10 ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro (em 2020)

0
2775
ideias para abrir um negocio com pouco dinheiro
ideias para abrir um negocio com pouco dinheiro

Você sonha em abrir um negócio com pouco dinheiro? Se a resposta é sim, você não está sozinho.

Empreender é o sonho de milhões de brasileiros. Principalmente em momentos de crise, as vantagens de trabalhar para si mesmo ganham destaque e se tornam desejo de muitos.

Além disso, é também em momentos desafiadores que vários trabalhadores precisam encontrar fontes de renda extra para complementar os salários. E abrir um negócio que possa ser conciliado com sua ocupação atual é um caminho para isso.

O obstáculo principal para se tornar o próprio patrão? O investimento.

Felizmente, existem formas de abrir um negócio com pouco dinheiro e faturar alto com uma estrutura reduzida!

Neste material, te apresentaremos alguns nichos, modelos de negócios e ideias para você começar a empreender mesmo com orçamento limitado!

Como montar um negócio com pouco dinheiro: o que você precisa saber

Uma das formais mais fáceis de abrir um negócio com pouco dinheiro é encontrar os setores e modelos que exigem menos investimento inicial.

Normalmente, negócios baratos reúnem algumas características em comum. E as principais são:

  • Exigem pouca estrutura: geralmente é preciso de poucos elementos para iniciar um negócio de baixo custo. Você dificilmente terá que investir em mobiliários e equipamentos caros para trabalhar.
  • Podem ser operados em locais variados: o ponto comercial é uma das despesas mais altas em uma empresa. Por isso, se você quer montar um negócio gastando pouco, o ideal é priorizar atividades que te permitam trabalhar em casa ou em espaços de baixo custo, como coworkings.
  • Têm custo de produção reduzido: as melhores ideias para montar negócios econômicos são aquelas em que os produtos e serviços podem ser elaborados sem que haja um alto custo. Matérias primas com valor elevado e processos custosos não combinam com este tipo de empreendimento.
  • Fazem uso da tecnologia: boa parte dos negócios que podem ser montados com pouco dinheiro fazem uso da tecnologia. Seja para ajudar a divulgar a empresa, tornar a gestão mais simples ou mesmo prestar serviços ao consumidor, a tecnologia é uma boa aliada para quem quer economizar.
  • Você pode começar sozinho: outra característica das ideias baratas para abrir um negócio é que você pode começar trabalhando sozinho, sem necessidade de contratar funcionários. Neste formato é preciso que o empreendedor saiba fazer de tudo um pouco, mas a vantagem é que ele terá uma economia significativa com a folha de pagamento.
  • A tributação é limitada: tributos podem encarecer bastante a operação de uma empresa. Pensando nisso, é importante se enquadrar em regimes tributários que cobram menos impostos, como o Simples Nacional.

10 ideias pra abrir um negócio com pouco dinheiro

Agora que você já conhece algumas características que ajudam a reduzir o custo de abrir uma empresa, vamos ver algumas sugestões para começar a empreender sem gastar muito dinheiro.

Aulas à distância

aulas a distancia

Para atuar com educação não é mais necessário montar uma escola. Com auxílio da tecnologia é possível ensinar a distância por meio de ferramentas de videoconferência.

Podem ser aulas de reforço escolar, de idiomas, de preparação para o vestibular e até de disciplinas mais específicas, como mecânica, gastronomia e pintura.

Para iniciar neste mercado, o mais importante é ter um computador ou celular com câmera, conhecimento técnico e caprichar na divulgação para conquistar os alunos.

Serviços de limpeza

serviços de limpeza

Os serviços de limpeza sempre estão em alta. E quem empreende neste setor pode atuar com limpeza residencial, predial e industrial, por exemplo.

É importante ter algum conhecimento sobre boas práticas de limpeza, higiene e segurança para fazer um bom trabalho. Também será necessário investir nos produtos e utensílios de limpeza, bem como vestimentas apropriadas para sua proteção.

Este não é um tipo de negócio para quem quer trabalhar em casa, já que para prestar o serviço será necessário ir até o local.

Refeições congeladas

refeiçoes congeladas

Além de ser tendência, investir na produção de refeições congeladas é uma ótima ideia para quem quer abrir um negócio com pouco dinheiro e se identifica com o setor de alimentação.

Atendendo aos brasileiros que têm pouco tempo para cozinhar e buscam praticidade, os empreendedores que investiram nesse setor podem encontrar uma opção de negócio barato e rentável.

As refeições podem ser preparadas sob demanda ou congeladas por alguns meses, então dificilmente você terá que investir alto em um estoque que ficará parado por muito tempo.

Customização de roupas

customização de roupas

O mercado de moda é uma de suas paixões? Então, a customização de roupas pode ser uma ideia de negócio para montar em 2020!

Além de personalizar e recuperar peças, também é possível investir em lavagem e serviços de costura, tornando seu portfólio de serviços ainda mais completo.

Embora não seja necessário alugar um ponto comercial, e o empreendedor possa atuar em casa ou em um pequeno espaço usado como oficina, pode ser necessário investir em maquinário para trabalhar.

Se esse for o caso, dar preferência para equipamentos usados pode ser um caminho para economizar.

Serviços de gráfica

serviços de grafica

O setor de gráfica, personalizados e presentes também pode ser uma ideia de negócio barata.

Quem atua neste mercado pode produzir diferentes tipos de produtos, como: calendários, cartões de visita, panfletos, camisetas, canecas, adesivos e chaveiros, por exemplo.

Apesar de ser um serviço feito sob encomenda – o que evita altos investimentos iniciais – pode ser necessário comprar equipamentos e matéria prima para as impressões.

Pensando nisso, também vale a dica de buscar ferramentas de segunda mão ou que sejam mais antigas para não gastar muito.

Delivery de vestuário e acessórios

delivery de roupas

Ao invés de apostar alto montando uma loja de roupas, sapatos e acessórios, você pode investir na venda destes mesmos produtos por delivery.

Para isso, os empreendedores costumam montar mini expositores, que podem ser transportados até a casa dos clientes. Chegando lá, eles ganham a possibilidade experimentar os produtos e escolher seus preferidos.

Esse modelo de negócio exige que você crie um pequeno estoque, mas escolher o fornecedor certo pode te ajudar a garantir que esse seja um negócio de baixo custo.

Organização de eventos

organizador de eventos

Outra boa alternativa para quem quer abrir uma empresa com pouco dinheiro, o setor de eventos oferece uma grande variedade de nichos para explorar.

Se você gosta de trabalhar com decoração, música, maquiagem e cabelo, roupas, buffet, doces e outros elementos que fazem parte de uma festa, pode ser uma boa direcionar sua atuação para o mercado de eventos.

O cerimonialista ou assessor de eventos também ganha destaque nesta área. Responsáveis por organizar tudo antes e durante a festa, estes empreendedores podem faturar alto!

Agente de turismo

agente de turismo

Vender passagens, reservas em hotéis, passeios e aluguéis de carro sem sair de casa parece uma boa ideia?

Quem se identifica com o turismo pode atuar como agente autônomo, franqueado ou afiliado de grandes empresas do setor. Pela internet, esses profissionais vendem pacotes e itens essenciais para uma boa viagem e são comissionados para isso.

Como o trabalho é feito pela internet, o investimento inicial costuma ser baixo e a rentabilidade do setor pode ser expressiva.

Consultoria empresarial

consultoria empresarial

Quem trabalhou por anos no mundo corporativo e/ou tem muito conhecimento técnico sobre negócios pode encontrar na consultoria empresarial uma chance de abrir um negócio com pouco dinheiro.

As consultorias devem ser presenciais ou por videoconferência e, neste último modelo, a abrangência pode ser nacional.

Ao compartilhar seu conhecimento e experiência com outros empreendedores, você poderá ajudá-los em vários aspectos da gestão, como contratar funcionários, melhorar a liderança, delegar tarefas e motivar colaboradores. Ah, e claro: receber por isso.

Revenda de produtos

revenda de produtos

Uma das opções mais tradicionais para quem quer montar um negócio com pouco dinheiro é revender produtos. Atuando com consignação, estoque reduzido ou encomendas, é possível atuar no varejo mesmo com investimento limitado.

A gama de itens que podem ser revendidos é enorme: acessórios, lingeries, cosméticos, maquiagem, itens para smartphones, bolsas, itens para a casa e até produtos digitais (como cursos).

Além disso, também é possível revender serviços como franqueado ou afiliado de uma outra companhia.

Franquias baratas: opção para montar seu negócio

Se você quer abrir um negócio com pouco dinheiro, mas gostaria de ter apoio para empreender, escolher entre uma das opções de franquias baratas pode ser a melhor escolha.

O sistema de franchising permite que empreendedores liderem unidades de grandes marcas, que já possuem credibilidade, estrutura e conhecimento sobre o mercado.

Ou seja, você não vai começar a empreender sozinho, pelo contrário: terá o amparo de quem já fez dar certo e poderá te indicar o caminho das pedras.

Neste modelo de negócio o franqueado tem o direito de usar a marca e recebe todo o suporte e know-how da franqueadora. E, para isso, arca com alguns custos, como a taxa de franquia e royalties.

Mas, fique tranquilo!

Se você está aqui, sabemos que está em busca de negócios de baixo custo, e a boa notícia é que existe muitas franquias baratas para investir.

Inclusive, se você se identificou com alguma das nossas ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro, fique sabendo que existem franquias baratas em todos esses setores.

Abaixo, você encontrará algumas listas com opções de redes de franquias em diferentes segmentos para você conhecer e escolher a ideal!

Abrir um negócio com pouco dinheiro: próximos passos

Já encontrou um nicho com o qual você se identifica? Então, veja quais são os próximos passos para abrir um negócio com pouco dinheiro e fazer a sua empresa dar certo!

Faça um plano de negócios

Quando se tem pouco dinheiro para investir, as decisões precisam ser extremamente assertivas. Qualquer passo mal dado pode significar prejuízo e colocar em jogo o sucesso do seu negócio próprio ou franquia.

Tendo isso em mente, é fundamental fazer um bom planejamento. E a melhor forma de fazer isso é criar um plano de negócios.

Este material te ajudará a definir questões fundamentais para iniciar um empreendimento, como: quais serão os produtos e serviços comercializados, quem é o público alvo, quem são os concorrentes e, também, quanto você precisará investir.

Controle as finanças

Para manter as finanças sob controle também será importante ficar de olho em seus recebimentos e gastos. Para isso, a melhor ferramenta é o fluxo de caixa, que registra todas as movimentações financeiras da empresa.

Não se esqueça que, principalmente no início, será necessário reduzir ao máximo os custos fixos. Então, nada de fazer investimentos que podem esperar ou entrar em dívidas!

Também vale dizer que é fundamental que você separe suas finanças pessoais do dinheiro da empresa.

Mesmo não tendo lucro significativo nos primeiros meses, é essencial definir um limite que você pode tirar do caixa para arcar com suas próprias despesas. Esse valor será o seu salário e é chamado de pró-labore.

Aprimore seus conhecimentos

Principalmente se escolher abrir um negócio sozinho, o empreendedor precisa saber de tudo um pouco: gestão, finanças, marketing, jurídico, atendimento, operação etc.

Pensando nisso, é uma boa ideia aprimorar seus conhecimentos e melhorar suas habilidades para tomar decisões melhores para seu negócio.

Instituições como o Sebrae e a Endeavor são ótimas fontes de informação, nesse sentido. E se você for abrir uma franquia, a franqueadora também te ajudará com treinamento para gerenciar a sua operação.

No Guia Franquias de Sucesso, também temos muito conteúdo sobre negócios e franquias. Aproveite que já está por aqui e leia mais alguns materiais sobre empreendedorismo que, certamente, vão ajudar na administração da sua empresa.

Se estiver  interessado em abrir uma franquia e aproveitar as vantagens que só o franchising oferece, confira aqui 100 opções de franquias baratas para entrar no mercado investindo pouco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui