Fintechs: novas soluções para facilitar a gestão financeira da sua franquia

0
1714
fintechs solucoes franquias
fintechs solucoes franquias

Um dos principais motivos para o fracasso de um negócio se dá pela ausência de uma boa gestão. Não é por acaso que, de acordo com o Sebrae, a cada quatro empresas abertas no Brasil, pelo menos uma acaba fechando com menos de dois anos de operação. E os principais motivos apontados pelos empreendedores para o fechamento do negócio estão relacionados à má gestão.

Se formos olhar estes números no franchising, até vemos que a proporção é melhor: 1 em cada 33 empresas fecham nos primeiros 24 meses. Com certeza o know-how e o modelo de negócios repassados do franqueador ao franqueado ajudam, mas isso não significa que a gestão possa ser deixada de lado.

Mas, sabendo dessa importância da boa gestão para o sucesso do negócio, por que então vários empreendedores deixam-na de lado? Um dos motivos é a falta dos conhecimentos necessários. Neste caso, a solução começa pela busca de uma educação empreendedora. Livros, cursos, blogs, podcasts e o Sebrae são algumas das opções onde você pode encontrá-la.

Outro motivo muito comum para a gestão ser deixada de lado é a falta de recursos. E não estou falando apenas de recursos financeiros, mas também de tempo e pessoas. Afinal de contas, apesar de existirem caríssimos softwares voltados para a gestão de negócios, é possível desenvolver a gestão de um pequeno negócio utilizando apenas planilhas.

Porém, não basta que estas planilhas simplesmente existam, afinal, elas são ferramentas, precisam ser alimentadas e analisadas. E o que as faz serem deixadas de lado, em muitos casos, é justamente a falta de tempo ou de pessoas.

Estes recursos escassos acabam sendo muito comuns na realidade dos micro e pequenos negócios. Porém, o empreendedor não deve, em momento algum, cruzar os braços e aceitar isso, mas sim, buscar soluções e alternativas que ajudem-no a reverter esta situação.

A tecnologia vem sendo muito importante para esta mudança. Com o surgimento das Fintechs, muitos benefícios estão surgindo para os micro e pequenos negócios.

Mas afinal, o que são Fintechs?

A expressão Fintechs vem da junção de financial (financeiro) e technology (tecnologia). Trata-se de empresas que desenvolvem inovações tecnológicas voltadas para o mercado financeiro. E mais do que inovações, estas soluções tornam os serviços financeiros muito mais eficientes, baratos, seguros e transparentes.

Desta forma, várias categorias de Fintechs passam a ser excelentes soluções para a gestão de sua franquia:

Controle Financeiro

Esta é a principal categoria que auxilia na gestão financeira. São plataformas que permitem registro de entradas e saídas, conciliação bancária, emissão de notas fiscais, controle de estoque, controle de vendas, orçamento.

São algumas opções: Conta Azul, Bling, Granatum, Quickbooks, Vhsys, Controlle e Meu Dinheiro.

Contas digitais 

É muito importante que uma franquia tenha conta bancária própria, no CNPJ da empresa. Além das questões legais, isto é importante para evitar que o dinheiro da empresa se misture com o dinheiro pessoal do empreendedor.

Porém, muitas vezes este acaba não abrindo uma conta jurídica por conta das altas taxas que os grandes bancos podem cobrar. Como alternativa, algumas empresas abrem contas digitais para pessoa jurídica, com tarifas mais baratas, ou em casos, com isenção de tarifas.

São algumas das opções: Banco Inter, Neon, Banco Original, BS2, Nubank, C6 Bank.

Plataforma de recebimento e cobrança

São opções que automatizam a cobrança dos clientes, com envio de links de pagamento via boleto e cartão de crédito.

São algumas opções: PagSeguro, Asaas, Paypal, Wirecard, Juno.

Maquininhas de Cartão

Até pouco tempo atrás, existem poucas opções de máquinas de cartão, todas elas ligadas a alguma instituição financeira tradicional, com altas taxas e condições não tão favoráveis. Com o movimento das Fintechs, surgiram novas opções de maquininhas, tornando o mercado mais competitivo, e, por isso, com melhores condições para os clientes.

São algumas opções: SumUp, Bin, Stone, Moderninha.

Empréstimo

Pequenos negócios têm, muitas vezes, dificuldades em conseguir empréstimos com boas condições nas instituições financeiras mais tradicionais. As fintechs de crédito surgiram como alternativas para taxas de juros menores e condições mais favoráveis. Além das modalidades de empréstimo tradicional, existem também opções de tomar dinheiro emprestado com investidores.

São algumas opções: BizCapital, Finpass, Iouu, Nexoos, Tutu Digital, Kavod Lending.

Controle financeiro pessoal

Além de ter contas separadas, é importante que o empreendedor tenha controles diferentes do seu dinheiro e do dinheiro da franquia. Para facilitar neste controle, alguns aplicativos auxiliam este processo, como é o caso do Guia Bolso, do Meu Dinheiro e do Mobills.

O movimento das Fintechs vem crescendo a cada mês e pode ser aproveitado também para auxiliar na gestão financeira das franquias. Além das ferramentas de controle financeiro, outras plataformas que automatizam processos, melhoram a experiência e reduzem custos só tendem a auxiliar o empreendedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui