Não é só no Brasil que as franquias de alimentação fazem sucesso. O food service é um dos segmentos mais fortes no mercado de franquias global e conta com algumas das marcas mais famosas do planeta.

Várias das maiores franquias de alimentação do mundo já estão em operação no Brasil em movimento de expansão, inclusive com oportunidades para novos franqueados. Além disso, algumas delas também figuram na lista de maiores franquias do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). É o caso do McDonald’s e do Subway, por exemplo, marcas que já contam com mais de 2 mil unidades em território brasileiro.

➥ Busca franquias de fast food para investir? Confira nosso guia de franquias de alimentação (com valores de investimento)

Outras, apesar de já serem amplamente populares em outros países do mundo, estão apenas começando a ganhar espaço no mercado de franquias do Brasil. O Taco Bell, que iniciou seu processo de expansão há pouco tempo no Brasil, é uma dessas marcas. Com planos de crescer em terras tupiniquins, a rede de comida mexicana por enquanto está presente apenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Há também marcas que não estão com oportunidades abertas de expansão por franquias no Brasil, apesar de continuarem abrindo novas unidades franqueadas em outros países. Um exemplo é a Wendy’s, que opera no Brasil apenas com lojas próprias, e a Arby’s, que encerrou suas operações no Brasil em 1999.

Os Estados Unidos são responsáveis pelos grandes sucessos entre as maiores franquias de alimentação do mundo. Com origem norte-americana, as redes que contam com mais unidades em todo o planeta têm foco em atendimento rápido e se enquadram no segmento de fast food.

Outro ponto em comum entre as maiores franquias de alimentação do mundo é a variedade de modelos de negócio, o que também potencializa a expansão. As marcas oferecem aos investidores a possibilidade de atuar em locais que vão muito além dos tradicionais restaurantes de rua ou de praças de alimentação em shopping centers. Há lojas dessas redes em pontos alternativos como aeroportos, rodoviárias, centros empresariais, postos de combustíveis, entre outros.

Uma das grandes vantagens de atuar em parceria com uma dessas empresas é a marca consolidada, já reconhecida e admirada por milhares de consumidores. Apesar de manterem a identidade visual e a essência da marca em todos os países em que operam, as franquias também costumam fazer adaptações à cultura local, principalmente no cardápio, para conseguirem obter um bom desempenho mesmo longe de seu país de origem.

A seguir, você confere algumas das maiores franquias de alimentação do mundo. As informações são divulgadas pelas próprias empresas. No caso das redes com atuação no Brasil, os dados de investimento também são divulgados pelas marcas ou pela ABF.

1Subway

O Subway conta com mais de 40 mil unidades em todo o mundo, sendo mais de 2 mil delas instaladas no Brasil. A rede opera com um modelo voltado à alimentação saudável, com sanduíches preparados na hora com ingredientes frescos, escolhidos pelos próprios clientes. Fundado há mais de 50 anos nos Estados Unidos, hoje o Subway está presente em países nos cinco continentes – só nos EUA são mais de 24 mil restaurantes.

Para abrir uma franquia Subway no Brasil, o investimento parte de 357,5 mil reais.

2McDonald’s

Com mais de 33 mil restaurantes distribuídos por 119 países, o McDonald’s é uma das maiores redes de franquias de alimentação do mundo. O fast food tem lanches famosos em todo o planeta e aposta em um cardápio que traz, além dos sanduíches, sorvetes, acompanhamentos e bebidas. Só no Brasil são mais de 2,2 mil unidades, entre lojas de rua, pontos em praças de alimentação e quiosques. A Arcos Dourados é responsável pela expansão da marca na América Latina.

O investimento para se tornar um franqueado McDonald’s no Brasil parte de 2,5 milhões de reais e pode chegar a 4,18 milhões de reais. O payback é estimado entre 24 e 84 meses.

3KFC

O KFC tem mais de 20 mil lojas em mais de 120 países em todo o mundo. São cerca de 14 milhões de clientes atendidos todos os dias. A rede estadunidense famosa pelo balde de frango frito tem mais de 60 unidades em operação no Brasil e espera atingir 120 lojas até o final de 2019.

