As franquias de churros são uma boa tendência para quem busca por opções de franquias baratas de alimentação. Com modelos enxutos, esse tipo de negócio geralmente apresenta operação simplificada e custos reduzidos, especialmente na instalação.
Nesta matéria você vai encontrar mais informações sobre o mercado de franquias de churros e também opções de redes que trabalham com a sobremesa.
➥ Busca franquias de churros para investir? Confira nosso guia de franquias de alimentação (com valores de investimento)
O churro é um alimento com origem na Espanha, que se popularizou no Brasil em uma versão frita, em formato de tubo, tradicionalmente recheado com doce de leite ou chocolate, e coberto por uma camada de açúcar e canela.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
A sobremesa ainda é muito vendida em barraquinhas de rua, posicionadas nas portas de escolas e faculdades, praças e parques. Mas, de olho no potencial do produto, muitas marcas começaram se especializar na produção e venda do produto, se posicionando no mercado como franquias de churros e instaladas em centros comerciais, shoppings, galerias, aeroportos.
As franquias especializadas na venda da sobremesa não investem somente na forma tradicional do churros, feito com açúcar e canela e recheado de doce de leite. Apoiados na criatividade brasileira de oferecer aos clientes novos sabores e mix de ingredientes, os churros começaram a ser vendidos com novos recheios, coberturas, formatos, embalagens e formas de atendimento. Há também marcas apostam em versões diferenciadas, com churros vendidos como acompanhamento de sorvetes e outras sobremesas.
As marcas especializadas na venda de churros também apostam em modelos de franquias variados. A intenção é se destacar entre os concorrentes, e se tornar uma boa pedida na correria do dia a dia. Muitas franquias de churros podem ser encontradas no formato bike food, quiosques, food trucks ou de lojas tradicionais.
Cenário das franquias de churros
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de alimentação ocupa a quarta posição no ranking de maior crescimento no terceiro trimestre de 2018. Entre os meses de junho a agosto, o registrado para as redes que trabalham com alimentação foi de 8,1%. A ABF prevê que o avanço tenha origem no investimento das redes em promoções, melhores atendimentos, novos modelos de franquia e aposta em canais de venda mais práticos.
Já o mercado de sobremesas é um nicho com alta demanda e boa receptividade por parte dos clientes. A Pesquisa Food Service ABF, encomendada pela Associação e desenvolvida pela ECD Food Service, as marcas que atuam com foco na venda de sobremesas apresentaram crescimento em tíquete médio, com registro de alta de 5,4%.
No mercado de alimentação, o churros se destaca a partir do potencial criativo dos brasileiros, sendo uma alternativa saborosa em meio a correria do cotidiano, e quem se dá bem são os empreendedores que apostam neste mercado.
Entretanto, não somente de bom momento do mercado uma franquia de churros sobrevive. O empreendedor precisa estar atento à localização da franquia, documentação e exigências legais para inaugurar o negócio, cuidados com estrutura e pensar na equipe a ser contratada.
A começar pelo ponto comercial, o Sebrae orienta o empreendedor a levar em consideração questões como densidade populacional, perfil dos consumidores locais, estudo de concorrência, facilidades de acesso e locomoção no local, além de segurança e limpeza da estrutura comercial. Mesmo apostando na venda de um produto simples, o Sebrae aconselha investir em pontos comerciais melhor estruturados, com fácil circulação de pessoas e que estejam bem localizados: próximo a cinemas, parques, praças ou praias, por exemplo.
Em pontos comerciais bem estruturados, as marcas especializadas na fabricação e venda da sobremesa oferecem aos clientes um produto com mais qualidade, atendimento diferenciado, além dos clientes encontrarem ambiente limpo e higiênico.
A documentação e as demais exigências legais são de praxe de qualquer empreendimento. Para o Sebrae, é sempre interessante que o empreendedor conte com o auxílio de um contador, para suporte nos atos constitutivos da empresa, preenchimento de formulários e compreensão das legislações tributárias.
Toda empresa precisa ser legalizada e, para isso, o empreendedor deve recorrer aos órgãos responsáveis, como a Secretaria da Receita Federal e Estadual, Prefeitura do Município, entre outros órgãos. Um ponto positivo de se investir em uma marca que faz parte de uma rede de franquias, é a franqueadora, na maioria dos casos, garantir suporte completo com relação a documentação e demais burocracias importantes para enquadramento do negócio.
Comumente estruturadas em formato quiosque, as franquias de churros são encontradas, na maioria das vezes, instaladas em shoppings ou galerias comerciais. A estrutura mínima, de acordo com o Sebrae, é de dois metros quadrados, com flexibilidade para ampliação do negócio caso a marca prospere. A dimensão mínima indicada deve comportar equipamento para preparação do churros.
Para um loja, a estrutura deve se assemelhar de uma loja comercial. Os equipamentos devem ser dispostos de acordo com o processo de produção da sobremesa e não devem atrapalhar o fluxo dos funcionários, além de serem de fácil limpeza. O Sebrae aconselha que a área de produção do churros seja visível ao público, por meio de balcões e divisórias de vidro, por exemplo. O ambiente também deve seguir as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.
A seguir, selecionamos algumas opções de franquias de churros. As informações das franquias foram disponibilizadas pelas próprias marcas ou são divulgadas pela ABF.