Tendência nos últimos anos, as comidas gourmet vêm ganhando o mercado e chamando a atenção do público consumidor. E quem pensa em investir em franquias de alimentação gourmet encontra oportunidades variadas, com opções para diferentes gostos e bolsos.
Um dos mais tradicionais do franchising brasileiro, o segmento de alimentação oferece aos investidores boas oportunidades para investimento em um setor que só tem a crescer no país. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), dentre as marcas associadas à ABF, a presença está firmada em todos os estados brasileiros: são mais de 25,5 mil unidades de franquias de alimentação em operação.
➥ Busca franquias de comidas para investir? Confira nosso guia de franquias de alimentação (com valores de investimento)
Além dos tradicionais restaurantes e lanchonetes, o segmento fica de olho nas tendências de mercado e mudanças de consumo do brasileiros, o que aponta como indicador de oportunidade de investimento alguns nichos: de alimentação saudável e de alimentação gourmet.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
A expectativa para os próximos anos é que as franquias que atuam com foco em alimentação especializada, com maior atenção ao preparo de lanches e refeições continuem registrando bom desempenho no mercado. Franquias que trabalham com hambúrgueres, por exemplo, encontram espaço e possibilidades para investimento no nicho gourmet.
Lanchonetes e “carrinhos de sanduíche”, que antes ocupavam somente as ruas das cidades brasileiras, de uns tempos pra cá vêm se transformando em restaurantes com boa infraestrutura, maior qualidade e diversificação de alimentos, e investimento em diferentes atrativos para a clientela.
De acordo com pesquisas do Instituto Foodservice Brasil (IFB), as marcas de restaurantes e lanchonetes que operam no formato fast food atendem, todos os anos, mais de 80 milhões de brasileiros, movimentando mais de 178 bilhões de reais ao ano. Ao mesmo tempo, os brasileiros ocupam o ranking de maior gasto com fast food da América Latina, de acordo com a EAE Business School.
A pesquisa aponta ainda que, no Brasil, os brasileiros gastaram, em média, 265 reais no ano de 2015 apenas com alimentação fast food. Até o final de 2019, esse tipo de consumo deve crescer 30,88%. As expectativas de aumento no consumo de sanduíches, hambúrgueres e cachorros quentes abre portas também para as marcas que apostam em gourmetização desse alimentos de consumo rápido, pegando carona no bom desempenho do segmento de alimentação como um todo.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, em 2018, o segmento registrou crescimento de 6% em comparação com o faturamento em 2017. Ao todo, a receita das franquias de alimentação atingiu mais de 42,8 bilhões de reais.
O especialista em franchising Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes, reflete que as perspectivas para o segmento de alimentação, apresentam bom momento para investimento de quem ainda pretende apostar em uma franquia. “No segundo trimestre de 2019, o segmento cresceu 5,4% em relação ao mesmo período em 2018, o que representa 11,5 bilhões de reais de faturamento. Trata-se de um segmento importante para o franchising, com boas perspectivas de crescimento”, comenta.
Mércia Machado Vergili, consultora em franchising da GSPP, entende os últimos meses de 2019 como bom momento para investimento.
“Ainda há tempo de fazer boas negociações de pontos comerciais, e existem muitas franquias com excelentes oportunidades, com unidades prontas para serem implantadas. A abertura de uma loja, pode demorar de dois a quatro meses em média, assim vale a pena começar o quanto antes. O ano de 2020 promete ser um ano ainda melhor que 2019, com a economia mais aquecida, mais negócios devem ser feitos”, explica Vergili.
Para Kalaes, embora o nicho gourmet não apresente números concretos de crescimento, é o que mais fatura no franchising. Entretanto, é preciso atenção: “não considero o nicho gourmet um negócio para quem vai estrear no mundo corporativo, devido a alta complexidade operacional”, alerta o especialista.
“O mais importante de tudo é fazer uma escolha correta de ponto para o público certo e, principalmente, ter afinidade com o modelo de negócio. Mesmo sendo um desafio operar uma franquia de alimentação gourmet, existem boas opções para quem quer entrar neste mercado e pode ser um negócio atrativo e com público fidelizado”, completa Vergili.
Como qualquer investimento em franchising, independente do segmento ou nicho de atuação, o indicado é que o futuro franqueado estude o mercado de atuação, entenda o suporte oferecido pela rede e busque conversar com franqueados que já atuam no segmento gourmet, por exemplo.
“É interessante saber se outros franqueados estão satisfeitos com o negócio, qual o valor investido e os retornos da operação. O diferencial de um restaurante gourmet está nos detalhes de atendimento e preparo dos pratos, nos produtos que são servidos, como servi-los, e pode ser necessário um chef de cozinha. Estas questões devem ser solucionadas pelo franqueador, que dará todo treinamento para o atendimento, elaboração dos pratos e serviços”, explica Vergili.
A especialista ainda comenta que não vê muita diferença entre os restaurantes tradicionais e os que trabalham com linhas gourmet, uma vez que ambos, cada um em sua categoria, precisam realizar bons atendimentos e preparo de alimentos com qualidade, para satisfazer o público. “No restaurante gourmet, pode ser que o franqueado invista um valor maior, mas nem sempre isso acontece”, comenta Vergili.
Para Kalaes, o investimento no nicho gourmet traz diferenciais na rotina de operação e nas formas de atendimento ao público. “É um setor apaixonante, e os investidores que buscam esse segmento têm uma relação direta com o negócio. Estes são os principais pontos positivos que devem ser analisados por quem busca investir no nicho gourmet e, claro, gostar do que faz”, opina o especialista.
Kalaes ainda faz alguns apontamentos do cenário de alimentação e das tendências do mercado: “as franquias gourmet estão em alta, principalmente as que trabalham com alimentação saudável. Há uma alta na procura, devido à preocupação da população em relação ao consumo de produtos menos calóricos e mais funcionais e, por isso, muitas redes estão investindo nesse setor. Para quem estiver pensando em investir no nicho, vale a pena pensar algo relacionado à alimentação saudável, que não é moda e sim um hábito, portanto, veio para ficar”.
Opções de franquias de alimentação gourmet
A seguir, selecionamos franquias de alimentação gourmet. Os dados de investimento das franquias foram informadas pelas próprias marcas ou divulgados pela ABF.