18 canais do franchising para seguir no YouTube

0
3689
Raphael Mattos
Raphael Mattos

No YouTube é possível encontrar conteúdo sobre praticamente qualquer tema, e isso inclui franquias e negócios.

A plataforma de vídeos abriga canais especializados em franchising, empreendedorismo e gestão que podem servir como fonte de inspiração e conhecimento para quem está nesse mercado.

A seguir, você confere 18 dos melhores canais para se inscrever e consumir conteúdo gratuito sobre franchising e negócios no YouTube.

raphael mattosRaphael Mattos

O canal Raphael Mattos é um dos mais interessantes para quem pretende franquear ou já lidera uma franquia. Duas vezes por semana, o empreendedor compartilha dicas sobre negócios, empreendedorismo e franchising em vídeos curtos e com linguagem simples e objetiva.

Raphael tem séries de vídeos sobre prós e contras de franquias do mercado, comenta sobre os setores do franchising e publica conteúdo sobre as principais tendências do setor, como microfranquias e franquias home based.

franchise storeFranchise Store

O canal da Franchise Store no YouTube tem conteúdo bastante diversificado. Além de materiais sobre as franquias que a rede comercializa, há vídeos com dicas para quem quer apostar no franchising, depoimentos de franqueados e entrevistas com profissionais do mercado.

A Franchising Store centraliza a busca e comercialização de franquias de diferentes segmentos em um só lugar. A companhia também presta consultoria completa para ajudar o investidor a escolher o negócio que melhor se encaixa em seu perfil.

sebraeSEBRAE

De acordo com sua descrição, o canal do SEBRAE é focado em casos de sucesso, orientação empresarial e educação empreendedora. Mas há uma série de vídeos específicos sobre franquias que abordam as tendências e oportunidades de cada segmento, processo de abertura e gestão do negócio e estratégias para lidar com desafios como a sazonalidade.

O canal publica tanto vídeos mais curtos com linguagem bem simples e didática, como materiais longos e completos que podem chegar a uma hora de duração. Frequentemente, o SEBRAE convida especialistas do mercado e empresários de sucesso para participar de seus vídeos.

leandro monteiroFalando de Negócios com Leandro Monteiro

Leandro Monteiro é contador e presidente da LMA Contabilidade. Em seu canal – que atualmente tem mais de 20 mil inscritos – ele dá dicas sobre assuntos como contabilidade e legalização de empresas, mas também aborda temas relacionados à franquias e comércio exterior.

Leandro ainda costuma fazer a cobertura dos principais eventos de franquias e negócios e entrevistar os profissionais e empresários que participam.

endeavor brasilEndeavor Brasil

A Endeavor Brasil é um ótimo canal para quem deseja consumir conteúdo de qualidade sobre negócios e inovação.

Temas como gestão, finanças, planejamento estratégico e marketing são bem populares, mas os vídeos com mais visualizações são aqueles com histórias inspiradoras e discursos motivacionais de profissionais e empreendedores reconhecidos no mercado.

Além dos vídeos gravadas especialmente para o YouTube, o canal da Endeavor Brasil também publica trechos dos eventos que realiza.

david pinto 1David Pinto

O fundador das redes de franquias Doutor Resolve e Instituto da Construção mantém um canal no YouTube que já soma mais de 220 mil visualizações.

Desde 2016 ele publica neste espaço dicas sobre gestão estratégica em crises, fidelização de clientes, networking e relacionamento com o consumidor. David também compartilha muitas experiências pessoais e depoimentos de franqueados.

A duração dos vídeos costuma variar entre 3 e 10 minutos, o formato é bem simples e a linguagem objetiva e clara.

geração de valorGeração de Valor

Com mais de 12 milhões de visualizações, o Geração de Valor é uma das principais fontes autorais sobre empreendedorismo no Brasil. Criado por Flávio Augusto, fundador da Wise Up, é um ambiente onde o empresário compartilha algumas de suas experiências pessoais e dá dicas de negócios e de gestão.

É um excelente canal para quem busca inspiração e deseja se espelhar na trajetória de um dos mais importantes empresários do país.

franchise cityFranchise City

Com quase 30 mil inscritos, o Franchise City é um canal norte-americano que produz conteúdo sobre gestão de negócios e franquias.

Alguns dos vídeos mais populares e interessantes do canal são as análises de redes famosas, como KFC e Burguer King. Nesses materiais são abordados valores das franquias (em dólar), cultura organizacional e opiniões dos franqueados.

Embora o mercado de franquias norte-americano e o brasileiro tenham várias diferenças, o canal oferece um ponto de vista interessante sobre a cultura das maiores franquias do planeta, o que pode servir de inspiração para as franqueadoras brasileiras.

Erlon LabatutErlon Labatut [FRANQUEADOR.COM]

Erlon Labaut é consultor de franquias, professor e empreendedor. Em seus vídeos no YouTube ele dá dicas, principalmente, sobre abertura de franquias, gestão de negócios, expansão e marketing.

Recentemente, Erlon também tem feito alguns vídeos se aprofundando nos detalhes da gestão e principais diferenciais de algumas marcas de franquia. Com isso, ele cria um excelente material para quem está interessado em se tornar um franqueado e já está analisando algumas redes.

grupo chertoGrupo Cherto

A Cherto é uma das principais referências em consultoria, formatação e expansão de franquias. O canal da companhia no YouTube tem um conteúdo focado, principalmente, nas franqueadoras e nos profissionais que atuam no franchising

Duas vezes por semana são publicados vídeos com dicas sobre vendas, relacionamento com franqueados, gestão de franquias e outros temas que fazem parte do dia a dia do franchising. A maioria dos vídeos reúne dicas dos sócios e da diretoria do Grupo Cherto.

jose loibmanJosé Loibman

José Loibman é consultor de franquias na Franchise Solutions e, além de divulgar dicas sobre franquias em suas redes sociais e em seu blog, também mantém um canal de entrevistas no YouTube.

Loibman usa este espaço para conversar com fundadores, CEOs e outros executivos do franchising e explorar particularidades das redes que podem interessar futuros franqueados e profissionais das franquias.

felipe torresFelipe Torres

Felipe Torres é empreendedor e mentor de negócios e tem um canal no YouTube com mais de 120 mil inscritos.

Seus conteúdos são voltados para o empreendedorismo, mas têm um carácter mais opinativo e subjetivo. Felipe também aborda bastante questões relacionados ao mindset de um empreender de sucesso, ou seja, como preparar a sua mentalidade para atingir o sucesso.

franquias em focoFranquias em Foco

O Franquias em Foco era um programa da TV UOL que contava com entrevistas de profissionais especializados em franchising e negócios.

Apesar de não estar entre os canais com mais seguidores, é rico em materiais de qualidade sobre temas bastante pertinentes para quem está pensando em abrir uma franquia. Conta com vídeos sobre segmentos específicos, como franquias de alimentação, imobiliária, idiomas e beleza, além de conteúdo sobre marketing, consultoria e estratégias de negócios.

meu sucessomeuSucesso.com

O meSucesso.com é uma plataforma que usa estudos de caso de grandes empresários para gerar inspiração, ideias e oferecer ferramentas para os empreendedores.

O acesso à plataforma é pago, mas o canal no YouTube publica alguns teasers que servem como uma “degustação” dos estudos de caso. Também publica alguns conteúdos que são frutos de projetos especiais e e materiais complementares da plataforma. Esses últimos costumam ser mais completos e longos.

echosisEchosis Franquia de Marketing Digital

A Echosis é uma franquia de marketing digital e o canal da rede é ótimo para franqueadores e franqueados que desejam utilizar estratégias digitais para alavancar seus resultados.

Os vídeos apresentam ferramentas que ajudam a medir e impulsionar a divulgação e dão dicas sobre estratégias como SEO, Google Ads e remarketing. Há também conteúdos sobre conceitos mais básicos de negócios e franquias, como microfranquia, royalties, circular de oferta e marketplaces.

ifranchise groupiFranchise Group

O iFranchise Group é uma consultoria de franchising norte-americana. Por conta disso, todo conteúdo em seu canal no YouTube é em inglês.

O CEO da marca conta que os vídeos são divididos em três categorias: como franquear o seu negócio, dicas e serviços para franqueadoras que já estão estabelecidos no mercado e novidades sobre a companhia.

É uma boa fonte de conteúdo para quem deseja ter uma visão mais global sobre franquias e conhecer melhor o mercado de franchising nos Estados Unidos.

sou empreendedorEu Sou Empreendedor

Apesar de não ser um canal focado apenas em franquias, o Eu Sou Empreendedor tem muito conteúdo sobre gestão e negócios que pode ser absorvido por quem está envolvido com franchising. Além disso, também há vídeos de entrevistas e estudos de casos com fundadores de franquias e dicas pontuais dadas por profissionais do franchising.

loja de franquiaLoja de Franquia

Atualmente a Loja de Franquia tem mais de 150 vídeos em seu canal no YouTube em formatos que vão desde dicas rápidas em vídeos com poucos minutos de duração, até a cobertura de eventos e palestras inteiras.

Eventualmente o canal também traz entrevistas com especialistas em franquias e estuda características de redes do franchising.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui