Franquias à venda: como se dar bem comprando uma franquia de repasse

0
3266
franquias a venda
franquias a venda

O processo para abrir uma franquia pode acontecer de diferentes maneiras. Embora o mais comum seja instalar a unidade entrando no processo seletivo da franqueadora, há também a opção de buscar por franquias à venda e comprar uma unidade já instalada.

O repasse de franquia acontece um franqueado que já tem uma unidade de franquia passa seu ponto para outra pessoa. É uma oportunidade interessante para quem quer investir em um negócio e se tornar franqueado de uma rede, mas sem passar por todo o processo de implantação, pegando o negócio já pronto e com operação ativa.

O processo para o repasse de franquia não é definido pela Lei de Franquias e, assim sendo, o assunto é tratado no contrato de franquia e todas as regras e condições desse sistema são definidas pelas próprias franqueadoras. Com isso, o processo pode ser diferente conforme cada rede.

No geral, o que acontece após a compra de uma franquia de repasse é que o relacionamento com a rede passa a ser o mesmo de qualquer franqueado. Aqui, pode-se exigir o pagamento de uma taxa de franquia e a realização de treinamentos. Além disso, o novo franqueado deve manter o padrão da rede, cumprindo com todos os deveres impostos pela marca e pagando taxas de royalties e propaganda.

O que mais chama a atenção de quem busca por franquias à venda é a praticidade: optando por esse tipo de negócio é possível simplificar toda a fase de busca de ponto comercial, obras, instalação e até mesmo a contratação de funcionários. Assim, é possível começar a trabalhar (e a lucrar) sem demora.

Mas, será que o repasse de franquias é realmente vantajoso para um novo empreendedor? O Guia Franquias de Sucesso conversou com um especialista e compilou dicas valiosas para que você descubra como se dar bem comprando uma franquia de repasse.

Como funciona o repasse de franquias?

Antes de mais nada, um franqueado que deseja fazer o repasse de sua franquia deve consultar a franqueadora e o contrato para verificar se essa é uma ação possível. A franqueadora, aliás, deve ser a primeira informada da decisão de venda.

“A franqueadora deve estar ciente de tal decisão, pois é ela quem aprova a entrada de um terceiro em sua rede, que deve suprir as exigências necessárias para tanto. Também se deve levar em conta que as franqueadoras, na maioria das vezes, possuem a prerrogativa de compra da unidade, que pode ou não ser exercida a depender do desempenho da unidade que estiver sendo repassada”, explica Caio Simon Rosa, advogado sócio do escritório NB Advogados.

Os motivos que levam um franqueado a colocar sua franquia à venda são os mais variados e podem ser tanto de cunho pessoal quanto estarem mais relacionados ao negócio em si. Embora nem sempre isso signifique insatisfação com o desempenho do negócio ou com a relação com a franqueadora, é importante ter em mente que essa é uma situação possível.

Independente do desempenho da unidade, é indispensável que o franqueado que está fazendo o repasse esteja com suas obrigações sob controle e que não hajam pendências financeiras.

“Deve-se estar em dia com as obrigações e deveres junto à franqueadora e também junto aos fornecedores homologados da rede. É muito importante que os valores devidos para a operação da unidade estejam em dia, ou que os valores devidos ou a vencer sejam quitados quando da comunicação à franqueadora de tal decisão”, ressalta Rosa.

Para quem compra a franquia de repasse, o processo de documentação deve ser o mesmo existente para a entrada na rede por meio de processo seletivo, conforme as especificações da Lei de Franquia. Rosa aponta que o novo franqueado deve receber a Circular de Oferta da Franquia (COF) e passar pelo período legal de análise – que é de dez dias a partir da data de recebimento – antes de prosseguir com a assinatura do contrato de franquia.

“A maioria das redes cobra uma taxa inicial de franquia, independentemente de se tratar de um repasse, e também poderá solicitar a adequação e/ou reforma da unidade seguindo os novos padrões da rede”, acrescenta o advogado.

Já com o antigo franqueado, aquele que está vendendo a unidade, a franqueadora deve firmar um documento de distrato para que todas as suas obrigações e eventuais dívidas fiquem restritas ao período até o repasse efetivo da franquia.

Rosa esclarece: “aquele que adquire a unidade passa a ser responsável pelos gastos e encargos a partir da data de repasse da franquia, não sendo, por exemplo, responsável pelos valores em aberto junto a fornecedores e franqueadora antes que isso venha a ocorrer”.

Vale a pena investir em uma franquia de repasse?

Antes de decidir se uma franquia de repasse é a escolha certa, é preciso estudar bem a oferta e balancear os prós e contras de investir em um negócio desse tipo.

Um ponto a favor da franquia de repasse é que o investidor não vai precisar passar pela fase de obras e implementação, nem pelo processo negociação de um novo ponto comercial. A loja já estará toda pronta, instalada e em plena operação, o que permite que o franqueado já comece a atuar à frente da unidade de forma imediata.

Além disso, essa pode ser uma excelente oportunidade para quem quer reduzir gastos. Muitas vezes, o franqueado que faz o repasse coloca a franquia à venda por um valor menor do que custaria abrir uma nova unidade – especialmente considerando que os gastos com as adaptações do ponto comercial e compra de equipamentos costuma ser a parte mais cara do processo.

Para Rosa, o fato da unidade já estar ativa traz ainda outro trunfo ao franqueado: o público. “A grande vantagem de se adquirir uma franquia já em funcionamento é o fundo de comércio já consolidado daquela unidade. O consumidor já está habituado àquela unidade e assim permanecerá; pois quando se abre uma nova unidade em um local ainda não explorado, a primeira prova do novo franqueado é conquistar uma clientela cativa”, pondera o especialista.

Por outro lado, é importante lembrar que a motivação para que o antigo franqueado resolvesse vender a franquia pode ser a insatisfação com o desempenho da unidade. Isso pode significar que algo na gestão não está indo bem, mas também pode apontar para questões mais estruturais: ponto comercial inadequado, falta de público no local, modelo de negócio insustentável.

Outro fator a ser considerado é que a franquia de repasse é uma oportunidade pontual e que nem sempre se adequa às suas necessidades e expectativas. Portanto, é crucial avaliar se o negócio realmente faz mais sentido para você do que abrir uma unidade nova.

5 dicas para se dar bem apostando em franquias à venda

Resolveu comprar uma franquia que está sendo repassada por um antigo franqueado? Então, é preciso muita cautela! Ainda que esse seja o melhor negócio para você, é preciso que a decisão seja feita de forma segura e que todo o processo de aquisição do negócio seja feito com atenção para evitar dores de cabeça no futuro.

1. Pesquise 

Assim como abrir uma nova unidade, apostar em uma franquia à venda também exige muita pesquisa. Para começar, é preciso pesquisar a fundo sobre a rede em questão – mesmo que você já conheça quem está vendendo a franquia, lembre-se que, após a compra, seu relacionamento continua não com o vendedor, mas sim com a rede da franquia adquirida. Portanto, passe por todos os cuidados naturais do processo de se tornar um franqueado, converse com outros franqueados da rede e tire todas as suas dúvidas sobre a operação.

Também é fundamental pesquisar sobre o setor e o mercado da sua região, especialmente se você ainda não tem experiência na área em que pretende investir. Mesmo que a franqueadora ofereça treinamentos de capacitação, vale a pena buscar informações para avaliar se o segmento é adequado a seu perfil.

Por fim, faça uma pesquisa aprofundada e detalhada do negócio em questão. Busque informações sobre o franqueado que está vendendo a unidade, procure saber o que motivou a venda, converse com funcionários, apure o histórico da unidade – enfim, tudo que ajude a conhecer melhor o negócio.

2. Verifique a aceitação da unidade junto ao público

Se uma das maiores vantagens de uma franquia de repasse é poder contar com um público de clientes fidelizados, não deixe de verificar se isso realmente está presente na franquia que deseja comprar.

“Para que valha a pena a compra de uma unidade em funcionamento é necessário verificar como é a relação desta unidade junto ao público consumidor. Ela possui boa aceitação ou está sendo repassada pois nunca desempenhou da forma esperada?”, ressalta Rosa.

Visite a unidade como um consumidor para testar os produtos ou serviços e a qualidade do atendimento, converse com clientes e observe a relação do público em geral com a marca da franquia e com a unidade em si.

3. Saiba quanto você vai precisar investir

Seu coração bateu mais forte ao comparar os valores de franquias à venda com o investimento de abrir uma nova unidade? Esse pode ser mesmo um negócio mais em conta – mas nem sempre é assim. Antes de fechar a compra, coloque todos os gastos no papel para saber exatamente qual será o valor do seu investimento, evitando surpresas no futuro.

Além do valor pago ao antigo franqueado, lembre-se que a franqueadora ainda pode cobrar uma taxa de franquia, então saiba desde o início qual será esse valor. Pergunte também se há taxas para treinamentos ou atualizações que devem ser feitas na transição da franquia.

“É necessário também verificar se a unidade deverá ser reformada e/ou atualizada de acordo com os padrões arquitetônicos vigentes da rede, o que pode implicar em gastos adicionais”, lembra Rosa.

As taxas periódicas são outro ponto de atenção: pergunte qual é a taxa de royalties e a taxa de propaganda da franquia. Vale ainda questionar o vendedor quanto aos custos operacionais da unidade, para saber exatamente o que esperar e organizar bem o orçamento.

4. Atualize os contratos de funcionários

Ao comprar uma unidade ativa, você vai precisar lidar com uma operação que está em funcionamento e isso significa uma equipe de funcionários já formada.

“Muito importante que os funcionários que já desempenhem atividades laborativas na unidade assinem novos contratos de trabalho junto ao novo franqueado e portanto novo empregador, evitando-se que eventuais débitos e encargos trabalhistas possam ser imputados a este novo franqueado”, aconselha Rosa.

Caso vá contratar novos funcionários, estude as melhores maneiras de fazer isso e quais são as regras de treinamento de equipe da franqueadora.

5. Trabalhe (muito!)

Comprar uma franquia de repasse não quer dizer trabalhar menos! Mesmo que a unidade adquirida tenha um desempenho excelente e uma clientela já fidelizada, é preciso manter um bom trabalho e padrão de atendimento para que o negócio continue fazendo sucesso sob nova direção.

Quer saber como ser um franqueado de sucesso? Confira aqui dicas de franqueadores para fazer seu negócio decolar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui