Em sua 28ª edição, o Selo de Excelência em Franchising, chancela do mercado de franquias organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), bateu recorde. A edição de 2018 foi a que recebeu o maior número de inscrições de franquias e a que mais teve redes chanceladas. No total, foram 251 marcas inscritas e 218 franquias chanceladas.

O Selo de Excelência em Franchising (SEF) já é tradicional no mercado brasileiro e é concedido a redes de franquias com base na opinião de seus próprios franqueados. Para a edição deste ano, foram realizadas mais de 1,1 mil entrevistas qualitativas com franqueados.

“Os principais resultados da Pesquisa do Selo este ano refletiram o trabalho das redes que conquistaram a chancela ao buscarem a excelência em suas gestões. Mais do que uma chancela, o Selo de Excelência em Franchising da ABF possibilita às marcas participantes analisar seus pontos fortes, aqueles em que a rede precisa melhorar, além do que, a pesquisa é um importante instrumento de direcionamento, confirmação e reorientação de políticas e metodologias de gestão da rede”, comenta Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, em nota divulgada à imprensa.

Entre os pontos avaliados nas redes de franquias pelos franqueados estão itens como suporte, treinamentos, convenções, encontros regionais, abertura para ouvir o franqueado, destinação do capital para ações de marketing, busca de melhorias para o cliente final e para aumentar a rentabilidade da franquia etc.

“Um ponto fundamental no processo é o próprio resultado da pesquisa em formato de relatório, entregue pela ABF a cada franqueador participante do processo. Portanto, a simples submissão da rede a esse escrutínio já é um benefício importante e a obtenção do Selo uma verdadeira vitória, ainda mais se lembrarmos que no Brasil operam mais de 2,8 mil redes franqueadoras. Logo, menos de 10% das redes possuem a honraria”, ressalta Décio Pecin, presidente da Comissão de Ética da ABF.

Destaques do Selo de Excelência em Franchising em 2018

O Selo de Excelência em Franchising é dividido em categorias para a chancela – Pleno (marcas com pelo menos dez franqueados e dois anos de mercado), Sênior (marcas com a partir de 30 unidades e cinco anos de mercado) e Máster (marcas com a partir de 60 unidades e mais de dez anos de mercado).

Na 28ª edição, o SEF destacou as seguintes redes nessas categorias: Centro de Ensino Grau Técnico na categoria Pleno; First Class na categoria Sênior; e Influx na categoria Máster.

Além disso, a ABF homenageou algumas redes chanceladas por vários anos com o SEF. A premiação, com um troféu especial, foi concedida a franquias com 10, 15 e 20 chancelas até 2018. As redes Habib’s e Rei do Mate se destacam nessa categoria, ambas com mais de 20 selos de excelência acumulados.

Entre os parceiros do Guia Franquias de Sucesso que receberam o Selo de Excelência em Franchising em 2018 estão a ERA (Expense Reduction Analysts), a 10 Pastéis, a Microlins, a People, a Prepara Cursos, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA