Quais as vantagens e desvantagens de ter uma franquia?

0
1366
quais as vantagens e desvantagens de ter uma franquia
quais as vantagens e desvantagens de ter uma franquia

Em todos os formatos de empreendedorismo existem desafios, e o sistema de franquias não fica fora disso. Há diversas vantagens e também obstáculos na hora de abrir uma unidade franqueada, mesmo esse já sendo um modelo de negócio testado.

Entretanto, existem maneiras eficientes de lidar com esses desafios e que podem facilitar muito o gerenciamento do negócio.

Para Eduardo Santinoni, sócio fundador da Y Consultoria, que há 10 anos contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de empresas e pessoas envolvidas no ecossistema de franquias e redes, é impossível dizer que uma franquia não tem desafios ou momentos difíceis, ainda que eles sejam diferentes dos negócios tradicionais.

“Quando você compra uma franquia, está comprando um atalho, está comprando alguém que já testou uma marca, um produto, um processo e não vai precisar fazer isso do zero. Mas no dia seguinte, depois que você adquiriu [a franquia] e começou a operar, tem um negócio como outro qualquer. Você vai ter que fazer compras, vai ter que gerenciar a equipe, vai ter que cuidar do cliente, administrar o marketing, administrar as finanças e todos os desafios inerentes à abertura de qualquer negócio”, explica Santinoni.

Nesse sentido, apesar do novo franqueado ter um modelo de negócio para seguir — o que torna o investimento mais seguro — é notório que haverão alguns desafios para encarar, principalmente porque abrir uma franquia requer dedicação do investidor.

Portanto, antes de escolher uma franqueadora para ingressar é fundamental conhecer as suas exigências, qual serão as suas atividades no negócio e só depois disso focar nas estimativas de sucesso.

Desafios das franquias

Para alguns empreendedores, o maior desafios de ter uma franquia é seguir à risca os padrões e protocolos do franqueador.

No entanto, manter essa conformidade é essencial, não só porque esse aspecto faz parte do contrato entre franqueador e franqueado, mas porque os clientes da marca buscam ter a mesma experiência que já tiveram em outras unidades da rede.

“É importante saber que, se você está entrando em uma franquia, vai ter que seguir os padrões e, muitas vezes, não ter a total autonomia de fazer tudo que quer, do jeito que quer. É preciso respeitar uma marca e uma rede que segue esses padrões. Então, para algumas pessoas, seguir isso tudo e não ter essa autonomia total é um grande desafio”, aconselha o fundador da Y Consultoria.

Nesse sentido, independente do segmento que o investidor escolher, ele deverá:

  • Assumir as responsabilidades do negócio;
  • Colocar em prática todo conhecimento adquirido no treinamento da rede;
  • Estar em contato com a franqueadora por meio do suporte;
  • Se dedicar ao gerenciamento da unidade;
  • Desenvolver as atividades demandadas pela rede;
  • Cuidar da equipe que atende os clientes, dependendo do formato escolhido;
  • Estar por dentro do seu mercado de atuação e das novidades que surgirem nele;
  • Realizar a gestão financeira do negócio.

Antes de assinar o contrato, é muito importante tirar todas as suas dúvidas com o franqueado sobre os seus deveres e alinhar as suas expectativas sobre o dia a dia negócio.

As vantagens das franquias

Apesar de ter desafios, como qualquer outro negócio, as franquias possuem inúmeras vantagens para os investidores, como:

  • Representar uma marca consolidado no mercado;
  • Replicar um modelo de negócio bem-sucedido;
  • Investimento consideravelmente mais barato do que empreender sozinho;
  • Ter apoio do franqueador para montar o plano de negócio e traçar estratégias para a unidade;
  • Estimativas reais de prazo de retorno, capital de giro, espaço necessário para a instalação da unidade;
  • Ajuda para encontrar o melhor ponto comercial;
  • Contato com uma rede de fornecedores;
  • Programa de treinamento completo para gerir a franquia;
  • Suporte contínuo com consultores;
  • Apoio e networking com outros franqueados.

Ou seja, mesmo que abrir uma franquia tenha seus desafios, o franqueado terá sempre apoio de quem já entende do ramo de atuação para saber a melhor maneira de lidar com eles.

Porém, caso opte pelo franchising, é fundamental que o investidor faça uma boa pesquisa para encontrar uma rede que esteja alinhada com seus interesses e princípios e que tenha um bom histórico no franchising. Não deixe também de conversar com outros franqueados para entender como é o relacionamento deles com a franqueadora.

Assim, suas chances de sucesso serão muito maiores!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui