Como utilizar com segurança os símbolos da Copa na sua franquia

0
1375
como usar simbolos da copa do mundo
como usar simbolos da copa do mundo

Para muitas redes de franquias, eventos como a Copa do Mundo podem ser importantes para impulsionar as vendas. Isso porque muitas marcas querem associar seus produtos ao evento. Porém, o que muitas companhias não sabem é que os símbolos ligados ao campeonato são protegidos pela FIFA (entidade organizadora) e só podem se apropriar deles empresas patrocinadoras, caso contrário, o uso indevido desses sinais pode acarretar em perdas de receitas consideráveis, além de processos judiciais extensos.

Segundo Marina Nascimbem Bechtejew, advogada do escritório NB Advogados, especializado no setor do franchising e propriedade intelectual (marcas e patentes) – é importante lembrar que os organizadores estabelecem uma série de regras para que os sinais sejam citados.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

“Nomes como ‘Copa do Mundo’, ‘Copa do Mundo 2018’, ‘Rússia 2018’ e ‘Fifa’ são marcas registradas, razão pela qual, para utilizá-las dentro de determinados contextos, principalmente de vendas, é preciso ser um patrocinador, sob pena de ser caracterizada uma infração e ser aplicada multa”, diz Marina.

Ainda de acordo com a especialista, o primeiro passo é examinar com atenção os processos legais e as informações que estão disponíveis no portal da FIFA ou, se for necessário, recorrer a um especialista para orientá-lo antes de iniciar alguma campanha comercial que envolva algum sinal que faça alusão ao evento.

“As franquias devem tomar cuidado com a forma que irão explorar os símbolos, pois a FIFA tem o direito de adotar medida judicial contra o uso irregular de qualquer material que faça referência ao campeonato”, explica Bechtejew.

A advogada lembra que na Copa passada houve queda nas vendas em alguns segmentos. “As pessoas deixaram de sair para comprar, para ir a outros locais assistir as partidas de futebol. Para franquias do ramo de alimentação, uma alternativa para alavancar as vendas nesse momento é abrir o espaço para o público assistir aos jogos”, sugere a advogada.

Marina Bechtejew alerta às redes para aproveitar a ocasião, sem correr danos financeiros. “Tente se tornar parceiro do evento. Se isso não for possível, evite vincular suas campanhas publicitárias com as marcas da Copa”, enfatiza. “Marcas licenciadas pagam valores consideráveis pelo uso dos sinais em eventos desse porte. Sendo assim, a exclusividade e propriedade da marca impede que terceiros utilizem determinados símbolos para identificar seus produtos ou atividades sem a autorização necessária”, finaliza a advogada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui