Quem nunca pensou, enquanto tomava um sorvete ou um milk shake, que abrir um negócio especializado na venda dessas sobremesas geladas seria uma boa pedida? Agora imagina conciliar o investimento em um negócio de sorveteria, que venda sorvetes, milk shakes e açaís, e ainda contar com o treinamento e suporte completo de uma marca já consolidada no cenário brasileiro?

As franquias de sorvete proporcionam essa experiência. A Milk Shake Mix, rede de sorveterias com mais de 900 lojas em operação no país, é uma opção para quem quer abrir uma sorveteria contando com todo o suporte de uma marca experiente. O destaque é a parceria firmada com os empreendedores interessados em investir na rede, treinamentos e suporte completos oferecidos no dia a dia de operação.

Agora, será que vale a pena abrir uma franquia de sorvete? Nesta matéria, te ajudamos a entender melhor como funciona esse negócio. Boa leitura e sucesso!

O consumo de sorvetes no país vive em um cenário de alta. A Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) informa que, em 2003, o total de consumo da sobremesa gelada foi de 685 milhões de litros durante todo o ano. Já em 2014, o consumo foi para mais de 1 bilhão de litros, com alta registrada de 64% e faturamento de 12 bilhões de reais.

Ainda que o consumo de sorvetes no Brasil seja relativamente baixo, comparado com mercados como Nova Zelândia, país que ocupa primeiro lugar no ranking mundial de consumo com 28,3 litros por pessoas todos os anos, a média de consumo dos brasileiros é de 5,2 litros por ano, número que tende a crescer.

A pesquisa da Abis indica também as formas em que o produto é vendido que os brasileiros mais gostam. Dentre as opções de sorvete de massa, soft ou picolé, a sobremesa gelada de massa é a preferida: em 2014, maior período de alta na produção desse tipo de sorvete, foram produzidos mais de 900 milhões de litros. A produção de picolés fica em segundo lugar, com mais de 250 milhões de litros, seguido pelos sorvetes soft, com mais de 100 milhões de litros produzidos no ano de 2014.

A Associação indica que, para os próximos anos, a expectativa é de crescimento na produção do setor. Até 2020, a Abis estima que o Brasil fature mais de 13 bilhões de reais com a venda desta sobremesa gelada.

O Sebrae informa que investir no mercado de sorvetes garante a oportunidade dos empreendedores estarem imersos em um cenário no qual o principal produto de venda é abrangente, com as diferentes formas em que a sobremesa é vendida, nas opções de massa, picolés ou softs, ou incluídos em outras sobremesas, como tortas e bolos. Com o aumento sistemático do consumo ao longo dos anos e o aumento gradual do poder aquisitivo dos brasileiros, a sobremesa gelada vem sendo incluída nas listas de compras dos brasileiros.

O clima do país é o principal fator positivo para o consumo de sorvetes, assim como a rica diversidade do país: pela grande possibilidade de diferentes sabores, formas e apresentações da sobremesa, os empreendedores encontram possibilidades criativas para criar sabores de acordo com as características de cada região do Brasil.

Ao mesmo tempo, os sorvetes estão inseridos em um mercado de segmentação, no qual há uma alta demanda e o produto permite variações em linhas específicas, como sorvete light, diet, sem lactose, sorvetes funcionais, entre outras possibilidades. Os empreendedores também encontram versatilidade ao apostar em sabores premium, que podem ser vendidos por preços menores que as ofertas da grandes marcas, por exemplo.

Vantagens de abrir uma franquia de sorvete

Apostar no segmento de franchising é uma ótima estratégia para quem deseja estar à frente de um negócio próprio. Ao investir em uma rede de franquias de sorvetes, por exemplo os empreendedores encontram facilidades que destacam a modalidade de negócio e são capazes de diferenciar o investimento dos empreendimentos construídos do zero, por exemplo.

Em uma franquia, o empreendedor recebe treinamento e suporte completo, o que facilita o entendimento do modelo de negócio no mercado, as formas de atuação, a compreensão do dia a dia de operação, além de contar com equipes de suporte especializadas em resolução de dúvidas e desafios que podem surgir no cotidiano de uma sorveteria.

Outro ponto positivo é a possibilidade de adentrar no universo dos negócios junto a uma marca já conhecida. A equipe responsável pela fundação e consolidação da Milk Shake Mix, por exemplo, atua no mercado há quase três décadas, importante para conquista de maturidade de mercado no segmento de alimentação.

Atualmente, a Milk Shake Mix conta com 900 lojas em diferentes estados brasileiros e, todos os parceiros da marca, recebem treinamento completo na sede da rede. Se necessário, os empreendedores ainda podem contratar treinamentos à parte, como complementação ao inicial, na coordenadoria de treinamento da rede.

Além da transferência completa de know how, o investimento em franchising proporciona também suporte no dia a dia de operações das unidades. Determinado pela Lei de Franquias, assim como o treinamento, o suporte deve ser oferecido pela marca, auxiliando as unidades a atingirem sucesso no mercado.

De acordo com a determinação, é obrigação da franqueadora garantir supervisão da unidade, serviços de orientação, treinamento ao empreendedor e à equipe de funcionários, acesso a manuais da franquia, auxílio na escolha do ponto comercial e suporte no projeto arquitetônico e instalação da unidade.

Em parceria firmada com a Milk Shake Mix, os empreendedores têm acesso liberado à área restrita do site da marca, com acesso aos vídeos de treinamento, além de acesso a uma área da plataforma em que podem ser adquiridos objetos, acessórios e insumos essenciais para o dia a dia de operações da sorveteria.

A Milk Shake Mix garante suporte de marketing completo, com auxílio na escolha do ponto de venda, disponibilização de material gráfico e apoio em canal de relacionamento com suporte remoto. Os parceiros podem esclarecer dúvidas por telefone, além de fazer solicitações de insumos para o estoque da unidade.

Desafios das franquias de sorvete

O Sebrae aponta certos desafios comumente enfrentados por quem opta investir em um modelo de franquias. O primeiro deles é a importância de seguir os padrões de gestão e operação informados pela marca durante toda a vigência do contrato. A rede fica autorizada a verificar se os padrões estão sendo seguidos pelas unidades e, se necessário, exigir ajustes para correção.

Para fazer parte de um sistema de franquias, o empreendedor deve arcar com o valor de investimento para inauguração e montagem da unidade, além de algumas taxas, normalmente cobradas pelas franqueadoras: royalties e taxa de franquia, por exemplo, são alguns dos gastos que o empreendedor deve arcar pela cessão do direito de uso de marca, para atuar frente à unidade e também para receber treinamento e suporte.

Mesmo investindo em uma rede já consolidada e com maturidade de mercado, o sucesso da unidade, bem como bons índices de faturamento e crescimento no mercado depende da boa gestão do franqueado. A unidade também está sujeita às oscilações econômicas e políticas, o que pode interferir no desempenho das unidades e até da marca como um todo.

Abrindo uma sorveteria com a Milk Shake Mix

A Milk Shake Mix busca se diferenciar no segmento de alimentação a partir do investimento na qualidade dos produtos e, principalmente, ao entender como parceiros os empreendedores que optam por apostar em um modelo de negócio da marca.

Assim, todas as vantagens de um investimento em franquias são garantidos pela Milk Shake Mix, como treinamento e suporte completos, além de apoio na estruturação da unidade e padronização dos produtos. Entretanto, os parceiros ficam livres de certas obrigações que todo franqueado deve arcar, como cobrança de taxa de franquia, royalties e fundo de propaganda.

Para início das operações, a marca exige que os parceiros adquiram a bebida láctea Center Mix (grupo responsável pela rede) em pó ou UHT. O produto é utilizado como base na elaboração dos milk shakes e sorvetes vendidos nas sorveterias da rede. Também é importante que os empreendedores realizem a primeira compra de insumos da unidade, que deve ser completa. O estoque deve contar com saborizantes, confeitos, coberturas, embalagens, entre outros insumos e objetos utilizados nas unidades. Da segunda compra em diante, é necessário que o parceiro adquira somente a bebida láctea.

São disponibilizados dois modelos para investimento: modalidade premium e convencional. O primeiro modelo é voltado para uma estrutura mais moderna, com equipamentos em inox, televisões com imagens dinâmicas dos produtos, além de acessórios variados, como máquina de sorvete, máquina de açaí e menu digital.

Já o modelo convencional é estruturado em um ponto comercial mais enxuto. Nessa modalidade, não é necessário instalar balcão de led e logo luminoso, mesa de preparação em inox, máquina de açaí ou menu digital em tv. O modelo convencional deve contar com uma máquina de sorvete, com possibilidades de atendimento que se equipara ao equipamento da unidade premium, além de rádio e televisão indoor, com programação exclusiva Milk Shake Mix.

Para o primeiro pedido, o valor investido gira em torno de 7 mil reais a 13 mil reais, de acordo com o porte da cidade em que a unidade será instalada e a linha de produtos escolhida. Não há cobrança de taxas típicas do franchising, nem a necessidade de pagamento de taxa de franquia inicial para se tornar parceiro da Milk Shake Mix. O prazo de retorno do investimento é de seis meses.

Produtos Milk Shake Mix

milk shake mix

Especializada em sobremesas geladas, a Milk Shake Mix trabalha com o preparo e venda de milk shakes, sorvetes e açaís. Os clientes encontram 40 opções de sabores de milk shakes, preparados em sabores tradicionais e especiais, como torta de limão, Nutella, Sonho de Valsa, Ferrero Rocher, leite Ninho, nutella, farinha láctea, trufado e frutas vermelhas.

A Milk Shake Mix também trabalha com sorvetes de massa, vendidos em casquinhas ou cascões, nos sabores baunilha, chocolate e mista. Além dos tradicionais, a marca oferece as opções de mix de chocolate, sorvete especial feito no sabor de baunilha com cobertura de chocolate; e o fruta mix, sorvete de baunilha com cobertura de frutas em pedaços. Há também as opções de sundaes, preparados em 15 sabores.

A rede também se destaca no mercado por oferecer aos clientes o creme de açaí, sendo vendido na forma tradicional do creme na tigela, ou em forma de shake, sundae e casquinha. Para complementar a sobremesa, os clientes encontram banana, ovomaltine, morango, confete, leite em pó, granola e leite condensado.

Os parceiros da marca também contam com a possibilidade de diversificar o cardápio para ampliar sua rentabilidade, oferecendo outras opções de lanches, como salgados, pastéis e sanduíches.

Quer saber mais sobre o negócio? Clique no botão abaixo e entre em contato com a Milk Shake Mix!

DEIXE UMA RESPOSTA