Você sabe como vender serviços?
Muitos brasileiros buscam na prestação de serviços uma forma de empreender com um segmento pelo qual se interessam e sem a necessidade de fazer investimentos típicos do varejo, como estoque e ponto comercial.
Porém, quem opta por esse setor, logo percebe que existem muitas particularidades em comercializar serviços.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Se esse é o seu caso, continue lendo! Vamos te explicar como vender serviços e te dar dicas preciosas para você começar acertando.
A importância de entender o setor de serviços
Algumas pessoas acham que é possível vender serviços usando as mesmas estratégias do varejo. Mas esse é um erro grave.
Os serviços são produtos intangíveis. E, diferentes das mercadorias, o consumidor não pode tocá-los, senti-los ou visualizá-los de uma forma física.
Além disso, muitas vezes, os serviços são direcionados para públicos bem diferentes daqueles que consomem os produtos, o que também exige uma abordagem bem diferente da utilizada pelos varejistas.
Para ficar mais fácil, vamos a um exemplo.
Duas confeiteiras são especializadas em bolos. Porém, uma delas decidiu trabalhar com a venda de seus quitutes (produto). Enquanto isso, a outra dá aulas (serviço) de aperfeiçoamento para outros profissionais.
A confeiteira que vende os bolos tem como público alvo o consumidor final. Esse tipo de cliente pode facilmente visualizar o trabalho da profissional através das fotos que ela publica nas suas redes sociais, por exemplo, e vê o resultado do seu investimento quando recebe o bolo encomendado.
Já a professora atua com outros profissionais, e não com o consumidor final. Ela pode ensinar suas técnicas nas aulas, mas terá um pouco mais de trabalho para apresentar o que oferece de forma visual para os novos interessados.
Além disso, seus alunos não vão comprovar o resultado do investimento durante o curso. Somente quando empregarem o que foi aprendido em seus próprios negócios e medirem o retorno saberão se o curso valeu ou não a pena.
Tomando esse exemplo fica mais fácil perceber como são diferentes os cenários do varejo e da prestação de serviços.
Ter esse entendimento será fundamental para que você possa estruturar o seu negócio com um planejamento mais adequado e criar estratégias realmente eficientes.
Como vender serviços: passo a passo para ter sucesso no setor
Agora que já entendemos que este mercado tem algumas particularidades que precisam ser respeitadas, vejamos alguns passos importantes para que você entre no segmento com maiores chances de sucesso!
Escolha o segmento de atuação
Uma das vantagens de vender serviços é o grande leque de segmentos que este setor engloba.
Você pode empreender com a prestação de serviços nas áreas de limpeza, turismo, negócios, comunicação, educação, beleza e muito mais.
Uma boa forma de ter sucesso na venda de serviços é se inserir em um nicho com o qual você já tenha identificação e/ou tenha interesse em aperfeiçoar os seus conhecimentos.
Afinal, fazer algo que você goste já é meio caminho andado para ser bem-sucedido!
Identifique as necessidades do consumidor
Sabendo em que área vai atuar, o próximo passo é identificar quem é o seu público alvo e quais são as suas necessidades, desejos e problemas.
No caso do nosso exemplo anterior, a confeiteira que dá aulas provavelmente percebeu que seus colegas de profissão querem se aperfeiçoar, mas talvez tenham dificuldades em encontrar cursos atrativos.
Identificando o que o seu cliente precisa, poderemos passar para o próximo passo.
Desenvolva serviços que resolvem problemas
Os serviços devem resolver os problemas ou atender os desejos dos consumidores.
Pensando nisso, na hora de desenvolver os serviços que vai oferecer, é fundamental que você pense no que o cliente quer ou precisa.
E como o comportamento e as necessidades do consumidor podem mudar com o tempo, esse é um trabalho constante.
Durante a pandemia, por exemplo, nossa confeiteira pode perceber que os alunos precisam de cursos online e que ressaltem práticas de higiene e limpeza para evitar a propagação do coronavírus.
Precifique corretamente
Se você estava pesquisando sobre como vender serviços, com certeza tem a intenção de ganhar dinheiro trabalhando com esse setor. Mas antes de começar a ofertar seus serviços, é essencial que você defina os preços que serão cobrados.
Existem várias formas de fazer isso, e o modo como vai precificar o seu serviço depende bastante do segmento.
No entanto, uma forma bem comum é basear o preço no valor da sua hora de trabalho.
Esse cálculo pode ser feito facilmente se você estabelecer um salário médio que gostaria de ganhar por mês e dividir o valor pelo número de horas em que vai trabalhar.
O resultado desta divisão será a sua remuneração pelo trabalho, e deve ser acrescido de qualquer outro custo envolvido na prestação de serviço e, também, o lucro que você deseja obter.
Na hora de formar o preço de venda, também vale a pena considerar outros fatores, como valor médio de mercado, poder de compra do público alvo e especialização do seu serviço.
Aposte nos argumentos de vendas certos
Enquanto os varejistas podem exibir facilmente os produtos que comercializam por meio de fotos, vídeos e até pessoalmente, quem quer aprender como vender serviços precisa usar outros recursos.
Os mais populares são:
- Demostrar conhecimento dos problemas e das soluções: mostrar que você entende o consumidor e que seus serviços podem auxiliá-lo é uma ótima forma de gerar aproximação;
- Crie conveniência: muitas vezes, o consumidor contrata o serviço porque não quer fazê-lo por conta própria. Pensando nisso, demonstrar que você pode gerar mais comodidade, segurança e conveniência prestando o serviço para ele é uma ótima ideia;
- Divulgar depoimentos dos compradores: apresentar experiências e resultados positivos de quem já usufruiu dos seus serviços aumenta sua credibilidade e deixa novos consumidores mais confiantes em te contratar;
- Oferecer uma degustação de serviços: é uma forma eficiente do cliente experimentar seus serviços e atestar a qualidade antes de formalizar a compra;
- Dar garantia: se for possível, oferecer a possibilidade de devolução ou reembolso caso o consumidor não goste do serviço é outro artifício para favorecer a venda.
Crie um relacionamento com o consumidor
A prestação de serviços pode ter um caráter humano muito mais presente do que o varejo, já que o empreendedor se envolve mais diretamente com o cliente.
Assim, vender serviços pode ser uma maneira mais fácil de conseguir compradores fiéis. Mas isso só acontece se, além de vender um ótimo serviço, você conseguir criar um relacionamento bom o suficiente para que haja a recorrência.
Para isso, podemos apontar três ações: conhecer bem o consumidor, entender através de quais plataformas pode manter o relacionamento e gerar conteúdo que mantenha a conexão.
Por exemplo, se você quer se tornar um maquiador profissional, que tal enviar dicas de beleza através de uma lista de transmissão no WhatsApp e fazer lives ensinando alguns truques nas redes sociais?
Estar sempre presente na rotina do consumidor e entregar conteúdo, mesmo que em plataformas digitais, é uma estratégia que fortalece o relacionamento e ajuda no processo de fidelização.
Quer vender serviços? Considere as franquias!
Se você quer trabalhar vendendo serviços, uma boa opção para considerar é investir em uma franquia de serviços.
Ao se tornar um franqueado, você pode contar com o apoio de uma rede que já é reconhecida no mercado e tem todo o conhecimento necessário para te ajudar a alcançar o sucesso!
A seguir, você confere 13 opções de franquias em diferentes nichos e com valores de investimento variados. As informações foram fornecidas pela ABF ou pelas próprias franqueadoras.