Guia Franquias de Sucesso

Mercado de franquias cresce 8,1% no 2° trimestre de 2016

franchising

franchising

Mesmo com a crise, o mercado de franchising vem se mostrando uma boa oportunidade de investimento e negócio . Foi isso que mostrou uma pesquisa da ABF – Associação Brasileira de Franchising –, a qual apurou um crescimento de 8,1% na receita do setor no 2º trimestre deste ano comparado ao mesmo período de 2015.

Os números no período subiram de R$ 32,537 bilhões para R$ 35,180 bilhões, mostrando que este mercado realmente é promissor. Ainda segundo a pesquisa, esse ritmo de crescimento foi semelhante ao registrado nos primeiros três meses de 2016, quando atingiu 7,6%.

De acordo com os dados levantados, fatores como o aumento de custos, a baixa atividade econômica e a escassez de crédito continuam a impactar o setor, mas a leve melhora na confiança do consumidor refletiu em alguns segmentos.

Para a presidente da ABF, Cristina Franco, a equação é simples: “A economia brasileira e o franchising parecem se encaminhar para uma situação de maior estabilidade. Depois de 12 meses de muito trabalho, com ações como redução de custos, busca por maior eficiência, renegociação com fornecedores e até revisão de mix de produtos e de modelos de negócios, grande parte do ajuste necessário foi realizado”, conta em comunicado oficial à imprensa.

Outros números do estudo também mostram o quão crescente é este segmento: o setor registrou um índice de expansão de 3,6% em unidades de franquia em relação ao ano de 2015. Essa variação representa um incremento de 2.612 novas operações de franchising no Brasil, totalizando 143.866 unidades.

Sair da versão mobile