37 executivos influentes no franchising

0
4878
décio pecin jr CNA
décio pecin jr CNA

Conhecer os profissionais mais importantes do mercado é fundamental para quem é franqueador ou deseja construir uma carreira bem-sucedida no franchising.

Acompanhar as estratégias, os movimentos de mercado, os erros e conquistas dos nomes por trás das grandes redes de franquias é uma ótima forma de aprender com quem já tem uma trajetória de sucesso.

Pensando nisso, apresentamos 37 executivos influentes do franchising para você conhecer, acompanhar e se inspirar!

1.Décio Pecin Jr. – Presidente do CNA

Na presidência do CNA, uma das mais importantes redes de escolas de idiomas no país, Décio Pecin Jr. ocupou cargos de direção e superintendência no Banco Bradesco, Açotubo, ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) e ABF.

2. Artur Noemio Grynbaum – Presidente d’O Boticário  

Artur Grynbaum preside a maior franquia do Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O executivo atua n’O Boticário desde 1986, foi eleito vice-presidente em 2002 e conquistou o atual cargo em 2008. Grynbaum é o sucessor direto do fundador da rede, Miguel Krigsner, que hoje é conselheiro do grupo.

3. Paulo Camargo – Presidente do McDonald’s no Brasil  

Desde que assumiu a presidência da Arcos Dourados – operadora do McDonald’s no Brasil e América Latina – em 2015, Paulo Camargo conquistou mudanças significativas para empresa, principalmente a redução da rotatividade de funcionários e o aumento do índice Ebitda, que mede a eficiência operacional dos funcionários.

arlan roque4. Arlan Roque – Gerente de expansão da Cacau Show

Arlan tem a tarefa de gerenciar a expansão da 4ª maior franquia do Brasil, segundo levantamento da ABF. Ele ingressou na Cacau Show em 2004 e passou pelos postos de consultor de campo, supervisor de expansão, supervisor administrativo de franquias, gestor regional Sul e gestor de treinamento, antes de gerenciar a expansão.

5. Marcello Monero – Gerente Executivo da AM PM

A AM PM Mini Market pode ser considerada a maior rede de franquias de alimentação do país, já que o foco de sua operação são os lanches rápidos e os snacks para viagem. O atual gerente executivo da marca é graduado como administrador de empresas e especialista em varejo.

6. Ildefonso de Castro Deus Neto – Gerente Geral do KFC Brazil

Com mais de 17 anos de carreira e passagens por gigantes do franchising, como Pearson e Grupo Multi Holding, Ildefonso começou a atuar em janeiro de 2018 como gerente geral do KFC no Brasil. Ildefonso tem a missão de apoiar a rede de fast food americana que tem a intenção de ter 500 unidades até 2027.

7. Iuri Miranda – CEO do Burger King Brasil

Iuri Miranda está à frente das operações do Burger King no Brasil desde 2010. O executivo assumiu a liderança da rede de fast food apenas 6 anos depois de a marca se estabelecer no Brasil. Em seus 9 anos de presidência, a marca passou de 100 para 697 unidades.

8. Roberta Damasceno – Gerente de Operações do Subway 

Roberta Damasceno tem 10 anos de história com o Subway Brasil. Ela começou na rede como auditora, ficou 8 anos na posição de gerente de mercado e desde novembro de 2018 é gerente de operações da 5ª maior rede de franquias do país.

9. Antônio Carlos Nasraui –  CEO do Rei do Mate  

Antônio Carlos é filho do fundador do Rei do Mate, Kalil Nasraui, e um dos responsáveis pela expansão da marca. O executivo conheceu o formato de franchising no fim de sua graduação em economia e viu que poderia ser um bom modelo para o negócio do pai. Atualmente a marca tem mais de 320 lojas e 3 mil colaboradores.

julio segala10. Júlio Segala – Diretor de marketing do Kumon

Júlio Segala é o responsável pelo marketing da maior franquia de educação do país. Ele está há mais de 24 anos na rede de franquias e supervisiona toda a operação e expansão das unidades da America do Sul.

11. Emerson Belan – Diretor Geral da CVC Brasil

Depois de mais de 20 anos atuando com a Coca Cola FEMSA, Emerson Belan chegou em 2015 para compor a diretoria da companhia de turismo CVC Brasil, 8ª maior rede de franquias do Brasil. Ele começou na CVC como diretor nacional de vendas e atualmente ocupa o cargo de diretor geral.

12. Cristiano Barata Morbach – VP de Canais dos Correios

O vice-presidente de canais dos Correios é um dos profissionais mais engajados com a expansão da rede. Participar do ajuste dos modelos de franquias, do mix de produtos oferecidos nas unidades franqueadas e monitorar o crescimento da marca são algumas das atribuições do executivo.

13. André Farber – VP de Negócios Franquia do Grupo O Boticário

André Farber também atua na maior rede de franquias do país e tem uma posição bastante importante no que diz respeito às franquias. Ele é vice-presidente de negócios e franquias, e faz parte do desenvolvimento de estratégias de expansão das marcas Quem disse, Berenice? e O Boticário.

14. Alexandre Birman – CEO da Arezzo&Co

Desde 2013, Alexandre Birman ocupa a posição de CEO da Arezzo&Co (que conta com marcas como Arezzo, Schutz e Anacapri). O executivo e designer que tem mais de 20 anos no mercado de moda substituiu o pai, Anderson Birman, fundador da Arezzo.

15. Eder Soares – Gerente de Expansão Nacional da Carmen Steffens

A Carmen Steffens é uma das principais franquias de moda do país, e Eder Soares é o responsável por gerenciar sua expansão no Brasil. O executivo ingressou na rede em 2010 na posição de supervisor regional de vendas, passou a ser gerente regional e em 2015 alcançou o posto de gerente de expansão nacional. Eder vem participando dos projetos de expansão da marca que levaram a Carmen Steffens a 417 unidades no país e 30 no exterior.

16. André Quintela – VP Comercial da Pearson

Vice-presidente comercial da área de franquias da Pearson (detentora de marcas como Wizard by Pearson, Yázigi e Skill), André Quintela gerencia de forma direta e indireta mais de 15 mil pessoas em 1,7 mil franquias em todo o Brasil. Entre suas conquistas estão a criação e implementação de um programa de excelência, de um sistema de CRM e de uma célula de recuperação de franqueados inadimplentes.

Peixoto Accyoli17. Peixoto Accyoli – CEO da RE/MAX Brasil

Accyoli começou sua carreira de gestor aos 21 anos e se especializou em franchising e negócios. Iniciou em 2009 na RE/MAX como diretor executivo e em 2016 chegou ao posto de CEO. Atualmente gerencia não só as operações da franqueadora, mas três unidades próprias e uma financeira. Ele também participa ativamente da direção de ações financeiras, operacionais, comerciais, administrativas e de marketing.

18. Marcus Alonso – Diretor de expansão da Nutrimais 

A Nutrimais entrou no ramo de franquias em 2017 e a sua expansão está sendo dirigida pelo administrador de empresas Marcus Alonso. O executivo já foi consultor de campo, gestor de franquias e gerenciou a expansão de redes como a Seguralta e Lug’s.

19. Renato Floh – Diretor de expansão da Ri Happy e PBKIDS

Renato Floh iniciou sua trajetória na PBKIDS em 2005 como gerente de importações. Em 2012, quando o fundo que administra a Ri Happy comprou a PBKIDS, ele passou a ser gerente de desenvolvimento e expansão das redes. Nos últimos anos, as duas franquias de brinquedos têm investido bastante em aumentar o número de unidades e coordenar esse movimento é uma das tarefas de Renato.

20. Rodrigo Abreu – Presidente da AlphaGraphics Brasil  

Rodrigo Abreu é um dos responsáveis pela norte-americana AlphaGraphics ter chegado no Brasil. O executivo já atuava na rede desde 2004 e em 2012 adquiriu autonomia para liderar a operação nacional. Até então, a AlphaGraphics Brasil era subsidiária da multinacional. Com o movimento, Rodrigo se tornou master franqueado e presidente da marca.

21. Clodoaldo Nascimento – Presidente da Yes! Idiomas

Clodoaldo começou a trabalhar na Yes! Idiomas no início dos anos 90 como gerente comercial. Poucos meses depois, surgiu a oportunidade para que ele montasse sua própria franquia. A unidade fez sucesso e levou Clodoaldo a abrir outras franquias da Yes! Idiomas. Em 2004, Clodoaldo comprou a rede e vem investindo em um processo de expansão que visa levar a marca para todo o Brasil.

ronaldo silva22. Ronaldo Pereira – CEO Óticas Carol e Gerente Geral de Varejo da Luxottica

Ronaldo ingressou nas Óticas Carol em 2009 e participou de alguns saltos importantes nos números da marca. Entre eles o crescimento de 170 para 1,1 mil unidades e o aumento na receita que passou de R$ 140 milhões para R$ 1,1 bilhão. Recentemente as Óticas Carol se fundiram com a gigante italiana Luxottica e Ronaldo se tornou responsável pelo varejo da marca no Brasil.

23. João Carlos Pacall – COO da Mundo Verde

Com passagens pelo Grupo Sforza e Multi Holding, João Carlos assumiu no final de 2018 a posição de diretor de operações da Mundo Verde. O executivo tem larga experiência com treinamentos e coaching e já capacitou mais de 30 mil profissionais em sua carreira.

24. João Penna – Diretor de Expansão no Fran’s Café  

Formado em engenharia civil e administração de empresas, João Augusto Ribeiro Penna atuou cerca de 25 anos na rede de fast food Habib’s e foi um dos responsáveis pela expansão da marca. Foi contratado pelo Fran’s Café em 2015 para dar novo fôlego ao crescimento da rede de cafeterias.

25. Fábio Khouri de Oliveira – Diretor Executivo da Flytour  

Fábio Khouri ingressou no Grupo Flytour em 1991. O executivo foi diretor de marketing, diretor de operações e atualmente é diretor da Flytour Franchising. Fábio também foi eleito como membro da diretoria estatutária da ABF.

26. Antonio Moreira Leite – CEO do Grupo Trigo

Economista com especializações em negócios e marketing, Antonio Moreira Leite é diretor de marketing e franchising do Spoleto (posição que ocupa desde 2005) e em 2014 se tornou CEO do Grupo Trigo, que engloba marcas como Koni, Spoleto e Lebonton.

marina fontoura27. Marina Fontoura – CEO da Cultura Inglesa 

Economista e com uma especialização na escola de negócios de Harvard, Marina Fontoura tem um currículo invejável. Foi diretora em grandes consultorias empresariais e atualmente é CEO da Spot Educação, holding de educação complementar do Gera Venture, que conta com as marcas Cultura Inglesa, Edify e CodeBuddy.

28. Henrique Munhoz – Gerente de Franchising e Expansão na CI 

Henrique Munhoz é administrador e se especializou em franquias, vendas e estratégias de negócios. Depois de passar por alguns bancos e pela expansão de franquias na Multi Holding, Henrique ingressou, em 2011, na CI. Desde então, o executivo gerencia as estratégias ligadas à expansão da rede pelo franchising.

29. Luiz Cury Filho – Diretor de Franquias na Patroni

Luiz Cury tem 19 anos de Patroni. Na rede de pizzarias ele já começou como diretor de franquias, mas em outras companhias foi consultor de franchising, supervisor e diretor de operações. Com formações em administração e publicidade, o executivo é um dos responsáveis pela rede ter hoje mais de 140 unidades.

Andre Friedheim
Créditos: Keiny Andrade

30. André Friedheim – Diretor da ABF e da Francap

Friedheim assumiu a presidência da ABF no início de 2019. Antes, ele já tinha passado pelos cargos de vice-presidente e diretor internacional. Com 30 anos de experiência em franchising, Friedheim também é sócio-diretor Francap, assessoria especializada em franquias e redes de negócios, e máster franqueado Café do Ponto e Casa Pilão.

31. Alex Quezada – Diretor de franquias na 5àsec

Alex Quezada é diretor executivo das franquias 5àsec, marca francesa de serviços que tem mais de 50 anos de mercado. Alex tem a missão de participar da expansão da maior rede de lavanderias do Brasil com mais de 450 unidades no país.

32. Claudia Coifman – Gerente Nacional de Expansão e Gestão do Grupo Acerte

Claudia Coifman é a responsável por gerenciar as unidades da Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express e Linha e Bainha, todas integrantes do Grupo Acerte. Formada em marketing, Claudia adquiriu experiência nos setores comercial, de gestão e de operação em pouco mais de 20 anos de carreira. Passou pela rede D’ Pill, Diletto e desde abril de 2016 integra a gerência do Grupo Acerte.

luis zemlenoi33. Luis Zemlenoi – Diretor de Expansão no IGA

O IGA é uma rede de franquias de escolas de gastronomia e confeitaria argentina e Luis Zemlenoi é o responsável por dirigir a expansão da marca no Brasil. Começou a atuar no IGA em 2017, mas Zemlenoi já tinha larga experiência em consultoria de negócios e direção de expansão.

34. Adriano Batistela – Diretor de Franquias e Expansão do Grupo BMG

Batistela administra a expansão da Help! Franchising, uma franquia de crédito que faz parte do Grupo BMG. Antes de assumir a diretoria, em 2018, o executivo já tinha participado da expansão da Cia. Hering no Brasil por quase 11 anos.

35. Ricardo Alves – Presidente Executivo da Halipar

Ricardo José Alves fundou a Griletto em 2004. Em menos de 4 anos já possuía 12 lojas  e resolveu investir nas franquias. Cerca de 10 anos mais tarde, adquiriu a rede Montana Grill e fundou o Grupo J. Alves para administrar suas marcas. Em 2015 fundiu sua holding com o Grupo Ornatus Alimentação, criando a Halipar, uma das mais importantes holdings no segmento de alimentação.

Rodrigo Albuquerque36. Rodrigo Albuquerque – CEO da Petland Brasil

A Petland é uma rede de petshops multinacional e Rodrigo Albuquerque foi o responsável por trazê-la para o Brasil, em 2014. Rodrigo é administrador de empresas pela FAAP e criou a Brava Investimentos, eleita em 2012 uma das maiores operadoras de câmbio da XP Investimentos com mais de 500 escritórios espalhados pelo país.

37. Ivan Marcos Ferreira – Diretor de franquias Fábrica de Bolo Vó Alzira

O administrador especializado em gestão de franquias Ivan Ferreira tem mais de 25 anos de experiência atuando com franquias de grande porte. Já passou pelo Fran’s Café, Alpargatas, Pearson, BFFC (que detém Bob’s, KFC e Pizza Hutt) e atua desde 2017 como head de franquias da Fábrica de Bolo Vovó Alzira. As atribuições do executivo estão relacionadas com o desenvolvimento de estratégias para alavancar o numero de unidades, sobretudo, no estado de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui