Com um ambiente descontraído e produtos acessíveis, as franquias de espetinho atraem os consumidores – e, consequentemente, chamam a atenção de quem busca por opções de franquias de alimentação para investir.
Já consolidado e com crescimento constante, o mercado de alimentação continua em alta no franchising: segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento faturou 10,59 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2018, registrando um crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período no ano passado.
➥ Busca franquias de comidas para investir? Confira nosso guia de franquias de alimentação (com valores de investimento)
Além dos bons números do mercado de alimentação, as franquias de espetinho têm a seu favor a popularidade do produto que é o seu carro chefe. Os espetinhos, vendidos em múltiplas variações (carne, kafta, queijo, frango, entre outros), são alimentos de consumo rápido, com preço mais baixo em comparação a outros pratos e que permitem um preparo simplificado.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Para aumentar o tíquete médio de consumo, as redes que atuam nesse segmento geralmente também trabalham com chopp e cervejas, além de porções, drinks e petiscos, atraindo especialmente o público em busca de locais para happy hour, lazer e momentos descontraídos com os amigos.
O atendimento é um item crucial para o sucesso desse tipo de negócio, e deve ser foco da atenção dos franqueados. Guilherme Siriani, diretor da Raia 1 Consultoria, destaca a importância de que uma franquia de espetinho consiga oferecer excelência em atendimento e compromisso com a disponibilidade aos clientes.
“Esse ponto da disponibilidade é o primeiro desafio. Muitas vezes os clientes procuram o estabelecimento, mas há uma fila no PDV, e, se for para atender um evento, nem sempre há agenda livre. Além disso, o outro ponto crucial é a oscilação do faturamento, uma vez que durante a semana o movimento pode não ser tão alto, mas, num fim de semana, a demanda extrapola. Por isso a necessidade de ajuste dessa disponibilidade, para não perder o faturamento quando a demanda aumenta”, explica o especialista.
Junto ao atendimento, é preciso atentar-se também à qualidade dos produtos comercializados na franquia. Em muitos casos, a própria franqueadora é quem fornece os espetos ou bebidas – neste caso, o franqueado deve avaliar, além da qualidade, as condições de compra previstas pela empresa.
“O franqueador de alimentação precisa ser extremamente cauteloso com o estoque do franqueado, ajudando-o a manter uma estrutura confortável e perto do custo mínimo da operação. A gestão e acompanhamento dessa média é de extrema relevância”, aponta Guilherme.
A qualidade do produto não é a única coisa que conta: é crucial também manter uma boa preparação. Na maioria dos casos, os espetos são fornecidos prontos aos franqueados, que devem cuidar apenas da preparação para servir aos clientes, e essa preparação precisa de cuidado para sair no ponto. Os complementos também merecem atenção – nada de servir cerveja quente para os consumidores!
Como neste nicho de negócio o movimento é maior durante o final de semana, é preciso ter o estoque preparado para essa alta, garantindo que as bebidas estejam geladas e que a equipe esteja pronta para dar conta do volume de produtos a serem entregues. Vale conferir os manuais de operação e formas de treinamento oferecidos pela franqueadora, que devem orientar nesse processo operacional.
Quanto ao perfil ideal para um candidato a uma franquia de espetinho, Siriani indica: “o futuro franqueado necessita ter uma identificação com o segmento de alimentação e com o mercado de eventos. Além de estar ciente de que é uma operação no ramo alimentício, ou seja: demanda todos os cuidados necessários quanto à limpeza e higiene da estrutura, uniformes da equipe de atendimento e cozinha”.
Opções de franquias de espetinho
Confira a seguir algumas opções de franquias de espetinho. Os dados de investimento são divulgados pela ABF ou fornecidos pelas empresas.