Conhecimento nunca é demais. Por isso, os livros sobre franquias são uma ótima pedida para quem está pensando em investir em franchising ou já atua como franqueado ou franqueador.

Nesta matéria selecionamos dicas de leitura para se aprofundar no universo do franchising e entender mais sobre diferentes temas. São livros sobre franquias que trazem desde conceitos e termos básicos utilizados neste mercado até questões mais específicas como o relacionamento entre franqueados e franqueadores, estratégias de gestão, marketing e questões jurídicas.

Quem busca inspiração em livros sobre franquias também encontra boas dicas, com obras que trazem estudos de casos de grandes marcas e histórias de empresários de sucesso no segmento.

No geral, os autores são profissionais que já têm uma ampla experiência no mercado de franquias (como franqueados, franqueadores, advogados ou consultores) e escrevem a partir de aprendizados e visões práticas.

Anote as dicas e boa leitura!

livros sobre franquias

“Guia do Franqueado”, por Paulo Cesar Mauro

O “Guia do Franqueado” é uma boa opção de leitura para quem está na fase de pesquisa para investir em franquias. A proposta do livro é trazer uma análise aprofundada do sistema de franchising, ajudando o leitor a identificar franqueadores de sucesso, assim como dicas e orientações para se tornar um franqueado de sucesso. A obra aborda ainda direitos e responsabilidades de franqueadores e franqueados, para pintar um cenário geral de como funciona o sistema e ajudar o leitor a tomar sua decisão.

O autor, Paulo Cesar Mauro, tem longa atuação no mercado de franquias da América Latina e atualmente atua como consultor na Global Franchise. Publicado pela editora Nobel, o “Guia do Franqueado” está em sua segunda edição.

“Franquiês: O Idioma das Franquias – Glossário Brasileiro do Sistema de Franquias”

Este glossário apresenta ao leitor os principais termos e conceitos típicos do universo do franchising, com a proposta de tornar o vocabulário deste universo acessível. Essa é uma boa leitura para quem está na fase inicial de pesquisa, uma vez que ajuda na familiarização com termos técnicos amplamente utilizados por franqueadores, franqueados, consultores, advogados e outros profissionais que transitam nesse mercado. Além disso, é um bom material de consulta para tirar dúvidas pontuais sobre franchising.

Redigido por membros do Grupo de Excelência em Franquias (GEF), do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA/SP), o “Glossário Brasileiro do Sistema de Franquias” foi publicado em 2018 em formato de e-book e está disponível para download gratuito através deste site.

“Franquia de A a Z: O que você precisa saber”, por José Castro Schwartz

Organizado em formato de glossário, “Franquia de A a Z” procura trazer de forma prática e objetiva temas como os procedimentos burocráticos para abrir uma franquia, tributação, internacionalização, logística e questões tarifárias do universo do franchising. Indicado como uma fonte de informação e consulta, este livro sobre franquias pode ser aproveitado tanto por quem ainda está pensando em investir nesse mercado quanto por quem já atua como franqueado ou franqueador.

José Castro Schwartz é economista e tem ampla experiência no mercado de franquias. O livro é publicado pela editora QualityMark e está em sua segunda edição.

livros sobre franquias

“Franchising no Brasil: Tudo o que você precisa saber”, por Ana Cristina Von Jess

Ser franqueado é um bom negócio? Essa é uma das questões que o livro “Franchising no Brasil” se propõe a discutir. A obra discorre acerca de assuntos pertinentes a investidores em potencial, franqueados e franqueadores, abordando temas como escolha de uma franquia, relacionamento entre franqueador e franqueado, riscos desse modelo de negócio, localização da franquia, conversão de bandeira, como lidar com erros e mitos do universo do franchising.

Ana Cristina Von Jess é advogada especializada em Direito Empresarial, e já tem mais de 20 anos de experiência no mercado de franquias. “Franchising no Brasil” foi publicado em 2018 pela Lumen Juris Editora e está disponível para venda em formato físico e digital.

“Parcerias Lucrativas – Melhore seus relacionamentos no franchising e mude sua vida”, por Greg Nathan

“Parcerias Lucrativas” trata principalmente do relacionamento entre franqueadores e franqueados, discutindo questões como comunicação, atitudes e práticas de franchising. Partindo do ponto de vista de que o franchising é um sistema no qual as pessoas trabalham juntas, a obra busca apresentar formas de melhorar as relações nesse universo, para promover crescimento e lucro para ambas as partes envolvidas.

Greg Nathan é um empresário e psicólogo australiano que já atuou como franqueado e franqueador e tem especialidade em pesquisas sobre relacionamentos de sucesso no franchising. Hoje, o autor está à frente do Franchise Relationships Institute. “Parcerias Lucrativas” chegou ao Brasil por meio do Grupo Bittencourt, responsável pela tradução e publicação da obra, que já está em sua oitava edição.

“O Fator E – Como administrar o relacionamento franqueador/franqueado”, por Greg Nathan

Também de autoria de Greg Nathan e publicado no Brasil pelo Grupo Bittencourt, “O Fator E” é mais um livro para entender mais a fundo sobre os relacionamentos entre franqueadores e franqueados. Nesta obra, o psicólogo especialista em franchising desenvolve a teoria do Fator E, que consiste em seis estágios na relação entre ambas as partes. O objetivo é trabalhar com a ideia de que esse relacionamento deve ser positivo para franqueadores e franqueados, construindo uma relação ganha-ganha.

livros sobre franquias 2 1

“Franquias: tudo o que você precisa saber”, por Arlan Roque

Indicado para quem quer comprar uma franquia, franqueados, franqueadores e profissionais interessados no franchising, “Franquias: tudo o que você precisa saber” busca abordar de forma prática e com linguagem acessível as principais questões do sistema de franquias. O livro traz casos e exemplos práticos, abordando temas como contrato de franquia, Circular de Oferta, ponto comercial, marketing e suporte.

Publicada pela editora Alphagraphics – Agbook, a obra é assinada por Arlan Roque, especialista com 15 anos de vivência no franchising. Atualmente, o autor é gestor de expansão e novos negócios da Cacau Show.

“Gestão Estratégica do Franchising: Como construir redes de franquia de sucesso”, por Adir Ribeiro, Maurício Galhardo, Leonardo Marchi e Luís Gustavo Imperatore

A proposta de “Gestão Estratégica do Franchising” é abordar conteúdos relacionados à gestão estratégica com uma visão prática, construída através da experiência dos quatro autores no universo de franchising. A obra aborda conteúdos como boas práticas, papéis de franqueadores e franqueados, gestão, consultoria de campo, microfranquias, valuation e marketing. Indicado principalmente para franqueadores, o livro também pode ser uma boa leitura para franqueados que desejam aprofundar seus conhecimentos no mercado de franquias.

Adir Ribeiro, Maurício Galhardo, Leonardo Marchi e Luís Gustavo Imperatore têm atuação como franqueadores, franqueados e consultores de franchising. O livro é publicado pela DVS Editora e está em sua segunda edição.

“Gestão do Ponto de Venda: Os papéis do franqueado de sucesso”, por Adir Ribeiro, Maurício Galhardo, Leonardo Marchi, Luís Gustavo Imperatore e Tonini Júnior

Também publicado pela DVS Editora e reunindo os mesmos autores, além de Tonini Júnior, “Gestão do Ponto de Venda” é um bom livro para franqueados que querem potencializar seus resultados com boas práticas de gestão da unidade. A obra aborda as áreas de finanças, pessoas e vendas, trazendo boas práticas e exemplos de franqueados bem sucedidos nessas questões. O objetivo é aliar teoria e prática para estimular reflexões e inspiração para a gestão e a operação do ponto de venda de franqueados.

livros sobre franquias 2 2

“Marketing Para Franquias: As melhores práticas para franqueadores e franqueados”, por Denis Santini e Filomena Garcia

Não há dúvidas de que uma boa estratégia de marketing pode fazer toda a diferença no desempenho de um negócio. Com franquias, isso não é diferente. Em “Marketing Para Franquias” é possível aprender mais sobre conceitos e ideias de marketing para uma rede de franquias. O livros traz temas específicos como fundo de marketing e marketing de comunicação, além de assuntos mais gerais aplicados à realidade de franquias, como comunicação institucional, comunicação no ponto de venda e comunicação na internet.

Publicado pela Editora Saraiva, “Marketing Para Franquias” é assinado por Denis Santini, fundador do Grupo MD e professor no curso Marketing para Franquias da ESPM, e Filomena Garcia, sócia-consultora da Franchise Store.

“A Relação de Franquia no Mundo Empresarial e as Tendências da Jurisprudência Brasileira”, por Marina Nascimbem Bechtejew Richter

Uma boa dica de leitura para quem quer entender melhor questões acerca da Lei de Franquia, regulamentações e questões contratuais do franchising. “A Relação de Franquia no Mundo Empresarial e as Tendências da Jurisprudência Brasileira” tem foco principalmente em profissionais do Direito e visa discutir a validade e a eficácia de cláusulas inseridas em contratos de franquia.

Marina Nascimbem Bechtejew Richter é advogada, sócia do escritório NB Advogados e especialista em franchising. O livro é publicado pela editora Almedina.

“Franquias Brasileiras: Estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização”, por Pedro Melo e Tales Andreassi

Conhecer histórias de sucesso pode ser uma excelente forma de se inspirar e pensar em estratégias para o próprio negócio. Essa é a proposta de “Franquias Brasileiras”, livro que reúne estudos de caso com redes de franquias de diferentes segmentos. Aqui, o leitor pode conhecer os cases de marcas como Água de Cheiro, Chilli Beans, Contém 1g, Mahogany, Morana, Mundo Verde, O Boticário, TrendFoods (China in Box e Gendai) e Seven Idiomas.

Organizado por Pedro Melo e Tales Andreassi, “Franquias Brasileiras” é publicado pela editora Cengage Learning.

livros sobre franquias 2 3

“Carlos Wizard – Sonhos não têm limites”, por Ignácio de Loyola Brandão

Outra opção de leitura para quem gosta de conhecer trajetórias de sucesso, esse livro traz a história de Carlos Wizard, que iniciou sua carreira como professor e se tornou um dos maiores empreendedores do Brasil. Além da trajetória do empresário, a obra aborda as formas de pensar, trabalhar e agir de Carlos Wizard, que fundou a rede de franquias de idiomas Wizard e hoje comanda a holding responsável pela expansão brasileira de marcas como Mundo Verde, Taco Bell, Pizza Hut e KFC. A publicação é da editora Gente.

“Uma Trufa E… – 1000 Lojas Depois!”, por Alexandre Tadeu da Costa

Fundador da Cacau Show, uma das maiores redes de franquias do Brasil, Alexandre Tadeu da Costa conta neste livro sua trajetória e compartilha lições e insights resultados ao longo de sua experiência profissional. Alexandre começou a carreira aos 17 anos, trabalhando como revendedor de chocolates, e foi ampliando o negócio até criar a Cacau Show, rede de franquias de chocolates que já conta com mais de 2 mil unidades em todo o país.

“Sonhos In Box”, por Robinson Shiba

Mais uma dica de leitura para quem busca por livros sobre franquias para se inspirar. Robinson Shiba é o fundador da China In Box, uma das mais populares redes de franquias de comida chinesa do país. Em “Sonhos In Box”, o empresário conta toda a sua história, desde o trabalho em um restaurante durante um intercâmbio nos Estados Unidos até o retorno para o Brasil e a empreitada de criar um restaurante delivery de comida chinesa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA