Inovação pode ser o melhor caminho para enfrentar uma crise. Com a pandemia do novo coronavírus, essa foi a resposta que muitas redes de franquias encontraram para continuar com suas operações ativas, se adaptando à nova realidade.
A digitalização é uma das principais formas de inovação buscadas na pandemia. Plataformas online de ensino, aplicativos, lojas virtuais e outras ferramentas tecnológicas que ajudam na organização de trabalho, no atendimento remoto e nas vendas foram bastante visadas pelas franqueadoras.
Além disso, estratégias offline, como a inserção da marca em novos pontos de venda e a ampliação do portfólio de serviços e produtos, também foram adotadas para ampliar o alcance das empresas.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Outra inovação é o desenvolvimento de novos modelos de franquia, focando nas demandas atuais. Formatos que permitem o trabalho home office e que têm custos de investimento mais baixo são as apostas das redes para conquistar os empreendedores.
Como resultado, essas franquias inovadoras têm conseguido crescer — seja com a expansão da rede, com o aumento de vendas ou da procura por seus produtos e serviços.
A seguir, você confere algumas redes de franquias inovadoras que se reinventaram na crise.
1Acquazero
Especialista em serviços automotivos desde 2009, a Acquazero se reinventou expandindo seu portfólio de serviços. A partir do segundo semestre de 2020, a franquia passa a oferecer serviços home care (como limpeza de estofados, tapetes e colchões), além de limpeza em aeronaves e embarcações.
A medida é destinada tanto aos franqueados que atuam em home office quanto com loja física, com objetivo de criar novas oportunidades de rentabilidade. De acordo com a empresa, a expectativa é de que a novidade gere um aumento de 100% no faturamento da rede.
2KNN Idiomas
A KNN, rede de franquias de escolas de idiomas, apostou em uma plataforma de ensino online para continuar com as aulas durante a pandemia. Chamado de KNN At Home, o ambiente virtual foi desenvolvido e implementado em menos de duas semanas para atender os mais de 100 mil alunos matriculados na rede.
Desde o início do isolamento social, em março, a KNN Idiomas conseguiu negociar mais de 50 novas unidades e passou pelo período de quarentena sem ter nenhuma de suas unidades encerradas permanentemente.
3Dr Fiscal
A Dr Fiscal investiu no lançamento de um aplicativo para treinamento de novos franqueados. A solução, que surgiu após a rede registrar aumento na procura por seus serviços, tem como objetivo otimizar os processos da franquia.
No app, os franqueados podem acessar treinamentos técnicos, materiais de marketing, vídeos, documentos e artigos exclusivos. Além de aprender mais sobre os produtos da rede, também é possível tirar dúvidas, testar conhecimentos em simulações práticas e acessar ferramentas e técnicas para aprimorar o desempenho comercial.
4Jumper!
Para manter a expansão ativa durante a pandemia, a Jumper! apostou na criação de um novo modelo de negócio, alinhado às necessidades atuais. Com a franquia EAD, a rede oferece aos franqueados um modelo mais enxuto e de baixo investimento.
O foco da modalidade EAD é oferecer aulas online. A Jumper! conta com um portfólio de mais de 500 cursos online em diferentes áreas, incluindo cursos profissionalizantes e de idiomas. Os alunos pagam uma mensalidade para ter acesso à plataforma virtual e podem escolher qualquer um dos cursos disponíveis.
5SUPERA
O SUPERA também investiu em uma plataforma online para atender seus alunos em tempos de distanciamento social. As aulas pela internet da franquia de ginástica para o cérebro contam com a mesma metodologia dos cursos presenciais.
Além da plataforma de ensino virtual, o SUPERA também investiu em treinamentos para os educadores, materiais exclusivos para o período de quarentena e lives nas redes sociais. A franqueadora também desenvolveu treinamentos focados nos desafios do momento, e promoveu reuniões online com psicóloga e terapeuta pensando na saúde mental dos franqueados.
6Valor Web
A Valor Web se reinventou na pandemia deixando sua rotina ainda mais online. A rede de franquias de marketing digital investiu em uma nova ferramenta de gestão para otimizar o fluxo de trabalho.
A plataforma centraliza treinamentos e suporte para os franqueados, organiza o funil de trabalho dos franqueados e cria um protocolo padrão para gerenciamento de tarefas entre franqueadora e franqueado.
7Ótris
A Ótris lançou um novo modelo de franquia que promete formar um ecossistema mais produtivo de trabalho na franquia. Chamado de Home Based Vendedor, o novo modelo é focado em empreendedores com habilidades em vendas.
Especialista em recuperação de créditos para pequenas e médias empresas, a nova franquia da Ótris permite que o franqueado trabalhe montando uma carteira de clientes para os serviços do aplicativo da marca, o Ótris App, outra novidade da rede. Além disso, também é possível vender serviços da Boa Vista SCPC, parceira da franquia.
8Sóbrancelhas
De olho nos pequenos empreendedores, a Sóbrancelhas inovou com a criação de um modelo de nano franquia. O novo formato é direcionado a profissionais da área de beleza que já tenham um espaço físico ou para pessoas que pensam em atender com vendas porta a porta.
Além da nano franquia, a rede de franquias de estética também apostou no lançamento de um e-commerce para que os franqueados pudessem continuar vendendo pela internet durante a quarentena. A franqueadora também promoveu lives com profissionais do mercado e treinamentos online de reciclagem para as colaboradoras.
9Blue Sol
A Blue Sol, rede especializada em energia solar fotovoltaica, lançou dois novos modelos de negócio na pandemia: a franquia home based e a franquia store in store.
O principal objetivo da marca com a criação dos novos formatos, mais enxutos que a franquia tradicional, é de aumentar a capilaridade da rede em cidades pequenas. Com a novidade, há oportunidades para instalação da franquia inclusive em municípios com até 100 mil habitantes.
10Ice Cream Roll
A Ice Cream Roll reinventou seu padrão de atendimento durante a pandemia. A rede de franquias de sorvete implementou um sistema de delivery nesse período e começou a operar com entregas. Agora, todos os novos franqueados já terão o delivery incluso no contrato.
A marca ainda reformulou seu cardápio e lançou um novo modelo de franquia. O modelo de mini quiosque foi desenvolvido com uma estrutura mais enxuta e investimento reduzido, com objetivo de ocupar espaços disponíveis em shopping centers.
11Nutty Bavarian
A Nutty Bavarian adotou uma nova estratégia de venda, inserindo seus produtos no varejo tradicional. A estratégia já estava nos planos da rede, mas ganhou mais importância com a pandemia.
Especialista em castanhas glaceadas, a Nutty Bavarian começou a vender seus produtos de cerca de 120 lojas de varejo, incluindo supermercados, lojas de conveniência e farmácias. Ainda com foco na ampliação das vendas, a marca também reativou seu e-commerce durante a pandemia.
12Fábrica de Bolo Vó Alzira
Pensando em aumentar o número de pedidos durante a pandemia, a Fábrica de Bolo Vó Alzira implementou um novo sistema de vendas via delivery que conecta o cliente direto com a loja.
A rede de franquias de bolos integrou seu site com o WhatsApp, com um sistema que direciona o cliente ao aplicativo de mensagens para um atendimento personalizado, direto com a loja escolhida.
13Buddha Spa
O Buddha Spa, rede de franquias de spas urbanos, buscou na digitalização uma forma de se reinventar para ampliar seu alcance. A marca lançou a Home Wellness by Buddha, plataforma de cursos online de bem-estar. São dois programas disponíveis: Saúde do Sono e Antiestresse.
Na quarentena, a franquia também criou uma campanha de venda de vouchers como investimento. Foram comercializados vouchers de serviços durante o mês de maio com valorização mês a mês, até a reabertura das unidades.
145àsec
A 5àsec, uma das mais tradicionais redes de lavanderias em expansão no Brasil, também inovou para manter-se em crescimento na crise. A marca lançou o modelo de franquia Express, que pode ser instalado em pontos menores, com custos reduzidos e tem foco em cidades menores, a partir de 100 mil habitantes.
Além disso, a 5àsec também apostou em ações como delivery gratuito em todas as unidades, força de vendas para sua base de clientes, diversificação de serviços e criação de um assistente virtual para apoiar a equipe do SAC.
15I wanna sleep
A I wanna sleep, rede de franquias especializada em colchões, travesseiros e outros produtos voltados ao sono, inovou ao incorporar um sistema de delivery à rede.
Durante a pandemia, todas as lojas da marca ganharam seu próprio espaço no e-commerce e, atualmente, enviam seus produtos em até 48 horas aos clientes. A estratégia, que alavancou as vendas da rede, deve continuar no pós crise.
16Rei do Mate
O Rei do Mate, rede de franquias de cafeteria especializada em produtos à base de mate, disponibilizou vendas via e-commerce para algumas regiões da capital paulista. A loja virtual comercializa diferentes tipos de chás, em embalagens de 350ml e 1,5L.
17Bio Mundo
A Bio Mundo fechou uma parceria com a rede de hipermercados Extra para inserir operações store in store dentro das lojas do varejista. A expectativa é de que a parceria fortaleça a capilaridade da Bio Mundo.
A rede de franquias de alimentação saudável vai começar a vender seus produtos em lojas do Extra no estado de São Paulo. O corner da marca deve oferecer mais de 700 opções de produtos naturais, a granel e suplementos esportivos.
18Clube Melissa
A Clube Melissa inovou ao promover lives de vendas em suas redes sociais. O objetivo da ação era alavancar as vendas das lojas físicas da marca. As lives traziam convidados, influenciadores ou pessoas da própria marca, e ofereciam aos clientes descontos especiais, brindes e ofertas exclusivas.
Além das lives, a Melissa também implementou sistema de entrega de pedidos via delivery e drive thru, e catálogo virtual integrado com atendimento no WhatsApp.
19Maislaser
A Maislaser, rede de franquias de depilação a laser, lançou em setembro seu e-commerce. As vendas online já estavam nos planos da rede e foram aceleradas pela pandemia.
Tornando a marca multicanal, o e-commerce da Maislaser vai possibilitar que os clientes escolham no site as regiões em que desejam fazer o tratamento, selecionem a unidade mais próxima e paguem com cartão.
20Giraffas
Buscando inovar para continuar crescendo, o Giraffas apostou no lançamento de uma linha de produtos para vender no varejo.
O primeiro produto a ser vendido é a Maionese Giraffas, com receita desenvolvida pelo próprio fundador da rede de fast food. A maionese será vendida em todas as lojas da franquia e, posteriormente, em supermercados. Outros produtos devem ser lançados ainda em 2020.