Como um dos setores que está sempre em crescimento no país, o mercado de alimentação é um dos que mais atrai empreendedores, incluindo aqueles que se interessam pelo franchising.
Só para se ter uma ideia da sua relevância, segundo dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), as franquias de alimentação faturaram mais de 19,7 bilhões de reais no primeiro semestre de 2017, um crescimento de 4,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
➥ Busca franquias de comidas para investir? Confira nosso guia de franquias de alimentação (com valores de investimento)
Além do faturamento expressivo, o mercado de franquias de alimentação é bastante variado, o que oferece inúmeras possibilidades de investimento para os franqueados. É possível apostar em uma franquia de comida típica, fast food, refeições saudáveis, lanches, doces, sucos ou até em alimentos específicos, como o açaí e os hambúrgueres.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Dentro desse segmento de comidas altamente especializadas estão as franquias de batata, um segmento que tem redes consolidadas no mercado de franchising e que trabalham com um produto de grande aceitação pelo público.
Prova disso é que, de acordo com dados da AGRIANUAL divulgados pela Associação Brasileira de Batata (ABBA), a produção de batata inglesa no Brasil chegou a 3,6 toneladas em 2016 e foram colhidos mais de 125 mil hectares do tubérculo em todo o país.
A produção reflete uma demanda de mercado, já que o brasileiro consome, em média 15 quilos de batata todos os anos, segundo a ABBA.
Considerando tudo isso, as batatas podem ser uma excelente opção para quem quer investir no mercado de franchising no ramo da alimentação e busca uma opção flexível, rentável e que seja popular com os consumidores.
A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de franquias que tem a batata como ingrediente principal e conferir dados de algumas das principais redes deste mercado.
Tipos de franquias de batata
As batas costumam aparecer como guarnição em diversos tipos de franquias, as de fast food, por exemplo, incluem a tradicional batata palito junto a lanches, sobretudo com hambúrgueres, e mesmo as redes de restaurantes sempre têm batata frita no cardápio.
Mas quando o assunto são franquias especializadas em batata, os modelos mais tradicionais são as franquias de batata frita e de batata assada.
As marcas de batata frita normalmente trabalham com a batata palito e a servem com toppings, como queijo cheddar, parmesão, bacon e outros molhos e condimentos. Aqui, a maioria das empresas oferece a oportunidade de o consumidor escolher a quantidade de batata que quer consumir e os colocar os complementos que desejar.
Essas batatas fritas podem ser servidas em diversos recipientes, mas, mais recentemente, os cones têm se destacado como os mais queridos do público. As batatas fritas no cone são práticas porque é possível segurar a embalagem facilmente com uma mão sem se sujar. Isso é ótimo considerando que esse tipo de batata é geralmente consumido como um lanche rápido.
As franquias de batata assada trabalham com batatas inteiras que são abertas e recheadas com queijos, carnes, molhos e outras opções de toppings, de acordo com as preferências do cliente e o cardápio da rede.
Aqui, a ideia é que o consumidor se sente para comer já que a batata assada, diferente da variação anterior, pode ser considerada uma refeição mais completa. Ela, inclusive, pode acompanhar guarnições como arroz e saladas.
Muitas dessas franquias também oferecem outros lanches e pratos derivados da batata, como nhoques e pães de batata recheados.
As franquias de batata frita normalmente têm uma operação mais enxuta, o que possibilita que elas atuem tanto no formato de loja física, quanto de quiosque. Já as que trabalham com as batatas assadas, podem ter um pouco mais de dificuldade em reduzir sua operação para espaços pequenos, e são mais comumente vistas com lojas fixas.
O ideal é que uma franquia de batata seja localizada em espaços de grande circulação de pessoas, como shoppings, aeroportos, centros de convenções e lojas de rua em áreas estratégicas da cidade.
Há também a possibilidade de ter uma franquia de batata food truck, em que a operação circula por ruas movimentadas e pode participar de eventos e feiras que atraiam consumidores, ou mesmo um carrinho compacto de batatas fritas e mini batatas assadas para festas.
Prós e contras de uma franquia de batata
Como qualquer outro negócio, existem oportunidades e desafios para quem quer investir em uma franquia de batata.
Além de ser um alimento fabricado em uma larga escala e que é bastante consumido pelo brasileiro, trabalhar com um produto flexível, que pode ser frito, cozido, assado e transformado em outros alimentos, como pães e massas, com certeza é uma das melhores vantagens em investir em uma franquia neste ramo.
A popularidade da batata também evita que esse tipo de negócio sofra tanto com a sazonalidade, já que é um produto que pode ser consumido a qualquer época do ano.
Por ser um alimento de valor consideravelmente barato, as batatas também podem oferecer custo reduzido para produção e uma alta lucratividade para quem consegue fazer o negócio engrenar e conquista um público fiel.
Mas, por outro, lado, é preciso lembrar que, assim como acontece com outros negócios deste segmento, é necessário ter muito cuidado com a questão da higiene, assepsia e manuseio correto dos alimentos e dos instrumentos que são utilizados para prepara-los.
Outro ponto que deve ser considerado é que as batatas, como item perecível, exigem um rigoroso controle de estoque e armazenamento corretos para que estejam sempre frescas e boas para o consumo.
Gostou da ideia de ter uma franquia de batata? Então confira, na sequência, cinco opções de redes especializadas em batatas fritas e assadas para investir!