Ficar livre das tarefas domésticas é o desejo de muitas pessoas. Por conta disso, não é surpresa que franquias de serviços domésticos têm ganhado espaço no mercado brasileiro.
Atrativas especialmente para pessoas que querem ganhar tempo na rotina, as redes desse segmento oferecem diversos serviços para manter a ordem da casa, com diversos modelos de limpeza, manutenção e conservação – seja com atendimento pontual quanto com planos mensais.
➥ Busca franquias de serviços? Confira nosso guia de limpeza e manutenção (com valores de investimento)
Embora a concorrência com prestadores de serviços autônomos seja forte, as franquias de serviços domésticos chamam a atenção do público consumidor pela promessa de segurança e qualidade nos serviços oferecidos.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
“A principal vantagem é contar com a segurança de uma marca conhecida. Em muitos lares, o fato de você ser proprietário de uma empresa ou franquia de serviços domésticos já passa mais confiança na hora de fazer uma contratação”, opina Pedro Almeida, consultor de franquias e diretor da Franchise Solutions.
A demanda por esse serviço garante o bom faturamento do segmento. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias limpeza e conservação foi um dos que mais cresceu em faturamento no primeiro semestre de 2017. Com crescimento de 8%, as redes do ramo faturaram 615 milhões de reais.
Além de limpeza, é possível encontrar redes que trabalham com outros tipos de serviços, especialmente voltados a roupas: lavanderia, costura e ajuste de roupas, passadoria.
De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (ANEL), esse é um mercado forte no país. O Brasil conta com 9,5 mil lavanderias ativas, das quais mais de 7 mil são voltadas para atendimento doméstico.
A ANEL estima que o setor de lavanderias vai crescer 20% nos próximos anos e aponta que mais de 20% da população economicamente ativa do país é considerada cliente em potencial desse tipo de serviço.
Há redes de franquias que contam ainda com profissionais que desempenham funções de cozinheira, babá, cuidadores de pessoas, jardinagem, entre outros, ampliando o potencial de atuação nesse segmento.
Para quem deseja entrar nesse segmento a demanda crescente pelos serviços não é o único atrativo: muitas redes dessa área oferecem aos investidores modelos de franquias baratas e que não exigem instalação de ponto comercial ou contratação de funcionários. Com isso, é possível abrir uma unidade com baixo capital de investimento, contando ainda com a possibilidade de registrar a empresa como MEI.
Trabalhando sozinho ou com uma equipe de funcionários, é fundamental que o franqueado esteja preparado para assumir esse tipo de negócio.
“O franqueado deve ser a pessoa que se identifique com prestação de serviços, e que também tenha um perfil comercial – afinal, não adianta prestar um excelente serviço se não souber vender. O ideal é que o perfil desse franqueado seja mais um gestor de pessoas, proativo e com experiência na área comercial, que se dedique ao negócio, que esteja disposto a arregaçar as mangas e saiba que tem muito trabalho pela frente”, assinala Pedro.
O consultor alerta ainda que a escolha da franquia deve ser cuidadosa: é fundamental conversar com outros franqueados antes de tomar a decisão, perguntando sobre a operação e o suporte prestado pela franqueadora.
“É importante que a franquia de serviços domésticos, assim como qualquer outra franquia, ofereça treinamento adequado, manuais de operação, apoio e suporte contínuo ao franqueado – em uma operação de franquias bem estruturada, o principal serviço oferecido aos franqueados deve ser o know how”, finaliza Almeida.
Franquias de serviços domésticos
Confira a seguir algumas opções de franquias de serviços domésticos – são redes especializadas em limpeza, manutenção, lavanderia e ajustes de roupas. Os dados de investimento são divulgados pela ABF ou informados pelas próprias empresas.