Com o avanço constante da tecnologia e a expansão do comércio eletrônico, quem sonha em iniciar um negócio em 2024 encontra uma série de oportunidades em franquias virtuais.
Elas emergem como uma tendência promissora no cenário do empreendedorismo, pois além de oferecer todo o suporte que os investidores precisam, permitem que eles atuem de uma maneira mais flexível.
Essas franquias, baseadas na internet e em modelos de negócios digitais, oferecem uma abordagem inovadora e, na maior parte das vezes, atuam no formato home based — evitando a necessidade de um ponto fixo e com um alto valor de aporte inicial muito reduzido.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Por outro lado, essas franquias virtuais continuam sendo oportunidades vantajosas, com modelos de negócios já estabelecidos e testados, suporte da companhia e treinamento inicial.
Quer ingressar em uma franquia virtual e tirar o seu sonho de ter um negócio do papel? Veja abaixo uma lista que o Guia preparou.
35 franquias virtuais para abrir em 2024
Tipos de franquias virtuais que devem fazer sucesso em 2024
Além das franquias virtuais chamarem a atenção dos empreendedores por seu modelo de atuação mais enxuto, com baixos valores de investimento, elas também são vantajosas pois estão em setores que devem fazer sucesso em 2024. Veja alguns exemplos:
Franquias de comunicação e marketing
Como as empresas e profissionais autônomos estão cada dia mais preocupados com a sua presença na internet, é comum que os candidatos que ingressarem na área de comunicação e marketing digital tenham sucesso em 2024.
Franquias de eletrônicos e tecnologia
As franquias virtuais que exploram tecnologias emergentes, como realidade virtual, inteligência artificial e automação residencial, podem estar na vanguarda do sucesso em 2024. Também são boas apostas as marcas que trabalham com venda e manutenção de celulares, tablets e computadores.
Franquias de educação online
O interesse crescente em ensino remoto e a busca por desenvolvimento pessoal podem impulsionar franquias virtuais no setor de educação online.
As franquias que oferecem cursos profissionalizantes, treinamentos especializados e aulas de idiomas, por exemplo, devem estar no radar dos empreendedores.
Franquias de loja virtual
Marcas que atuam com formato de loja virtual podem ser bastante lucrativas porque os consumidores estão cada dia mais habituados a comprar itens por meio da internet, e isso deve se intensificar neste e nos próximos anos.
Franquias de saúde e bem-estar
Franquias virtuais que oferecem serviços como consultas médicas online, programas de condicionamento físico personalizados, venda de suplementos, entre outros produtos e serviços podem atrair um público interessado em cuidar da saúde remotamente.
Certamente, além desses setores, muitos outros podem se dar bem com o formato de atuação virtual, especialmente se estiver alinhado com as tendências tecnológicas que o franchising deve vivenciar ao longo desse ano.
5 vantagens das franquias virtuais
Atuação sem um ponto fixo
As franquias virtuais operam principalmente pela internet, eliminando a necessidade de uma presença física. Isso significa que os franqueados podem gerenciar seus negócios a partir de qualquer lugar, reduzindo custos com aluguel e despesas operacionais.
Baixo aporte inicial
Em comparação com as franquias tradicionais, as virtuais geralmente são mais baratas. Isso está atrelado à ausência de custos relacionados à instalações físicas, estoque volumoso, maquinários, contratação de funcionários e outros gastos que as franquias físicas possuem.
Horários flexíveis
Em algumas franquias virtuais, os empreendedores têm flexibilidade de definir seus próprios horários de gerenciamento da franquia.
Nesses casos, eles podem conciliar suas atividades pessoais com o cuidado do negócio, ou até mesmo ingressar na franquia com o intuito de fazer uma renda extra.
Atualizações constantes
Como dependem de plataformas digitais, esse tipo de franquia passa constantemente por atualizações em suas tecnologias, e estão sempre de olho nas tendências do seu setor.
Isso as torna mais adaptáveis às mudanças no comportamento do consumidor e nas demandas do mercado.