Um dos princípios das franquias é manter a conformidade e a padronização nas unidades. A escolha de bons fornecedores está diretamente ligada a isso.

Se uma hamburgueria permite que os franqueados comprem os pães onde quiserem, por exemplo, é bem provável que os lanches das unidades sejam totalmente diferentes entre si. E isso não é conveniente no modelo de franchising.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Por outro lado, orientando seus franqueados a comprarem apenas de fornecedores homologados, você garante não só a qualidade, mas tem certeza de que os produtos finais serão os mesmos em toda a rede.

Mas, afinal, como escolher um bom fornecedor para atender sua rede de franquias? É o que veremos a seguir.

Defina um perfil ideal

Assim como as franqueadoras criam um perfil ideal na hora de buscar seus franqueados, também é interessante definir algumas características que a companhia busca em um bom fornecedor.

Faixa de preço, prazo de entrega, reputação no mercado, condições de pagamento e nível de qualidade dos produtos, por exemplo, podem ser bons fatores para determinar antes mesmo de começar a seleção.

Sabendo o que sua empresa quer de um fornecedor fica muito mais simples encontrá-los e escolher os melhores entre as opções.

Avalie a flexibilidade na negociação

Nos últimos anos, a economia brasileira não tem se mostrado tão estável quanto os empresários gostariam. ´

Apesar do franchising seguir em plena expansão, durante os períodos mais críticos da crise econômica muitas franqueadoras tiveram que renegociar condições e prazos com seus fornecedores para se manter de portas abertas.

Pensando que existe a possibilidade de uma nova crise acontecer, o ideal é que escolha empresas que já tenham empatia pelos negócios que atendem e uma boa abertura para renegociar, caso necessário.

Estude a logística

Na hora de escolher um fornecedor para atender suas franquias também é fundamental pensar em questões geográficas e de logística.

Entender como o fornecedor vai entregar a mercadoria, em quanto tempo e quanto isso vai custar é fundamental para que os gestores possam avaliar se o processo compensa ou não.

Também é preciso levar em consideração se o tempo de deslocamento e as condições de armazenamento não vão prejudicar a integridade e a qualidade do que está sendo fornecido.

O melhor, principalmente para redes que têm unidades espalhadas em vários estados brasileiros, é buscar fornecedores em locais estratégicos e regionalizar o fornecimento de produtos.

Analise o atendimento

Avaliar o atendimento antes e depois das vendas também pode te ajudar a formar um time ideal de fornecedores. Afinal, de nada adianta a empresa oferecer bons produtos e preços competitivos, se o atendimento for lento, rude e ineficiente.

Uma boa forma de analisar esses aspectos na prática é propor um período de experiência. Manter a nova marca como fornecedora de algumas unidades por alguns meses é uma boa forma de entender como será a dinâmica com a companhia e até se os clientes aprovam o fornecedor.

Conte com a ajuda dos franqueados

Depois que tiver selecionado algumas empresas pra serem as novas fornecedoras de produtos e serviços da sua franquia, é uma boa ideia convidar os franqueados para conhecer e avaliar os fornecedores.

Envolver os franqueados nos processos de decisão e contar com a opinião deles é uma forma de manter um bom relacionamento com os investidores e ter a percepção de quem está diariamente lidando com os aspectos operacionais do negócio.

Crie uma lista de “fornecedores extra”

Mesmo depois de formar a sua lista de fornecedores fixos pode ser interessante manter alguns “fornecedores extra”; ou seja, empresas que não vão comercializar itens frequentemente para sua rede, mas que, em caso de necessidade, estão gabaritadas para fazê-lo.

Organize os processos com Solutto

Depois de escolher os seus fornecedores, será necessário ter um ótimo sistema para homologá-los e facilitar a comunicação entre os fornecedores e seus franqueados. Para isso, a Solutto conta com a central de compras.

Pioneira em sistemas de gestão para o franchising, a Solutto criou uma plataforma onde os franqueados podem comprar diretamente dos fornecedores ou das centrais de distribuição de forma rápida, segura e sem erros.

O módulo de central de compras organiza os produtos e fornecedores, emite notas fiscais automaticamente e pode ser integrado com a gestão de estoque. Tudo isso garante maior conformidade, controle e rapidez na operação.

DEIXE UMA RESPOSTA