Um dos pontos mais atrativos do franchising é que existem segmentos e tipos de redes para todos os perfis de franqueados – e, para quem busca negócios de baixo investimento, as pequenas franquias são boas apostas.
Há uma grande variedade de marcas para quem prefere franquias mais conhecidas, ou com custo menor, com maior lucratividade, mais autonomia, em home office e mesmo para quem deseja investir em uma franquia mais enxuta.
E sim, as pequenas franquias também oferecem oportunidades e flexibilidade para os franqueados que podem ser bastante atraentes para quem quer investir em um novo negócio.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Os tipos mais populares de pequenas franquias são as microfranquias, os modelos home based, e as franquias compactas, que exigem pouco espaço para sua operação.
As microfranquias, que têm valores de investimento reduzidos, se popularizaram bastante nos últimos anos e facilitaram o acesso ao mercado de franchising daqueles que têm um orçamento curto.
Prova disso é que, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o modelo de microfranquias representa 18% das redes de franquias do Brasil.
Até a última apuração da ABF existiam 557 marcas atuando com modelos de microfranquia no país. Delas, quase 80% atuavam exclusivamente com esse tipo de unidade.
“Embora mais recentes, entendemos que as microfranquias vêm amadurecendo e aprofundando sua presença e atuação no Brasil. Muitos players atuam ou pretendem atuar neste formato, que tem tipo um papel importante para facilitar o acesso de muitos empreendedores ao sistema de franchising, de um lado, e proporcionar o alcance das marcas as novas regiões e consumidores, de outro”, confirma o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, em declaração no portal da rede.
Outro modelo que pode ser interessante para quem está em busca de pequenas franquias é o home based. Nele, o franqueado atua em casa, geralmente utilizando seu próprio computador, impressora e smartphone para divulgar os serviços.
Como não há necessidade de alugar um ponto comercial, investir em estrutura e nem contratar mão de obra especializada, as franquias home based costumam ter um custo bem menor para o franqueado.
Além disso, trabalhando em casa, o franqueado ganha mais flexibilidade para gerenciar o seu negócio e pode até conciliar a franquia com outras atividades comerciais ou pessoais.
Porém, Mércia Machado Vergili, consultora da GSPP, alerta que é necessário tomar alguns cuidados para que a operação home based tenha sucesso: “acredito que para trabalhar em casa, é necessário ter muita disciplina e se impor uma rotina com horário e tarefas diárias. Tem que separar o que é trabalho e o que é família”, aconselha.
Por fim, também é possível encontrar pequenas franquias que exigem pouco espaço para serem instaladas. Normalmente trata-se de quiosques bastante compactos que podem ser alocados em espaços com grande circulação de pessoas, como shoppings, rodoviárias, aeroportos, centros de convenções e hipermercados.
Os quiosques, normalmente, exigem investimentos menores, já que não há necessidade de aluguel, reforma, mobiliário e contratação de muitos funcionários.
“Alguns produtos podem ser mais atrativos em quiosques ou podem ser viáveis somente em quiosques”, explica Mércia. “Os investimentos de loja e quiosque são muito diferentes, a começar pelo ponto, que será cobrado para lojas e não é cobrado em quiosque, a reforma de uma loja será mais cara que os quiosques também”, finaliza a consultora.
Além disso, a mobilidade desse formato de franquia é um dos maiores atrativos para quem procura por franquias pequenas, afinal, caso seja necessário, não há muita dificuldade em mover o quiosque de um local para o outro.
Por conta disso, o modelo é bastante popular. De acordo com a ABF, os quiosques são o segundo modelo preferido dos franqueados brasileiros, perdendo apenas para as lojas físicas.
Confira opções de pequenas franquias
Se interessou pelas franquias menores? Então, confira a seguir opções de pequenas franquias.