Como prestar um suporte eficiente em franquias com apoio de tecnologia

0
2426
suporte nas franquias
suporte nas franquias

Quem tem a intenção de investir no franchising, normalmente está procurando a oportunidade de gerenciar um negócio tendo o respaldo de uma marca que já é conhecida no mercado e tem muito conhecimento para transmitir. É por isso que o suporte nas franquias é tão importante.

Mesmo que o franqueado tenha experiência na gestão de empresas, contar com a ajuda da franqueadora antes, durante e depois da implantação é fundamental, principalmente, em dois aspectos.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

O primeiro deles está relacionado com a expansão. Ao avaliar uma rede de franquias, o empreendedor geralmente procura aquelas que não só apresentem bons valores de investimento e retorno, mas que também possam oferecer as melhores condições de suporte.

O segundo aspecto diz respeito ao crescimento das franquias, já que uma unidade que tem um acompanhamento constante da matriz e conta com seu auxílio para fazer pequenas correções e otimizar seus resultados tem muito mais chances de prosperar.

Mas, como prestar um suporte nas franquias estando distante delas? A tecnologia pode ser a solução. Através dela, é possível estar sempre disponível, próximo do franqueado e ajudá-lo a resolver problemas, independente da localização da unidade.

Vamos conhecer a seguir algumas das principais ferramentas de suporte nas franquias que colocam a tecnologia a favor do seu negócio.

Ponto comercial e projeto arquitetônico

Uma das primeiras necessidades de quem adquire uma franquia é transformar o ponto comercial escolhido em uma unidade condizente com todos os aspectos operacionais e com o visual da rede.

Nesse sentido, a franqueadora pode ajudar fazendo um estudo dos locais mais atrativos para o franqueado, considerando fatores como a região, público que circula pelas redondezas, presença ou ausência de concorrentes, aluguel do ponto e reformas necessárias. Toda essa pesquisa pode ser feita remotamente e entregue para o franqueado por e-mail, por exemplo.

Além disso, a rede também pode auxiliar na criação de um projeto arquitetônico digital, uma proposta estrutural que mostra para o novo franqueado como o ponto que ele escolheu vai ficar depois de ser adaptado para os padrões da rede.

Central de atendimento

Certamente ter uma central de atendimento é um dos pontos principais de um bom suporte nas franquias.

Quando a sua marca está disponível através de canais de contato como chat, e-mail, telefone e outros meios, a tendência é que o franqueado se sinta muito mais seguro e confiante, e possa solucionar dúvidas e resolver pequenos problemas antes que eles se tornem maiores.

Para ser eficiente, o ideal é que a central de atendimento permita que o franqueado entre em contato através de canais diferentes e que o retorno seja o mais rápido possível.

Extranet ou intranet

A extranet ou intranet, um ambiente virtual em que um número limitado de usuários acessa informações, é também uma excelente ferramenta de suporte nas franquias, já que faz todo o sentido ter um espaço de comunicação restrito para a matriz trocar informações com os franqueados.

Através desse recurso, é possível publicar comunicados, atualizações, reforçar regras e padrões que as franquias devem seguir, além de permitir que os franqueados tirem dúvidas e façam treinamentos online.

Consultoria de campo

A consultoria de campo pode ser feita com um mix de trabalho digital e presencial, sendo realizada em três etapas distintas.

Para começar, a franqueadora cria parâmetros, checklists e questionários que vão servir para avaliar o desempenho de cada unidade em vários aspectos, como atendimento, apresentação da equipe, técnicas de vendas e divulgação, por exemplo.

Depois de submeter cada unidade aos questionários criados, um consultor analisa quais fatores precisam ser melhorados e faz uma visita à franquia para conversar com o franqueado e acompanhar o dia a dia do negócio.

E, por último, o consultor propõe um plano de ação, ou seja, um conjunto de mudanças estratégicas para melhorar  o desempenho. Esse plano de ação tem metas a serem cumpridas dentro de um prazo, e o consultor segue acompanhando se o franqueado vai realizar todas elas conforme orientado.

Essa é uma forma bem interessante de suporte nas franquias porque permite que todas as unidades sejam analisadas de acordo com os mesmos padrões, e oferece a chance de uma franquia que está tendo problemas receber ajuda para voltar aos eixos.

Universidade corporativa

A universidade corporativa nas franquias funciona como uma central de ensino a distância em que  a matriz pode criar e disponibilizar para os franqueados cursos e materiais sobre temas que contribuam com o desempenho de suas unidades.

O objetivo da universidade corporativa é verticalizar temas que não puderam ser aprofundados no treinamento padrão, mas que são importantes para a rede prosperar. Assuntos como atendimento, gestão de finanças, liderança, empreendedorismo, fluxo de caixa, fidelização de clientes e gestão de estoque, por exemplo, são alguns temas interessantes e que podem ser bastante explorados em um ambiente como esse.

Através dos conteúdos disponibilizados na universidade corporativa, a franqueadora consegue não só manter os seus franqueados sempre atualizados, como também pode avaliar o desempenho de cada um deles através de avaliações online e testes.

Central de compras

É muito mais fácil manter a conformidade nos produtos e serviços e um bom nível de controle se todas as franquias comprarem insumos, produtos e equipamentos no mesmo lugar. A central de compras cumpre justamente esse papel.

Esse é um recurso de suporte nas franquias que reúne os fornecedores homologados, permitindo que todas as unidades utilizem os mesmos materiais, obtenham preços mais competitivos e façam a sua gestão de estoque e de compras de uma forma mais fácil e simples.

Ter uma central de compras como um suporte nas franquias também é uma forma interessante de monitorar o volume de compras de cada franquia comparado ao número de vendas que realiza.

Quando é detectado que uma unidade está vendendo muito menos ou muito mais do que compra, a matriz pode identificar rapidamente e reforçar conceitos de gestão de estoque antes que isso se torne um problema grave.  

Sistema de CRM para franqueados

Oferecer um bom sistema de CRM, ferramenta de relacionamento com clientes, também é uma boa forma de atrair novos franqueados e dar um suporte mais eficiente para sua rede.

As plataformas de CRM permitem que cada unidade cadastre os seus clientes, acompanhe a prospecção e o progresso dos consumidores dentro do funil de vendas e ainda auxiliam na criação de estratégias focadas em conversão.

Ou seja, são fundamentais não só para registrar quem são os compradores de uma forma mais organizada, mas para garantir que novos clientes sejam encontrados e a franquia tenha ferramentas para transformá-los em consumidores fiéis.

Conheça o Solutto

Se você gostou da ideia de oferecer um suporte mais completo para os seus franqueados com a ajuda da tecnologia, precisa conhecer o Solutto, um sistema de gestão modular para franquias que vai transformar o seu negócio.

O Solutto conta com soluções focadas em expansão de franquias, consultoria de campo, PDV para franquias de varejo, extranet, universidade corporativa, central de compras, gestão de royalties e fundo de propaganda, CRM e muito mais. Como os softwares são modulares, você pode escolher aqueles que mais têm a ver com a sua franquia e suas necessidades.

Com um sistema simples e intuitivo e suporte sempre que precisar, você poderá fazer uma gestão mais profissional, organizada e completa das suas franquias, e ainda vai oferecer sistemas eficientes e ágeis para os seus franqueados. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui