O franchising é um excelente caminho para os empreendedores que buscam investir em um negócio com segurança, já que as franquias replicam modelos que já foram testados e aprovados e contam com acesso a treinamento, suporte e know-how dos franqueadores.
Mas dentro desse sistema existem opções que podem ser ainda mais atrativas para os candidatos porque são muito lucrativas.
As franquias lucrativas são aquelas que prometem que até 50% do faturamento bruto do negócio retorne para o franqueado.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Nesse sentido, essas redes permitem que os franqueados alcancem o retorno investido mais rapidamente e, como consequência, se sintam mais seguros em relação ao passo que deram de abrir uma franquia.
Abaixo, preparamos uma lista com as melhores oportunidades de investimento em franquias lucrativas, que estimam cerca 50% de lucro ou mais, para você começar seu negócio nesse ano. Confira e escolha a sua rede ideal!
Melhores franquias lucrativas para 2023
Opções mais seguras
As franquias lucrativas oferecem aos empreendedores muitas vantagens como consequência da sua alta estimativa de lucro mensal, mas, certamente, uma das principais é o fato delas serem consideradas como mais seguras.
Normalmente, a taxa de lucro é estimada com base nos resultados de outros franqueados. Por isso, se a rede está obtendo uma boa lucratividade, é muito provável que você também consiga resultados semelhantes com o tempo.
No entanto, lembre-se que só conferir as informações da franqueadora não basta. É importante conversar com franqueados e ex-franqueados para ter certeza de que a projeção é realista.
Franquias mais baratas e em diversos segmentos
Como você pôde notar na lista de franquias que o Guia elaborou acima, existem muitas microfranquias lucrativas, ou seja, redes abaixo de R$ 105 mil.
Dessa maneira, os empreendedores que quiserem ter uma alta lucratividade mensal não precisam dedicar um alto aporte no negócio que escolherem. Ao contrário disso, eles encontram opções para todos os bolsos.
Além disso, os candidatos têm oportunidades nos mais variados segmentos do franchising, como serviços, varejo, construção civil, beleza, marketing e muito mais. Com isso, ganham a flexibilidade para ingressar em uma área na qual realmente têm interesse.
Há também franquias lucrativas que funcionam em modelos de atuação mais simples, como o home office, por exemplo, que não exige um ponto fixo para funcionamento. Esse é o tipo de franquia mais indicado para os empreendedores que buscam uma franquia de fácil administração e sonham com a comodidade e economia de trabalhar em casa.
Além disso, esses modelos que fogem do convencional, também são recomendados para empreendedores que querem mais liberdade no gerenciamento do negócio, que desejam fazer uma renda extra, ou que não podem se dedicar de forma integral ao negócio. Se o seu caso for algum desses, essas franquias se encaixam com o seu perfil!
Atenção para outros aspectos das franquias lucrativas
Certamente, a margem de lucro prevista pela franqueadora é importante para os empreendedores analisarem. Mas, além disso, também é fundamental que eles se atentem à outras especificidades do modelo de negócio da rede.
Entre eles está o valor de investimento exigido pela franquia, a taxa de franquia, o capital de giro, o valor dos royalties, a taxa de publicidade, o prazo de contrato e as cláusulas contratuais que regem os direitos e deveres do franqueado.
Nesse sentido, o recomendado é que o empreendedor que busca uma franquia lucrativa também olhe cuidadosamente para todos esses quesitos antes de decidir sobre seu investimento.
Lembre-se também que a previsão de lucro não é uma garantia! Como comentamos acima, este é um valor estimado pelo franqueador e que, muitas vezes, só é atingido depois de alguns meses de operação.