o seu negócio e mantê-las sempre atualizadas e funcionando.

O Facebook é uma das melhores opções atualmente. De acordo com dados da Pew Research Center, mais de 70% dos usuários de internet adultos usam o Facebook e boa parte deles acessa seu perfil todos os dias – 70% dos usuários em geral. Além disso, segundo pesquisa do Hubspot, 74% das pessoas afirma usar essa rede para fins profissionais.

Criar uma página no Facebook para a sua marca e falar das franquias nela é uma boa forma de fazer com que mais pessoas conheçam seus planos de expansão. Com os anúncios pagos da plataforma e impulsionamento de publicações é possível atingir não só aqueles que já seguem a página, mas também pessoas que tenham interesses específicos em franquias, por exemplo.

Fora o Facebook, é possível marcar presença ainda em redes como o Instagram, Linkedin, Twitter e Pinterest, desde que elas façam sentido para a estratégia. Lembre-se que a ideia é atingir pessoas interessadas no mercado de franquias e não apenas divulgar sua marca para consumidores em geral.

Portais especializados

Quando falamos em atingir o público interessado em franchising diretamente, os portais especializados em franquias aparecem como a melhor opção. Aparecendo nesses sites, sua franquia vai ficar conhecida no mercado que realmente te interessa, uma vez que o público dos portais é formado majoritariamente por quem busca saber mais sobre esse universo.

Além de serem canais que acertam o melhor público, os portais ainda trazem a vantagem de apresentar a sua franquia de um outro ponto de vista, o que dá mais credibilidade a seu negócio – afinal, não vai ser só a sua própria empresa falando dela mesma.

Há várias maneiras de aparecer em portais especializados em franquia. Investindo em assessoria de imprensa e divulgação de releases, por exemplo, a marca pode aparecer em notícias e matérias sobre o setor. Já apostar em parcerias e publieditoriais é uma maneira excelente de garantir a sua presença nesses canais.

Para acertar nessa forma de divulgação, é imprescindível estar em portais sérios, que tragam conteúdo de qualidade e informações confiáveis. Assim, você alia sua marca apenas a canais que realmente agregam credibilidade e têm um bom posicionamento junto ao público.

Além da internet

Embora investir em estratégias de divulgação online seja mais simples e barato, além de muito efetivo, a internet não é a única forma de tornar sua franquia conhecida no mercado. Canais de divulgação offline podem ser alternativas bastante úteis, dependendo da sua estratégia.

“É importante participar de feiras do setor, que também geram bastante conhecimento da marca. De acordo com a capacidade de investimento da rede, apostar nos tradicionais canais de marketing também pode ser válido”, indica Rodrigo Morgan.

As feiras e eventos do setor são uma das principais formas de tornar uma marca conhecida no franchising fora das ações digitais. Nesses locais, é possível atingir um público altamente qualificado e criar conexões não só com franqueados em potencial, mas também com outras franquias e fornecedores do ramo.

Como o Guia Franquias de Sucesso pode tornar sua franquia conhecida no mercado

Com pouco mais de um ano de existência e fundado por jornalistas que tiveram passagem por grandes redações como a da Exame, Valor Econômico, Reuters, Galileu e Pequenas Empresas Grandes Negócios, o Guia Franquias de Sucesso já se tornou o principal portal do segmento.

Hoje, o Guia recebe cerca de 100 mil visitantes todos os meses, além de mais de 350 mil visualizações de página mensalmente e uma base com mais de 40 mil leads cadastrados – e todas essas pessoas chegam até aqui interessadas em franquia.

Atualmente, o Guia tem mais de 1,5 mil conteúdos posicionados nos primeiros lugares das buscas do Google, em palavras-chave estratégicas para o segmento. Conteúdos novos são publicados todos os dias, com foco máximo em qualidade e textos desenvolvidos por profissionais de comunicação.

Tudo isso cria um cenário atrativo para leitores e, para as marcas, significa uma oportunidade de divulgação para o mercado de forma pontual e com credibilidade. O Guia oferece diferentes soluções para anunciantes, desde produção de conteúdo próprio e inserção em conteúdos estratégicos que já estão ranqueados com destaque nas buscas até captação de leads exclusivos.

Quer saber mais sobre como divulgar sua franquia no Guia Franquias de Sucesso? Clique aqui e preencha o formulário na nossa página ou envie um e-mail para comercial@guiafranquiasdesucesso.com e descubra como anunciar conosco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui