As franquias de serviços chamam a atenção de quem está procurando por uma franquia para investir. Com modelos que prometem alta lucratividade, as redes desse setor conseguem oferecer aos investidores a oportunidade de abrir um negócio com pouco dinheiro.
“Existem microfranquias, com investimentos em média de 10 mil reais, muitas vezes voltadas a prestação de serviços, que não necessitam de um ponto fixo e o franqueado pode trabalhar em casa”, comenta Jeferson Virgilio, diretor consultor da Diretriz Consultoria.
➥ Busca franquias no setor de serviços? Confira nosso guia de franquias de serviços (com valores de investimento)
Além das franquias home based, que permitem que o franqueado atue sem um ponto comercial próprio, é possível encontrar opções de marcas no segmento de serviços que oferecem atendimento delivery ou que exigem apenas uma estrutura física compacta para operação. O baixo custo na instalação das unidades e a baixa necessidade de estoques de produtos fazem com que as redes de serviços se apresentem como opções interessantes de franquias baratas.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Os números do mercado também guardam um bom motivo para apostar em franquias de serviços. No primeiro trimestre de 2018, o segmento de serviços e outros negócios faturou 5,7 bilhões de reais, apresentando um crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2017. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Para trabalhar com prestação de serviços, o investidor pode optar por diferentes nichos de atuação. Há opções nas áreas de negócios, que prestam serviços financeiros e administrativos para empresas; no mercado de seguros; em serviços automotivos; na área de estética e saúde; e no ramo de serviços domésticos, de limpeza e lavanderia.
Na hora de escolher a rede ideal, é fundamental avaliar a identificação do negócio com o seu perfil, além de conferir quais são as principais atividades na rotina do franqueado. Enquanto em algumas franquias de serviços os franqueados ficam responsáveis pela prestação do serviço em si, em outras, essa parte fica a cargo da franqueadora, e o franqueado se encarrega da parte comercial e de prospecção de clientes.
Outro ponto importante é avaliar como a franquia está estruturada. “Deve ser cobrado da franqueadora o plano de negócio, com visão estratégica, implantação da operação, forma de se diferenciar dos concorrentes e estudos financeiros, com análise do capital necessário e tempo de retorno do investimento feito”, alerta Jeferson.
Por fim, o consultor lembra que, ao investir em uma franquia de baixo custo, o empreendedor deve ter em mente que seus ganhos tendem a ser menores que em outros tipos de negócio: “não podemos esquecer que se o investimento for baixo, o rendimento também acompanha, ou seja, o retorno será proporcional ao investimento”.
Confira a seguir algumas opções de franquias de serviços, com investimento inicial de até 50 mil reais. Os dados são divulgados pela ABF ou informados pelas empresas.
BOA NOITE GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇOES SOBRE A FRANQUIA
10-Ooxy Rádio Indoor
Oi, João. Você pode encontrar mais informações no site da franquia: http://ooxy.com.br/franquia/