Você sabia que além de compartilhar suas fotos preferidas, o Instagram é um ótimo ambiente para buscar inspiração e desenvolver a sua franquia? Muitos dos principais empreendedores brasileiros e outras autoridades do franchising estão no Instagram e segui-los é uma excelente forma de colher dicas de quem já alcançou o sucesso.

A seguir, separamos os 21 perfis do franchising mais interessantes para você seguir no Instagram.

1. Flávio Augusto (@geracaodevalor)

É praticamente impossível falar de empreendedorismo brasileiro e não lembrar dele. Aos 19 anos usava um orelhão e fichas telefônicas para vender cursos de idiomas. Hoje, aos 47, lidera a Wise Up, uma das maiores franquias de escolas de idioma do país. Flávio também é proprietário do clube de futebol americano Orlando City SC, fundador da escola de empreendedores MeuSucesso.com e autor.

No Instagram ele costuma ser bem ativo, publica dicas de empreendedorismo, frases de inspiração e responde muitos seguidores que pedem conselhos para seus negócios.

alexandre costa2. Alexandre Costa (@alecacaushow)

Alexandre Costa é fundador da Cacau Show, franquia referência em chocolates no país. Ele começou vendendo trufas e bombons na traseira de seu fusca em 1988 e hoje possui mais de 2 mil pontos de venda.

Em seu perfil, Alexandre divulga novidades da marca, realiza sorteios entre os seguidores e até compartilha receitas.

3. Caito Maia (@caitomaiaoficial)

Apaixonado por música, Caito Maia usou suas referências de moda, arte e rock ‘n roll para desenvolver uma marca de óculos cheios de personalidade. Fundou a Chilli Beans em 1997, que atualmente é a maior rede de óculos da América Latina com mais de 800 pontos de venda dentro e fora do país.

Além de fotos pessoais, compartilha atualizações sobre eventos em que palestra e novidades sobre o programa de televisão Shark Tank Brasil, em que participa como um dos “tubarões”.

carlos wizard martins4. Carlos Wizard Martins (@carloswizardmartins)

Carlos Wizard acumula franquias de sucesso em seu currículo. Anos depois de fundar a escola de idiomas Wizard, em 1987, ele adquiriu um grupo de outras oito redes de ensino que incluíam Microlins, Skill e Yázigi.

Em 2014 comprou a Mundo Verde e no ano seguinte abriu a franquia Ronaldo Academy junto com o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno. No ano passado comprou também o KFC Brasil e o Pizza Hut.

Em seu Instagram, Carlos publica principalmente detalhes de sua rotina e novidades sobre seus negócios.

robison shiba5. Robison Shiba  (@robinsonshiba)

Depois de passar por diversas dificuldades financeiras enquanto estudava nos Estados Unidos, Robison conseguiu um emprego em um restaurante e percebeu como o mercado de comida rápida e prática era promissor. De volta ao Brasil, criou o China in Box, um restaurante que entregava comida fast food em caixinhas.

Atualmente é CEO da Trend Foods (que engloba o China in Box e o Gendai) e participa do programa Shark Tank Brasil.

Bastante ativo no Instagram, o perfil de Robison é uma ótima sugestão para quem busca inspiração e dicas para ter sucesso no empreendedorismo.

6. David Pinto (@davidpinto1)

David Pinto fundou a rede de reformas e reparos Doutor Resolve e a franquia de organização e limpeza Dona Resolve. O insight para a criação do negócio surgiu de uma necessidade pessoal de David.

Antes de se casar o empresário teve muita dificuldade em encontrar profissionais qualificados e comprometidos com a obra. Com isso, percebeu que poderia haver espaço para uma empresa que centralizasse e profissionalizasse essas demandas. Atualmente faz parte da Holding Grupo 10x, que conta com marcas como MedicMais e EmagreSee.

Compartilha dicas, frases de inspiração e atualizações sobre seus negócios em seu perfil.

oseias gomes7. Oséias Gomes (@oseiasgomesoficial)

Fundador e CEO da franquia odontológica Odonto Excellence, Oséias trabalhou desde criança na fazenda dos pais. Aos 15 decidiu mudar de cidade em busca de uma vida melhor.

Trabalhou como empacotador, office-boy e se tornou gerente de negócios em um banco. Algum tempo depois montou um negócio de consultoria e passou a se interessar pelo mercado de odontologia.

Junto com um amigo dentista abriu um consultório e usou seu know-how para transformar sua marca em uma das maiores franquias odontológicas do país.

Além do seu dia a dia, posta frases de inspiração, conselhos e novidades sobre o mundo do franchising e empreendedorismo.

jose semenzato8. José Carlos Semenzato  (@jcsemenzato)

Com 13 anos José Carlos Semenzato vendia coxinhas que sua mãe produzia, aos 22 ingressou no mundo das escolas profissionalizantes e fundou a Microlins. Em 3 anos a rede já contava com 17 unidades próprias. Com a crise econômica de 1994 decidiu apostar no modelo de franquias e a estratégia deu muito certo.

Atualmente Semenzato é presidente da Holding SMZTO, que inclui redes como Instituto Embelleze, Odonto Company e L’entrecôte de Paris.

Publica conteúdos para inspirar jovens empreendedores e novidades sobre as redes que gerencia.

jose loibman9. José Loibman (@joseloibman)

Loibman não é um franqueador, mas sócio da Franchise Solutions Consultoria. Como especialista em franquias, divulga em seu perfil no Instagram e em seu blog muitas dicas para quem deseja franquear e notícias sobre o mercado.

O consultor ainda realiza entrevistas com fundadores e diretores de grandes franquias e as publica em seu Instagram.

peixoto accyoli10. Peixoto Accyoli (peixotoaccyoli)

Accyoli é presidente da RE/MAX Brasil, uma das principais franquias imobiliárias do mercado. Ele constantemente faz palestras sobre o segmento imobiliário e o de franquias e compartilha muitas dicas sobre o tema em seu Instagram.

rodrigo albuquerque11. Rodrigo Albuquerque (@ralbuquerque)

Rodrigo Albuquerque é CEO da Petland, franquia de petshop americana que já possui mais de 100 lojas em 15 estados no país.

Administrador por formação, Rodrigo iniciou em 2012 um estudo sobre o mercado pet e chegou à conclusão que havia espaço para inovação. Dois anos depois trouxe a Petland para o Brasil. Em 2017 agregou as marcas GeraçãoPet, Dra. Mei e Pet Choice e criou a Holding Brasil Pet.

Junto com suas fotos, Rodrigo frequentemente publica textos de inspiração e dicas de vendas e empreendedorismo que agradam bastante seus mais de 12 mil seguidores.

diego castro12. Diego Castro (@diegocastroempreendedor)

Diego Castro é um dos fundadores da PremiaPão, rede de franquias de publicidade em sacos de pão. Antes da marca bem sucedida, o empresário “quebrou” duas vezes, uma com uma agência de comunicação e outra com uma loja de paletas mexicanas.

Algum tempo depois, comprou uma franquia de publicidade de saco de pão, se interessou pelo negócio e decidiu lançar uma marca própria.

Em seu perfil no Instagram Diego dá muitas dicas para empreendedores, compartilha eventos do setor e detalhes sobre as ações de mentoria que realiza.

carol martinelli13. Carol Martineli (@carolcmartineli)

Carol Martineli é fundadora da Carol Coxinhas. Ela já tinha uma lanchonete, mas resolveu investir no ramo de coxinhas delivery. Em menos de 4 anos de operação a empreendedora já está no mercado de franquias e fatura mais de R$ 15 milhões por ano.

Carol publica em seu Instagram imagens e vídeos em que fala sobre perseverança, força de vontade e dá dicas sobre empreendedorismo.

abf14. ABF (@abfoficial)

Seguir o perfil oficial da Associação Brasileira de Franchising é praticamente obrigatório para quem se interessa pelo mundo das franquias. A ABF divulga números do setor, cursos, palestras e novidades sobre os eventos que faz em todo o país.

joão laurentino15. João Laurentino (joaolaurentinoneto)

João Laurentino é especialista em varejo e um dos melhores perfis se você se interessa por franquias que comercializam produtos. Em seu perfil no Instagram ele publica frequentemente vídeos e fotos que trazem insights sobre precificação, atendimento, liderança e mais.

marcelo cherto16. Marcelo Cherto (@marcelocherto)

Marcelo Cherto é um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e presidente do Grupo Cherto, que envolve empresas que atuam na formatação, planejamento e treinamento de franquias.

Seu perfil no Instagram está repleto de dicas e frases voltadas para franqueados e empreendedores.

pedro cesar17. Pedro Cesar (@pedrocesaroficial)

Pedro Cesar é co-fundador da franquia de maquiagens Miss Pink, que atualmente conta com mais de 140 pontos de venda. Especialista em franquias, ele faz pequenos vídeos sobre empreendedorismo e espírito de liderança e os publica em seu Instagram.

diego santiago18. Diego Santiago (@diegosantiagos)

Diego Santiago é fundador da holding Enfoque Negócios, que detém marcas como a rede de franquias de semijoias Belinda, a academia de negócio PME 360º e o aplicativo Taki.

O empresário usa seu Instagram – principalmente seus stories – para publicar dicas sobre empreendedorismo, marketing e franchising.

bruno barros19. Bruno Barros (@brunobarros.me)

Bruno Barros criou a rede de franquias Noxii Live Center, que apresentam um conceito de academias com atividades para toda a família, independente da idade.

Seu perfil no Instagram é repleto de pequenos vídeos e imagens com dicas preciosas sobre vendas, resultados e empreendedorismo.

eric vaz de lima20. Eric Vaz de Lima  (@ericvazoli)

Eric Vaz de Lima e sua esposa Sibele Vaz de Lima estavam desempregados e esperando a filha caçula do casal quando decidiram empreender. Com a situação financeira complicada, ambos recorriam a empréstimos e foi por conta disso que decidiram entrar no setor, mas não como clientes e sim como empreendedores. Atualmente a Vazoli é uma das principais franquias de crédito no país e está presente em mais de 20 estados brasileiros.

Eric mostra o dia a dia do negócio ao lado da esposa, publica muitas frases para inspirar e dicas para quem também está criando o próprio negócio.

goakira21. Goakira (@goakiraconsultoria)

A Goakira é uma consultoria empresarial com foco em franquias que já tem mais de 200 clientes no Brasil. Quem está querendo formatar seu negócio em franquias ou acelerar a expansão pode encontrar no perfil da empresa boas dicas em imagem e vídeo.

O perfil no Instagram também divulga cursos, materiais gratuitos e outras ações de capacitação que a Goakira oferece.

DEIXE UMA RESPOSTA