Nos últimos anos, tem crescido no Brasil a procura por serviços de limpeza. Como resposta, muitas franquias surgiram com a proposta de oferecer rápidos serviços de limpeza e com um bom custo-benefício.
Para quem deseja começar no setor de franquias, ou até mudar de segmento, investir em um negócio que oferece serviços de limpeza é uma boa opção, mesmo em momentos de instabilidade econômica. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano de 2015 o setor faturou 1,2 bilhão e, no mesmo período, registrou um crescimento de 7,6% a mais que o PIB brasileiro.
➥ Busca franquias de serviços? Confira nosso guia de limpeza e manutenção (com valores de investimento)
Dois fatores influenciaram fortemente o ótimo desempenho das franquias de limpeza. O primeiro é a melhora de renda da população, permitindo que mais gente procure por serviços de limpeza residenciais.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
O segundo fator é a PEC das Domésticas, que prevê novos direitos trabalhistas para a categoria, e fez com muitas pessoas buscassem empresas em vez de pessoas físicas para este tipo de serviço – a agenda de uma profissional desta área ficou cada vez menos disponível.
Com este novo cenário, uma alternativa interessante para os clientes, tem sido contratar profissionais das franquias de serviços de limpeza. Para o empreendedor, além de todas as vantagens que o mercado brasileiro oferece, estes modelos de franquia geralmente são lucrativos e com baixo investimento inicial.
“Depois da PEC das domésticas o mercado de limpeza mudou bastante, muitos optaram por abrir mão do serviço fixo e contratar serviços esporádicos”, diz Bianca Zeitoun Oglouyan, sócia da TEAR Varejo e Franchising.
Segundo Bianca, o mercado continua em expansão em unidades, apesar de ter um número considerável de redes. “É um mercado com muitos players, mas ainda com boas chances de crescimento em certas regiões do Brasil, como Centro Oeste, Norte e Nordeste”, afirma.
Para os empreendedores que pensam em atuar neste segmento, é importante avaliar o perfil de franqueado que as empresas procuram.
“Apesar do investimento baixo, o retorno depende exclusivamente do franqueado, da prospecção à contratação de mão de obra. A franqueadora dará suporte e treinamento, mas as responsabilidades das partes precisam estar claras para não haver ruídos posteriormente”, explica a especialista.
Confira a seguir opções de franquias de limpeza com baixo custo. Os dados de investimento são da ABF ou foram cedidos pelas próprias empresas.
Comentário:muito.bom.o artigo sobre.franquias.de.baixo custo gostaria. de.saber.mais.sobre a.limpeza.com zelo
Oi, Glória. Tudo bem? Você pode encontrar mais informações no site da marca: http://franquia.limpezacomzelo.com.br/
Abraço!
moro em uma cidade a 40 km de grande centro região de Sorocaba o q poderia montar em uma cidade q não tem industrias apenas meios rurais e lojas para consumo
Oi, Rodrigo. Esse material pode te ajudar a conhecer opções de redes que têm interesse em expandir para cidades menores: https://guiafranquiasdesucesso.com/franquias-para-cidades-com-ate-50-mil-habitantes/
Abraço!