Franqueado de sucesso: como crescer dentro da franquia

0
1543
franqueado de sucesso
franqueado de sucesso

A aposta no franchising brasileiro desponta como alternativa para quem sempre sonhou estar à frente de um negócio, além de ser uma estratégia para momentos de desafios econômicos. Se você sonha em se tornar um franqueado de sucesso, essa matéria é para você!

Conversamos com uma especialista no segmento de franchising para apurar as melhores dicas para crescer dentro de uma rede de franquias e ser um franqueado de sucesso. Boa leitura!

Com uma infinidade de modelos de negócio, segmentos de atuação, valores de investimento, porte de franquias, formas de se posicionar no mercado, serviços ou produtos, as franquias normalmente garantem segurança aos empreendedores de primeira viagem. O bom momento do franchising brasileiro é mais um destaque para o segmento, o que aponta que investir nessa modalidade de negócio abre portas para construção de carreira e crescimento nas franquias.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) demonstra que o ritmo de expansão das franquias brasileiras vem registrando crescimento expressivo, em comparação com os resultados dos anos anteriores. No primeiro trimestre de 2019, as redes brasileiras apresentaram crescimento de 7% e o faturamento saltou de 38,7 bilhões de reais, em 2018, para 41,4 bilhões de reais. Em 2018, o crescimento registrado durante os três primeiros meses do ano foi de 5,1%.

A pesquisa de desempenho desenvolvida pela ABF também destaca alguns segmentos que registraram maior variação no crescimento entre o primeiro trimestre de 2018 e o mesmo período em 2019. O maior crescimento registrado nos três primeiros meses deste ano foi  de Casa e Construção, com aumento de 12,9% no faturamento em comparação com o mesmo período no ano passado.

Em segunda posição está o segmento de Serviços Automotivos, com crescimento de 12,7%. A ABF explica que o aumento se deve à recuperação do mercado automotivo, com crescimento no número de vendas de veículos, em comparação com os resultados dos anos anteriores. Dentro deste segmento também se encontram as marcas que trabalham com serviços de aluguel de carros, que registrou bom desempenho e contribuiu para o destaque do segmento.

O segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos está em terceiro lugar, com aumento de 9,7% e, em seguida, o segmento de Serviços e Outros Negócios, com aumento de 9,6%. A ABF ressalta que houve um aumento na procura por serviços de manutenção e reparo de eletroeletrônicos, bem como aumento na procura de serviços de marketing e design digital.

Como se tornar um franqueado de sucesso

como ser um franqueado de sucesso

Apesar de apoio e suporte oferecidos pelas franqueadoras, a jornada individual das unidades deve ser construída por cada franqueado.

As possibilidades de crescimento dentro do universo do franchising são variadas, como aponta a especialista em franquias Mércia Machado Vergili, consultora da GSPP. A seguir, comentamos algumas delas.

Abrir uma segunda unidade

Mércia Machado Vergili explica que a possibilidade de abrir uma segunda unidade é muito comum no franchising internacional e, analisando o bom desempenho do setor, não poderia ser diferente no Brasil. Muitos empreendedores crescem dentro do sistema de franquias, o que possibilita a abertura de mais de uma unidade, além da possibilidade de investir em franquias de segmentos diferentes.

“Quando o franqueado inicia com uma marca de franquia e a performance da unidade é muito boa, é comum que o empreendedor procure abrir outra unidade da mesma marca. O importante é ter sempre a gestão das unidades muito bem feitas para não apresentar queda na lucratividade”, alerta Mércia.

Em alguns segmentos, de acordo com a especialista, a abertura de outras unidades da mesma marca favorece a gestão por completo, melhorando condições de compra, otimizando estoque, potencializando o treinamento das equipes de funcionários, por exemplo.

Ao apostar na abertura de uma segunda unidade na mesma rede em que atua, o empreendedor consolida a trajetória de investimento em um modelo de negócio com maturidade de mercado. O ponto positivo é que o franqueado aproveita o know-how que foi transmitido durante os treinamentos e suportes para dar prosseguimento à operação da segunda unidade, fortalecendo a marca no franchising brasileiro. A transmissão de conhecimento de uma para demais unidades otimiza os processos de operação e gerenciamento das franquias.

A inauguração de uma segunda unidade, geralmente, faz parte de um processo no qual o empreendedor já adquire facilidade para identificar possíveis desafios e obstáculos a serem enfrentados no mercado. Entretanto, é importante que o empreendedor tenha estratégias para atuação durante momentos de desafios e instabilidades políticas e econômicas, que costumam ser mais severas para quem investe em apenas um segmento do mercado.

“Alguns franqueados que já têm várias lojas de uma marca podem optar por continuar a expansão através de marcas diferentes para diversificar o investimento. Em ambos os casos, o franqueado irá evoluir na gestão da loja, de formação e treinamento dos funcionários, sempre em busca dos melhores resultados”, pondera Mércia.

Expansão para modelos de franquias diferentes

O investimento em uma unidade de segmento diferente exige mais cuidado na administração e gerenciamento dos negócios. A atuação em multifranquias, como é conhecido esta modalidade de investimento, pode significar maiores riscos.

Por isso, é importante que o empreendedor tente administrar franquias que tenham perfis parecidos ou proximidades entre si, seja de mesmo segmento, porte, serviços ou produtos similares, uma vez que é possível diversificar a forma de atuação no mercado, mas sem radicalizar completamente. É preciso muito estudo de mercado para entendimento das marcas concorrentes e possibilidades de expansão da forma mais saudável para as unidades.

Vergili explica que o primeiro passo é analisar as possibilidades, uma vez que cada franqueadora apresenta processos distintos para gestão das lojas e, por isso, é necessário que um franqueado de sucesso assimile os processos e os aplique em cada unidade.

“O empreendedor deve saber separar os processos e conceitos de cada marca para manter o padrão. A busca por marca diferente de franquia deve acontecer quando já tem muitas unidades de uma marca e se deseja diversificar o investimento, ou quando não há mais oportunidade para a nova loja da marca que já está em operação”, aconselha a consultora.

Mércia também explica que o investimento em uma segunda unidade de marca ou segmento diferentes pode acontece quando o primeiro negócio não se mostra promissor.

Investir em uma franquia de marca diferente possibilita que o empreendedor aplique os conhecimentos de administração e operação da unidade no novo modelo de negócio, sendo uma estratégia um pouco mais favorável economicamente. Entretanto, as habilidades só poderão ser utilizadas para potencializar a atuação da unidade se o franqueado não tiver dificuldades com a gestão.

Estar à frente de mais de um modelo de negócio exige que o empreendedor desenvolva forte espírito de liderança, com grande investimento em capacitação. Entretanto, ao abrir o leque de possibilidades de investimento, o empreendedor será condicionado a se desafiar e se reinventar no cotidiano de administração das franquias – espíritos básicos para quem deseja crescer no franchising.

Aumentar faturamento para crescer

Potencializar o faturamento de uma unidade franqueada – adotando estratégias de venda, mais atrativos para os clientes e possibilidades variadas de pagamento, por exemplo – também é uma boa forma de se tornar um franqueado de sucesso.

Vergili comenta que cada segmento apresenta uma estratégia diferente, entretanto, o investimento em treinamento de equipe é um dos fatores mais importantes para melhoria de resultados.

A especialista recomenda que: “o franqueado deve estar presente na loja e atento a todos os processos de operação, trabalhando para evitar perdas que inevitavelmente irão gerar prejuízos. Além do investimento em treinamento e atualizações da equipe, é importante ter um bom controle financeiro para evitar inadimplência”.

Aposta no perfil de multifranqueado

Mércia aconselha que o investimento em estratégias de marketing apresentam à unidade franqueada grandes possibilidades de crescimento no mercado, com foco em marketing local, desenvolvido digitalmente ou em ações regionais, com objetivo de atrair um maior número de clientes às lojas.

Ainda assim, a melhor estratégia, de acordo com a especialista, é o crescimento do empreendedor como multifranqueado. O perfil deste tipo de franqueado é voltado para a profissionalização, com grande desenvolvimento de competências gerenciais e de liderança, praticamente um franqueado profissional, apto para administrar um número grande de unidades franqueadas.

Quem se transforma em multifranqueado conquista unidades com maior faturamento e maior ganho em escala. Ao mesmo tempo, profissionaliza negociações com marketing, logística, fornecedores de matéria prima, além de desenvolver uma gestão mais estruturada, apta para gerenciar todas as unidades. É muito comum que os multifranqueados unifiquem as gestões dos negócios, ao setor de recursos humanos e de financeiros, por exemplo, proporcionando maior sinergia entre as modalidades de negócios e, inclusive, diminuindo custos.

“O crescimento como multifranqueado é a melhor forma, mas mantendo todas as lojas com excelente nível de venda, retenção de equipe, baixo nível de reclamação de clientes. Algumas redes têm acompanhamento e premiação dos franqueados com melhores resultados, existem planos de excelência que podem ser alcançados pelo franqueado, e que devem ser buscados com determinação”, explica Mércia.

Para quem deseja abrir mais de uma unidade franqueada e, no futuro, se tornar multifranqueado, Vergili aconselha a apostar no desenvolvimento do perfil pessoal e profissional, entendendo o franchising brasileiro como uma profissão.

“Participar de reuniões de franqueados, de conselho de franqueados (se a franqueadora tiver), seguir os processos indicados pela franqueadora e buscar ter a melhor performance possível na rede”, finaliza a consultora.

Torne-se um franqueado de sucesso se inspirando em histórias reais de quem já trilhou esse caminho! Confira alguns cases de sucesso de franqueados:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui