As franquias de educação estão na mira de diversos empreendedores do Brasil. Não só por conta delas incluírem opções acessíveis, mas também por atenderem uma alta demanda de interessados nos seus serviços.
Essas franquias estão sempre dentre as que mais se destacam no franchising brasileiro, e, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre desse ano, não foi diferente. A entidade mostrou que as franquias de educação ampliaram 17,8% o seu faturamento em comparação ao mesmo período de 2022. O montante ultrapassou os R$ 3,2 bilhões.
O alto valor aponta o aquecimento desse mercado e também demonstra o quanto a área da educação é oportuna, especialmente por incluir muitas opções de negócios disponíveis.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Nesse segmento, os investidores encontram diversas possibilidades de atuação, inclusive em franquias para trabalhar sozinhos. Isso significa que eles podem ingressar no ramo da educação, mas contar com a flexibilidade de gerenciar sua unidade sem colaboradores.
Essa independência é o sonho de muitos empreendedores. E, se esse também for o seu objetivo, acompanhe a lista com oportunidades em companhias de educação que atuam com modelos para o empreendedor trabalhar individualmente.
Franquias de educação para trabalhar sozinho
Trabalhar sozinho é vantajoso ou solitário?
Para muitas pessoas, a ideia de trabalhar sozinhas pode trazer aspectos positivos e negativos, afinal, é comum ter dúvidas se essa é uma decisão vantajosa ou se é muito solitária.
Entretanto, a verdade é que a resposta para isso varia muito conforme as pretensões de cada franqueado.
Nas franquias para trabalhar sozinho, os empreendedores podem ter uma concentração maior na sua produtividade, mesmo que seu esforço também tenda a ser maior. Além disso, eles podem encontrar no franchising redes de educação mais baratas e que têm operação home based, o que lhes trará todas as vantagens que trabalhar em casa pode proporcionar.
Por outro lado, trabalhar sozinho também exige um grande senso de organização e responsabilidade, já que todas as tarefas da franquia vão depender apenas do franqueado.
Sendo assim, se você tem receio de acumular muitas tarefas, ou prefere delegar funções e liderar um time de profissionais em um ambiente mais tradicional, talvez essas oportunidades não sejam para você.
Apesar de atuar sozinho, o franqueado terá poio da rede escolhida
Para muitas pessoas, trabalhar sozinho pode parecer um pouco desafiador, especialmente quando sua empresa estiver passando por alguma dificuldade. Entretanto, é sempre bom destacar que, por ser um modelo de franquia, todas as oportunidades que listamos acima contam com apoio total da franqueadora.
Sendo assim, mesmo gerenciando a unidade individualmente, esse empreendedor sempre terá o suporte da rede — e na maioria das vezes, por terem muito tempo de experiência no ramo educacional, elas sabem como agir estrategicamente.
Vale lembrar ainda que boa parte das franquias de educação promovem encontros entre os seus franqueados, para que eles possam trocar experiências.
Aproveite os diversos nichos de educação que existem no franchising
Como você pôde notar na lista de franquias de educação acima, existem muitos nichos diferentes para os franqueados escolherem.
Aproveite essa variedade para escolher uma rede com a qual você tenha identificação e que ofereça aos clientes um serviço no qual acredite. As oportunidades vão desde as tradicionais redes de cursos de idiomas, até as mais inovadoras, como as que oferecem aulas de robótica para crianças e adolescentes.
Certifique-se de que a marca que você pretende ingressar busca um franqueado com o seu perfil, pois, com esse alinhamento, as chances de sucesso para o seu negócio de educação serão ainda maiores!