O investimento inicial em uma franquia KFC parte de 1,6 milhão de reais. Com faturamento médio mensal estimado em 300 mil reais, o negócio tem prazo de retorno estimado em 42 meses.

4Pizza Hut

A Pizza Hut é a maior rede de pizzarias do mundo: com mais de 16 mil restaurantes, a marca está presente em 100 países nos cinco continentes. Ao todo, são mais de 11 milhões de pizzas vendidas todos os dias ao redor do mundo. No Brasil são cerca de 190 unidades, em 24 estados. A meta da marca é abrir 700 novas lojas em todo o país até 2023.

Para abrir uma franquia da Pizza Hut no Brasil o investimento é de, em média, 1 milhão de reais. O prazo de retorno fica em cerca de 36 meses.

5Burger King

Segunda maior rede de hambúrgueres do mundo, o Burger King tem cerca de 15 mil lojas em todos os continentes, e vende mais de 2 bilhões de sanduíches por ano. No Brasil são 792 unidades, divididas entre franquias (161) e lojas próprias (631). A rede opera com modelos de restaurante de rua (com e sem drive thru), lojas para praças de alimentação e lojas de shopping com salão, fora da praça.

O investimento em uma franquia Burger King no Brasil fica entre 1,8 milhão de reais e 4 milhões de reais, variando conforme o modelo e a estrutura do negócio.

6Domino’s

Presente em 75 países, a Domino’s tem mais de 12 mil restaurantes em operação. A rede norte-americana se popularizou no mundo inteiro com um modelo com foco no delivery de pizza, primando velocidade na entrega e preços justos. No Brasil, a marca conta com mais de 200 unidades.

Para abrir uma franquia Domino’s o investimento inicial é de 730 mil reais a 910 mil reais. Com faturamento médio mensal de 155 mil reais, o retorno é previsto de 36 a 42 meses.

7Taco Bell

O Taco Bell é a maior franquia de alimentação do mundo com foco em comida mexicana. A rede de fast food traz em seu cardápio opções de pratos como tacos, nachos, burritos e quesadillas e já marca presença em 27 países. São mais de 7 mil lojas em operação, sendo de 6,5 mil delas estão nos Estados Unidos. Com expansão recente no Brasil, a marca tem 30 unidades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

O investimento em uma franquia Taco Bell fica entre 1,2 milhão de reais e 1,5 milhão de reais. O retorno é estimado em 36 meses, e o faturamento médio gira em torno de 200 mil reais.

8Dairy Queen

O Dairy Queen também nasceu nos Estados Unidos como uma opção de restaurante de serviço rápido. A marca está presente em mais de 25 países e conta com mais de 6,8 mil operações ao todo. Só nos EUA são mais de 4,5 mil lojas franqueadas. Apesar de já ter sinalizado interesse em trazer suas operações para o Brasil, o Dairy Queen não conta com unidades no país.

9Wendy’s

A Wendy’s conta com mais de 6,5 mil restaurantes distribuídos por 30 países em todo o mundo. Fundada nos Estados Unidos, onde opera no franchising, a rede tem em seu cardápio opções de hambúrgueres, saladas, fritas, chilli, café, bebidas e sobremesas. A marca chegou ao Brasil em 2016 e, no momento, atua no país apenas por meio de lojas próprias. Atualmente, a Wendy’s conta com cinco unidades em operação no Brasil, todas em São Paulo (quatro na capital e uma em Barueri).

10Arby’s

Também entre as maiores franquias de alimentação do mundo, a Arby’s tem mais de 3,4 mil restaurantes em operação em oito países. A cadeia de fast food, que é popular por seus sanduíches de rosbife, não está mais presente no Brasil mas carrega na história um breve período de operação em terras brasileiras. A marca chegou a se instalar em São Paulo na década de 1990, mas não sobreviveu e fechou as portas em 1999. Nos Estados Unidos, seu país de origem, a expansão continua ativa.

DEIXE UMA RESPOSTA