Um dos segmentos mais tradicionais do universo do franchising, as franquias de alimentação registram crescimento contínuo há mais de uma década, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). As franquias de alimentação saudável vêm se apresentando como tendência de investimento, em um segmento que movimenta mais de 93 bilhões de reais anualmente.
Os números demonstram desempenho favorável para quem deseja começar a investir em uma franquia barata neste ramo. Um movimento interessante que vem sendo percebido no segmento, é a procura dos consumidores por refeições mais naturais e saudáveis. A onda de reeducação nutricional por parte da população brasileira chega até as marcas, que buscam investir em opções de lanches e refeições mais equilibradas.
➥ Busca franquias de comidas saudáveis? Confira nosso guia de franquias de alimentação saudável
De acordo com Euromonitor, provedora global de inteligência estratégica de mercado, o mercado de alimentação saudável cresceu 98% no país, entre os anos de 2009 e 2014. A média de crescimento ao ano é de 12,3%, posicionando o Brasil no quinto lugar no ranking mundial desse segmento.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
O nicho de alimentos orgânicos é o com maior crescimento nos últimos cinco anos, cerca de 18%. De acordo com a consultora de foodservice da AGR Consultores, Rafaela Natal, a tendência é que o setor de alimentação saudável continue crescendo nos próximos anos.
“A expectativa é de que o mercado brasileiro cresça a taxas médias de 4,4% ao ano, até 2021. O consumo de alimentos saudáveis no Brasil cresceu anualmente a uma taxa média de 12,3%, nos últimos cinco anos, enquanto no restante do mundo o crescimento registrado foi de 8% ao ano”, aponta Rafaela.
Com a potência de crescimento deste mercado, novos produtos e marcas são apresentadas aos clientes e empreendedores interessados em franquias de alimentação saudável. A especialista comenta que o diferencial deste segmento está na proposta e na forma de apresentação das refeições: “o alimento saudável normalmente é mais colorido, fresco e, portanto, possui um apelo visual muito mais interessante. Por este motivo, as marcas adotam embalagens que proporcionam ao cliente uma melhor visualização do alimento, o que vem crescendo neste segmento”.
Para Rafaela, outra vantagem de investir em uma franquia deste setor é o baixo número de concorrentes diretos.
Os desafios são comuns, como em toda área de investimento em franchising. Entretanto, as franquias de alimentação saudável requerem atenção a mais. A consultora esclarece que um dos principais desafios é a operação dos alimentos perecíveis. “O franqueado precisa estar atento, diariamente, a todos os elos da cadeia, desde o pedido correto das mercadorias, até a entrega do produto final ao consumidor”, alerta.
O cuidado com o armazenamento dos alimentos é fundamental em uma rede que propõe oferecer alimentação mais saudável, por isso, outro desafio é manter a padronização e qualidade dos produtos. Rafaela comenta que os produtos requerem observação constante e treinamento recorrente dos funcionários da unidade.
Como escolher entre franquias baratas de alimentação saudável
Alguns fatores e detalhes de gerenciamento e operação das franquias precisam ser levadas em consideração no momento de escolher de qual marca se tornar franqueado.
Rafaela Natal alerta que o principal fator de decisão é o gosto por trabalhar em operações dinâmicas e estar disposto a trabalhar, literalmente, “com a barriga encostada no fogão”. Caso o empreendedor não seja a pessoa que estará à frente da rotina de operação da franquia, é de extrema importância que seja contratado um operador ou gerente, com perfil adequado para gerenciar uma franquia deste segmento.
“Outro ponto importante a ser analisado é operação logística. A franqueadora que dispõe de uma central logística para atender o franqueado sai na frente. Nesse modelo, o franqueado emite o pedido de compra ao operador logístico e/ou central de produção/distribuição e recebe a mercadoria na data agendada dentro dos padrões de conformidade que a cadeia de frio adequada, itens muito relevantes para a operação de alimentos perecíveis”, comenta Rafaela.
Normalmente, de acordo com a consultora, os itens mais “frescos”, como hotifrutigranjeiros são entregues aos pontos de venda por fornecedores regionais, homologados pela franqueadora.
O cuidado na escolha do ponto comercial também deve ser uma etapa de extremo cuidado. O local em que a franquia será instalada impacta muito o processo de implantação de uma franquia de alimentação, podendo a localização ser fator decisivo para o sucesso de um negócio. “No caso de franquias de alimentação, além de analisar se o ponto é aderente ao público-alvo do negócio e ao fluxo de pessoas em determina região, é importante que o empreendedor analise se não há impedimento legal para a abertura do negócio no local desejado”, complementa Rafaela.
Por este motivo, o ideal é que a franqueadora forneça suporte ao franqueado, utilizando ferramentas de geomarketing para auxílio de escolha do ponto comercial ideal.
Investimento em aplicativos
Seguindo as demandas do mercado, dos clientes e das inovações tecnológicas, a funcionalidade dos aplicativos de pedidos de comida já virou rotina nas franquias de alimentação. Muitas redes contabilizam grande parte do faturamento advindo dos serviços delivery. Aplicativos como o Ifood, Uber Eats e Pedidos Já, por exemplo, respondem por 30% das solicitações dos consumidores brasileiros.
A tendência, portanto, é que as marcas operem e comercializem os produtos via internet. Rafaela Natal comenta que as redes de franquias de alimentação que oferecem um modelo de negócio formatado para vendas e entregas de pedidos através de aplicativos, apresentam performance melhor do que a maioria das marcas.
“O delivery de alimentos desfruta de um bom momento no país e, para quem pensa em abrir um negócio nessa área, é importante que o candidato avalie se a franquia possibilita o franqueado trabalhar esse canal de vendas também para agregar o faturamento médio da unidade”, finaliza a consultora.
A seguir, selecionamos franquias baratas de alimentação saudável. Os valores de investimento não ultrapassam 90 mil reais. Os dados das franquias foram fornecidos pelas empresas ou são divulgados pela ABF.