Se você está em busca de franquias para 2020, boas notícias: o ano guarda promessas otimistas para o mercado de franchising. As expectativas de melhora na economia e o ritmo constante de crescimento no setor de franquias criam um cenário positivo para tirar do papel os planos de abrir um negócio em 2020.

Nesta matéria, você vai descobrir as tendências que estarão em alta entre as franquias 2020, de acordo com especialistas nesse segmento. Além disso, trazemos opções de redes para apostar nessas tendências – incluindo modelos de franquias baratas. Boa leitura!

➥ Busca franquias no setor de serviços? Confira nosso guia de franquias de serviços (com valores de investimento)

O ano de 2019 foi positivo para o franchising brasileiro. No primeiro semestre, o faturamento das franquias registrou um aumento de 6,4%, em comparação com os primeiros seis meses de 2018. Com isso, o setor movimentou mais de 84,5 bilhões de reais no período. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

De acordo com as projeções da Associação, 2019 deve fechar com um saldo de 7% em crescimento no faturamento. Tanto o número de unidades de franquias quanto o de empregos gerados pelo franchising devem ter uma alta de 5%. Já para o número de redes de franquias a previsão é de um aumento de 1%.

No âmbito geral, o mercado como um todo ainda enfrenta desafios. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a projeção é que 2019 feche com um crescimento de 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

“No ano de 2019 já se esperava leve crescimento, mas a palavra de ordem era estagnação. Pelo menos era isso que eu e a maioria dos otimistas dos negócios esperávamos, e foi isso que aconteceu. Na verdade, o primeiro sinal de oxigênio em uma economia ferida por quedas é a estagnação em pilares do setor. A linha azul com crescimento real sempre vem alguns anos após o equilíbrio aparecer. Eu, como otimista inveterado, creio que 2019 foi suficiente para aumentar a confiança de pequenos, médios e grandes investidores, fazendo com que 2020 seja um ano de crescimento real e aparente”, comenta Lucas Atanázio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO.

O cenário econômico promete, de fato, uma situação mais positiva nesse novo ano. Segundo o Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central, a previsão é de que o PIB cresça 2,17% em 2020.

“Analisando os indicadores macroeconômicos, onde teremos inflação controlada e juros baixos, podemos antecipar um cenário propício de crescimento do comércio varejista no país. O contexto é favorável para o mercado de franquias”, aponta Roberto Vautier, especialista em Franquias e Varejo na AGR Consultores.

Franquias 2020: tendências

Diante desse cenário otimista, o novo ano chega cheio de promessas para quem pensa em abrir um negócio, especialmente por meio do franchising.

Ainda assim, apesar das boas expectativas, Vautier recomenda atenção na tomada de decisão. Segundo o especialista “na hora de escolher em qual franquia investir, é importante pensar nos diferenciais competitivos da empresa. Em época de efervescência de novas tecnologias, novos hábitos de consumo, muitas empresas podem ficar para trás se não se atualizarem a tempo. Buscar informações de tendências de consumo e dos movimentos do mercado, podem ser bons direcionadores para a decisão de onde e quanto investir”.

Entre as tendências para 2020, há oportunidades para diferentes perfis de empreendedores – tanto para aqueles que buscam franquias baratas quanto para quem tem um capital mais alto para investir.

Além disso, os segmentos em alta também apresentam variedades em modelos de negócio: franquias virtuais, de alimentação, de serviços, de saúde, de roupas e de educação são algumas das que devem se destacar no novo ano.

O segredo na escolha da rede certa para ficar em evidência é observar os detalhes, especialmente em termos de tecnologia e posicionamento. Roberto Vautier afirma:

“A tecnologia tende a ser um ponto em comum entre os segmentos em alta para 2020.”

A seguir, você confere mais detalhes sobre as tendências para o mercado de franquias em 2020, de acordo com os especialistas do setor Roberto Vautier, Lucas Atanázio Vetorasso e Bianca Oglouyan.

Compras online

Uma tendência que está em evidência há alguns anos e segue como um dos destaques para o mercado de franquias 2020 é o mercado de compras online.

“O varejo está em um momento de transformação, no qual observamos um aumento das transações online (3% de aumento entre 2017 e 2018 no total de transações no mesmo período) e um aumento ainda maior nas transações feitas por dispositivos móveis (28% entre 2017 e 2018), de acordo com dados do Compre e Confie. Esse movimento tem impacto direto nas franquias já estabelecidas ou ainda aquelas recém-chegadas e que buscam seu lugar ao sol”, comenta Vautier.

No primeiro semestre de 2019, o e-commerce brasileiro movimentou mais de 26 bilhões de reais, registrando um crescimento de 12% no faturamento. O setor também ganhou novos consumidores: o número de pessoas que fizeram compras online subiu 7%, chegando a 29,7 milhões de compradores no primeiro semestre. Os dados são da 40ª edição do relatório WebShoppers, divulgado pela Ebit/Nielsen.

De olho nesse cenário, as franquias online são uma boa aposta para quem quer aproveitar o potencial do comércio eletrônico, especialmente para quem busca por negócios de baixo investimento e com operação simplificada.

Redes de franquias de lojas virtuais, por exemplo, são uma boa pedida. Marcas que trabalham com serviços digitais também são uma aposta interessante, visto que a demanda por esse tipo de serviço tende a ser forte – franquias de marketing digital, soluções mobile e guias comerciais merecem atenção.

Para Bianca Oglouyan, consultora da TEAR Franchising, saber trabalhar com o digital e o físico é a chave para se manter atual. “Nos últimos anos, passamos por momentos de efeito pêndulo entre o físico e o digital, que finalmente se uniram com foco em proporcionar experiência, agilidade, praticidade e confiança para o consumidor. Muitas marcas já surfam a onda do ‘fisital’, do omnichannel, mitigando ruídos e atritos entre os dois universos, mas tantas outras ainda se vêem confusas sem utilizar todos os recursos disponíveis dos meios”, afirma a especialista.

Diante disso, redes de franquias que trabalham com vendas ou captação de clientes online, de forma centralizada, fazendo o repasse para os franqueados, também surgem como um negócio atrativo.

Franquias de alimentação

Modas vêm e vão, mas o segmento de franquias de alimentação continua sendo o maior do mercado brasileiro, tanto em faturamento quanto em número de unidades. Se você quer investir em uma franquia de alimentação em 2020, vale ficar de olho nas redes que fazem uso de tecnologia para potencializar as vendas.

“A tecnologia atrelada à alimentação tem feito com que os modelos delivery e grab to go venham com tudo, facilitando as operações com baixo custo operacional e resultados tangíveis”, comenta Lucas Vetorasso.

De acordo com 13ª Pesquisa Setorial ABF Food Service, 78% das franquias de alimentação pesquisadas planejaram investir em tecnologias de delivery em 2019. Além disso, 68% projetou investimento em pedidos online. Outra tendência apontada pela pesquisa foi o aumento do investimento em tecnologias “front of the house”, como iPads para disponibilizar o menu e terminais eletrônicos de atendimento.

Na onda do delivery e pedidos online, vale ficar de olho em franquias de alimentação que ofereçam modelos delivery, seja por meio de um sistema próprio ou que adotem sistemas de terceiros, como o iFood e o Uber Eats, por exemplo. Outro movimento interessante é o das franquias de aplicativo de delivery, que oferecem uma oportunidade de atuar nesse mercado com um investimento mais baixo.

Para Vetorasso, as franquias de comida típica constituem outra tendência que vale a pena ser observada. “As redes sociais aumentam a disseminação de culturas internacionais e mesmo nacionais, quando se trata de um país com extensões continentais como é o Brasil, e isso faz com que culinárias regionais típicas ou mesmo pratos típicos de culturas diversas venham a se transformar em pilares de negócios”, afirma o especialista.

Saudabilidade e sustentabilidade

Ainda pensando em alimentação, o mercado de franquias 2020 deve continuar positivo para as franquias de alimentação saudável. Redes especializadas em produtos naturais, orgânicos, saladas, sucos, açaí, comida vegetariana e outros pratos saudáveis prometem seguir no gosto dos consumidores.

Para Bianca Oglouyan, essa busca pela saudabilidade na alimentação tem a ver com mudanças nos hábitos de consumo e começam envolver questões mais profundas.

“Temos notado mudanças na alimentação: nos dias de semana a alimentação será por conveniência e nos finais de semana o foco é a experiência. Outra grande tendência é um ativismo no mercado food, pleiteando transparência na origem dos produtos, sensibilidade ao uso excessivo de água, ao uso de agrotóxicos. Comeremos cada vez mais causas do que alimentos. E não só nesse setor, o consumidor exigirá cada vez mais transparência, comprará atitude e posicionamento”, explica a consultora.

Aqui, entra mais um movimento que ganha espaço no mercado: a busca por práticas e negócios sustentáveis. Nesse sentido, há redes de franquias não só no setor de alimentação, mas também na área de serviços, beleza, moda, entre outros.

roberto vautier - franquias 2020Notaremos em 2020 um forte movimento de muitas empresas em buscar produtos, embalagens e até processos mais sustentáveis, algo que começa a fazer diferença nos números das vendas, principalmente quando se trata de gerações mais novas (millennials, por exemplo).
– Roberto Vautier, especialista em Franquias e Varejo na AGR Consultores.
Franquias de roupas

Para quem sonha em abrir uma franquia de roupas, a dica é ficar atento aos produtos oferecidos pela marca.

“O segmento de vestuário, ainda que muito concorrido, pode ganhar destaque quando falamos de franquias que trabalham com tecnologia. Outra tendência muito forte que pode trazer novos negócios ao mercado é a questão da personalização de produto”, avalia Vautier.

Como exemplo de franquia de roupa com tecnologias diferenciadas nos produtos estão as marcas focadas em roupas e acessórios com proteção solar. Já as franquias de costura ou que oferecem serviços de ajustes são boas apostas para investir em personalização.

Agronegócios

Redes de franquias de agronegócios também devem se destacar no mercado de franquias 2020, uma tendência bem vinda para quem quer empreender em municípios com forte economia rural.

“Mais uma vez a tecnologia faz com que hábitos de consumo se transformem e essa transformação também chega ao campo. Modelos envolvendo serviços como Agricultura de Precisão chegam com tudo para auxiliar pequenos, médio e grandes produtores”, pontua Vetorasso.

Franquias de educação

As franquias de educação formam outro segmento tradicional e consolidado no franchising brasileiro. Com diversas opções de redes e modelos de negócios, há uma boa variedade de opções para quem quer abrir uma franquia em cidade pequena ou está em busca de franquias baratas.

Para 2020, a tendência que deve ser destaque nesse segmento é a aposta em educação profissional. Redes que oferecem cursos técnicos e profissionalizantes – que já são algumas das maiores franquias do Brasil – são a bola da vez no mercado educacional, e devem continuar crescendo.

Lucas Atanázio Vetorasso - franquias 2020“O mundo, hoje, é muito rápido. As mudanças acontecem de maneira veloz e os diplomas estão cada vez mais sendo trocados por competências. Não há tempo para a gama teórica das universidades, principalmente para o mercado como um todo. O mercado de capacitação, cursos técnicos, rápidos, porém de práticas reais e não só informativas, pensando em demanda e não em profissões, tendem a dominar uma grande fatia do mercado a partir de agora.”
– Lucas Atanázio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO
Franquias de serviços

As franquias de serviços são diversas e democráticas: há oportunidades para todos os perfis de empreendedores, dos mais conservadores aos mais inovadores. O setor apresenta modelos de franquias baratas, opções para trabalhar sozinho e franquias home based, bem como grandes estruturas que pedem gerenciamento de equipe.

Para acertar na escolha de uma franquia de serviços para 2020, o conselho dos especialistas é ficar de olho nas demandas do mercado.

Vetorasso indica atenção a franquias na área de serviços “que supram necessidades reais do mercado, seja este B2A, B2B, B2C, B2E, B2G/B2A, C2G/C2A, não importa. O que importa é fornecer soluções reais ao novo mercado”.

“Franquias de prestação de serviços com foco em ambiente digital e novas tecnologias tendem a se multiplicar e a ganhar relevância no mercado nacional”, complementa Vautier.

Modelos de negócio ajustados

Para além dos segmentos, observar os modelos de negócio também é importante para sobreviver e se destacar no mercado de franquias 2020.

“O varejo é extremamente sensível e precisa ajustar rotas rapidamente, as marcas brasileiras já percebem isso e lançam modelos de lojas menores, operações menos complexas, produtos de melhor qualidade e rastreáveis (mostrando quem produziu e como), collabs entre marcas com propósitos similares e mais estudo de mercado antes da abertura de unidades. Nosso mercado está cada vez mais sofisticado e estudioso, o que gerará maior segurança para quem for embarcar no sistema de franquias”, analisa Oglouyan.

Assim, as microfranquias devem continuar em movimento de crescimento. Vale ficar de olho em modelos home based, para trabalhar em coworking, lojas compactas e modelos móveis. Franquias store in store também são uma boa oportunidade.

Inovação na forma de se comunicar

A forma como a rede se comunica também pode fazer com que uma franquia fique em evidência. Uma das tendências para 2020 é inovar na comunicação e fortalecer o posicionamento da marca.

Especialmente para consumidores mais jovens, a identificação com a marca e a experiência de compra são cada vez mais importantes. Assim, redes que conseguirem criar esse vínculo prometem chamar a atenção do público.

bianca oglouyan - franquias 2020“Tanto para marcas existentes quanto para novas entrantes, inovação é palavra de ordem. E não inovação somente tecnológica contemplando Iot, I.A e blockchain, mas também inovação na forma de atuar, de se comunicar, de se posicionar frente a questões polêmicas, políticas, de comportamento. Marcas que o fazem geralmente têm embaixadores, não somente consumidores.”
– Bianca Oglouyan, consultora da TEAR Franchising.

Franquias 2020: opções para investir

A seguir você confere algumas opções de franquias para 2020, de acordo com as principais tendências destacadas pelos especialistas no setor.

Os dados de investimento são informados pelas empresas ou divulgados pela ABF.

1Onde Ir Cidades

A Onde Ir Cidades é uma rede de franquias de guia comercial digital. Por meio de um aplicativo, a rede permite a busca de empresas e lista informações como endereço e telefone, além de disponibilizar chat, comentários, avaliações e compras. A franquia é home based e o franqueado pode ser registrado como MEI.

Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 4,9 mil
Royalties: R$ 339
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: não informado

2Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop reúne duas tendências em seu modelo de negócio: uma loja virtual especializada na venda de suplementos. Os franqueados trabalham em casa, com a divulgação da loja (exclusiva, que ele recebe pronta) e toda a parte de estoque, logística e envio dos pedidos é feita pela Brasil Nutri Shop.

Investimento inicial: R$ 9 mil
Taxa de franquia: R$ 9 mil
Royalties: 20% sobre o custo de produto
Faturamento médio: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 12 meses

3aiqfome

O aiqfome é um aplicativo de delivery de comida que reúne em uma só plataforma restaurantes de diversos tipos para pedidos online. A empresa possibilita que o trabalho (prospecção de restaurantes para aderirem ao app na cidade) seja feito de casa, sem necessidade de dedicação integral ao negócio. O foco de expansão está em cidades do interior.

Investimento inicial: R$ 12 mil a R$ 55 mil
Taxa de franquia: R$ 5 mil a R$ 25 mil
Royalties: 50% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 7 mil a R$ 40 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

4Noexcuse

Especialista em marketing digital, a Noexcuse presta serviços para empresas oferecendo criação de sites e de loja virtual, artes para mídias sociais, e-book, cartão virtual, SEO, aplicativos, vídeos e consultoria. Quem não tem experiência em marketing digital e quer trabalhar com vendas por optar pela franquia Partner, com modelo home office. Já para quem conhece a área de marketing e criação, a rede disponibiliza a modalidade Creative.

Investimento inicial: R$ 14,9 mil a R$ 56 mil
Taxa de franquia: R$ 14,9 mil a R$ 56 mil
Royalties: 1% a 10%
Faturamento médio: R$ 15 mil a R$ 30 mil
Prazo de retorno: a partir de 6 meses

5Mondo Bianco

A Mondo Bianco é uma rede de franquias de roupas que atua com serviços de personalização. A rede é especialista na produção e venda de uniformes, customizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Os franqueados trabalham em modelo home based, com vendas diretas e entrega dos produtos prontos aos clientes.

Investimento inicial: R$ 15 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil
Royalties: R$ 500
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

6Sem Aperto

De olho no mercado de pagamentos eletrônicos, o Sem Aperto tem as máquinas de cartão de marca própria como seu principal produto. A rede de franquias financeiras possibilita que o franqueado trabalhe em casa, sozinho, cuidando das vendas para clientes de sua região. O valor do investimento pode ser parcelado em até 24 vezes.

Investimento inicial: R$ 18 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Royalties: carência de 12 meses
Faturamento médio: R$ 4 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

7Ponto TV

A Ponto TV oferece serviços de publicidade em mídia indoor, através da instalação de televisões em locais estratégicos – padarias, lotéricas, cartórios, shopping centers, academias, restaurantes, entre outros. É possível trabalhar em home office, cuidando especialmente da captação de anunciantes.

Investimento inicial: R$ 19 mil
Taxa de franquia: R$ 12 mil
Royalties: a partir de R$ 850
Faturamento médio: R$ 7 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

8Alfred Delivery

O Alfred Delivery é um aplicativo que tem a proposta de ser um “delivery de tudo”. Por meio do app, os usuários podem fazer compras em supermercados, farmácias e restaurantes, e receber tudo no endereço cadastrado, além de prestar serviços de courier. Os franqueados devem contar com um ponto comercial para atendimento aos entregadores.

Investimento inicial: R$ 20 mil a R$ 170 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 50 mil
Royalties: 10% do arrecadado em comissões
Faturamento médio: R$ 300 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

9Cuidare

A Cuidare atua no mercado de saúde e bem estar, com a prestação de serviços de cuidadores de pessoas. A rede realiza atendimento a domicílio para pessoas que precisam de cuidados especiais, como idosos e pessoas em período pós-cirúrgico, por meio de profissionais capacitados.

Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil a R$ 30 mil
Royalties: 1 salário mínimo
Faturamento médio: R$ 54 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

10Avec

A Avec oferece soluções em tecnologia para empresas do segmento de beleza e bem estar. Entre os serviços e produtos da rede estão sistemas de gestão, aplicativos, marketplace e soluções de pagamento online. Os franqueados podem trabalhar em casa e precisam apenas de computador com conexão à internet para iniciar as operações.

Investimento inicial: R$ 26 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: R$ 300
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 3 meses

11360 Franchising

A 360 Franchising aposta em serviços especializados de consultoria, formatação e expansão para redes de franquias. Além disso, a marca aposta no mercado digital com um portal online exclusivo para anúncio e venda de franquias, o Portal Compre Franquia. Com foco de expansão nas regiões Sul e Sudeste, a franqueadora disponibiliza modelos home office.

Investimento inicial: R$ 32,6 mil a R$ 56,4 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil a R$ 30 mil
Royalties: 4% do faturamento
Faturamento médio: R$ 9 mil a R$ 18 mil
Prazo de retorno: 10 a 11 meses

12Nutrimais

A Nutrimais é uma rede de franquias que atua na área de agronegócios. A marca é especialista em alimentos e suplementos para animais rurais – bovinos, ovinos, suínos, aves, equinos e caprinos. Os produtos são de fabricação própria e prometem cuidar tanto da saúde dos animais quanto do meio ambiente. Os franqueados podem trabalhar com vendas diretas, em modalidade home based.

Investimento inicial: R$ 37,5 mil a R$ 195 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil a R$ 90 mil
Royalties: R$ 480
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 6 a 24 meses

13Litoraneus UV

A Litoraneus UV é uma marca especialista em roupas com proteção solar. A tecnologia das roupas e acessórios da marca garantem proteção permanente contra os raios UV, a partir de um tecido de poliamida microfibra com FPU 50+. A rede atende os públicos feminino, masculino e infantil e oferece oportunidades de franquias de loja e de quiosque.

Investimento inicial: R$ 50 mil a R$ 70 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil
Royalties: 6% das compras
Faturamento médio: R$ 40 mil
Prazo de retorno: 12 meses

14Orion

A Orion é uma rede de franquias de segurança eletrônica, especialista em soluções como monitoramento de alarmes, sistemas de câmera, rastreamento de veículos, cerca elétrica e monitoramento de idosos. A marca trabalha com três modelos de franquia de variam de acordo com o porte da cidade que receberá a unidade.

Investimento inicial: a partir de R$ 53 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 15 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 40 mil
Prazo de retorno: até 23 meses

15Maria Pimenta

Atuando no segmento de beleza, a Maria Pimenta oferece serviços de esmalteria, sobrancelhas, micropigmentação, maquiagem, depilação e massagem. A rede adota o posicionamento de proporcionar a inserção cada vez maior de mulheres no empreendedorismo, e trabalha com franquias de loja de rua.

Investimento inicial: R$ 70 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: R$ 1,15 mil
Faturamento médio: R$ 28 mil
Prazo de retorno: 8 a 12 meses

16Los Mex

A Los Mex é uma rede de franquias de alimentação especializada em culinária típica mexicana. O cardápio inclui pratos como burritos, tacos, quesadillas, chilli, fajitas, nachos, guacamole, entre outros. São três modalidades de franquia: loja, container e food truck.

Investimento inicial: R$ 75 mil a R$ 235 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil a R$ 60 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 6 a 24 meses

17Omie

A Omie é uma rede de franquias de tecnologia que oferece uma plataforma de gestão na nuvem com foco no atendimento a pequenas e médias empresas. A rede oferece modelos de franquia online, com operação em modalidade home based.

Investimento inicial: R$ 75 mil a R$ 170 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: R$ 80 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

18Nação Verde

A Nação Verde é especialista em produtos orgânicos, naturais e livres de conservantes. São mais de 250 itens de fabricação própria no portfólio, incluindo alimentos a granel e embalados, suplementos e cosméticos. A empresa aposta na parceria com pequenos agricultores para desenvolver práticas de cultivo conscientes, além de garantir cosméticos cruelty free. São seis modelos de franquias disponíveis.

Investimento inicial: R$ 75,4 mil a R$ 349,7 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil a R$ 95 mil
Royalties: R$ 250 a R$ 1,5 mil
Faturamento médio: R$ 25 mil a R$ 120 mil
Prazo de retorno: 24 a 48 meses

19N1 Chicken

A N1 Chicken é uma rede de franquias de frango frito que aposta no delivery como seu canal de venda exclusivo. Os modelos da franquia não exigem a instalação de salão para consumo no local, o que permite operar com uma estrutura reduzida. O cardápio conta com opções de frango frito, acompanhamentos, sanduíches, molhos e bebidas.

Investimento inicial: R$ 79 mil a R$ 94 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 25 mil
Royalties: R$ 1,1 mil
Faturamento médio: R$ 60 mil
Prazo de retorno: 9 a 16 meses

20The Vitamin Point

Com foco na venda de vitaminas e suplementos importados dos Estados Unidos, a The Vitamin Point atua com foco nas tendências de saudabilidade e universo fitness. A rede oferece modelo de franquia de quiosque, próprio para a instalação em shopping centers e galerias comerciais.

Investimento inicial: R$ 85 mil a R$ 98 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 20 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 24 meses

21Panéle

A Panéle é especialista em culinária típica italiana. A rede ainda aposta na customização, que permite que o cliente personalize ingredientes e molhos de massas e saladas. O menu tmabém conta com opções de porções, parmegiana, polpetone, sucos naturais e bebidas em geral.

Investimento inicial: R$ 89 mil
Taxa de franquia: R$ 31 mil
Royalties: 1,5 salário mínimo
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 12 a 16 meses

22SOS

Uma das pioneiras no ramo de cursos de informática no Brasil, a SOS oferece hoje mais de 40 opções de cursos técnicos e profissionalizantes. A rede é especialista em cursos nas áreas de informática, tecnologia, robótica e administração, além de oferecer aulas de inglês.

Investimento inicial: R$ 90 mil a R$ 150 mil
Taxa de franquia: R$ 14 mil a R$ 42 mil
Royalties: valor fixo
Faturamento médio: R$ 40 mil
Prazo de retorno: até 24 meses

23Instituto Embelleze

O Instituto Embelleze é especializado em cursos profissionalizantes na área de beleza. Entre as opções estão cursos de gestão de salão de beleza, cabeleireiro, barbeiro, designer de sobrancelha, depilação, maquiador, massagem e biossegurança. A rede possibilita a abertura de franquias inclusive em cidades pequenas, com modelo especialmente voltado a municípios com menos de 100 mil habitantes.

Investimento inicial: R$ 90,1 mil a R$ 235,4 mil
Taxa de franquia: R$ 19,9 mil a R$ 69,9 mil
Royalties: 8% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

24Blue Sol Energia Solar

A Blue Sol trabalha ligada à tendência de sustentabilidade. A rede é especialista em energia solar fotovoltaica, atuando no desenvolvimento de projetos, instalações residenciais e comerciais de sistemas, além de oferecer cursos de capacitação na área.

Investimento inicial: R$ 100 mil a R$ 239 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil a R$ 100 mil
Royalties: 10% da receita do franqueado
Faturamento médio: R$ 44 mil
Prazo de retorno: 21 a 24 meses

25Prepara Cursos

A Prepara Cursos conta com mais de 70 opções de cursos profissionalizantes em seu portfólio, com opções nas áreas de saúde, informática, tecnologia, indústria e administração, além de cursos de inglês e preparatórios. A rede, que é uma das maiores franquias de educação do país, tem oportunidades para instalação em cidades a partir de 10 mil habitantes.

Investimento inicial: R$ 100 mil a R$ 150 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil a R$ 60 mil
Royalties: valor fixo
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: até 24 meses

26Mini Orbe

Na onda de franquias de alimentação de olho em tecnologia, a Mini Orbe traz ao mercado o conceito de “gelato do futuro”. O produto da marca é um sorvete diferente, servido em mini bolinhas à base de leite e creme de leite, congeladas com nitrogênio líquido. São diversas opções de sabores, e o sorvete é livre de glúten, gordura vegetal, gordura trans e conservantes.

Investimento inicial: R$ 110 mil a R$ 125 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: 10% das mercadorias
Faturamento médio: R$ 45 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

27Simple Organic

A Simple Organic é uma rede de franquias de maquiagem e cosméticos que aposta na produção e venda de produtos orgânicos e veganos, pautados em sustentabilidade, com o objetivo de democratizar a beleza natural. As franquias podem ser no modelo de loja ou de quiosque.

Investimento inicial: R$ 110 mil a R$ 180 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil a R$ 60 mil
Royalties: 3% do faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

28Toutsie

A Toutsie se destaca no segmento de alimentação por trabalhar com um produto diferenciado: o sanduíche de sorvete. A sobremesa é uma combinação de sorvete, brownie e macaron, que pode ser personalziada pelo cliente de acordo com suas preferências. As franquias podem ser no formato de quiosque ou de loja.

Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: 3%
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

29IFBG

O IFBG atua no mercado de educação profissional, oferecendo cursos com foco em alta gastronomia. São diversas opções de cursos, divididos entre profissionalizantes, rápidos e compactos. Além disso, a rede também oferece workshops temáticos. Os modelos de franquia variam de acordo com a cidade e tipos de cursos oferecidos.

Investimento inicial: R$ 122,5 mil a R$ 387,6 mil
Taxa de franquia: R$ 29 mil a R$ 49 mil
Royalties: 6%
Faturamento médio: R$ 32,6 mil a R$ 92,5 mil
Prazo de retorno: 25 meses

30Arranjos Express

A Arranjos Express oferece serviços de customização de roupas, com serviços que vão desde ajustes simples, como troca de zíper e confecção de barra, até transformações e atualizações de roupas. A rede ainda oferece serviços de confecção de itens de decoração e de roupinhas para pets.

Investimento inicial: R$ 125 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: 6%
Faturamento médio: R$ 40 mil
Prazo de retorno: não informado

31UV.Line

A UV.Line trabalha com roupas e acessórios com proteção solar, produzidos com tecidos testados e com qualidade assegurada durante sua vida útil. O mix de produtos conta com roupas femininas, masculinas e infantis, além de chapéus, bolsas, luvas, cangas, lenços, entre outros.

Investimento inicial: R$ 130 mil a R$ 350 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil a R$ 40 mil
Royalties: 30% das compras
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 18 a 30 meses

32Microlins

A Microlins é uma das maiores franquias do Brasil, trabalhando com um portfólio que conta com cursos profissionalizantes nas áreas de administração e vendas, informática, tecnologia, design e web, saúde, indústria, robótica, além de cursos de idiomas e preparatórios. A rede conta com modelos de franquia para cidades de pequeno, médio e grande porte.

Investimento inicial: R$ 150 mil a R$ 250 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil a R$ 60 mil
Royalties: valor fixo
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: até 24 meses

33Patroni

A Patroni, rede especializada em pizza, lançou recentemente um modelo de negócio com foco em sustentabilidade: uma franquia móvel baseada em um mini food truck elétrico, movido a baterias ou placas solares. A franquia atua na venda de mini pizzas e pode funcionar como um quiosque de shopping, em eventos ou em pontos na rua. Além deste modelo, a Patroni também conta com franquias de loja tradicional e modelo especializado em delivery.

Investimento inicial: R$ 150 mil a R$ 1 milhão
Taxa de franquia: R$ 35 mil a R$ 75 mil
Royalties: 3% a 6%
Faturamento médio: R$ 20 mil a R$ 280 mil
Prazo de retorno: 18 a 36 meses

34People

Com amplo portfólio de cursos profissionalizantes, a People oferece opções de formação nas áreas de administração, informática, design e web, robótica e outros cursos preparatórios e de idiomas. Parte do grupo MoveEdu, a marca trabalha com oportunidades para expansão em cidades pequenas, médias e grandes.

Investimento inicial: R$ 150 mil a R$ 250 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 45 mil
Royalties: valor fixo
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 24 meses

35Wiñk

A Wiñk é uma franquia de beleza especializada em threading, serviço de depilação para sobrancelha a linha, com fio de algodão. Além disso, a rede também oferece outros serviços para sobrancelhas (henna, coloração, desondulação, microblading e demopigmentação) e para cílios (extensão, permanente e coloração). As franquias podem ser de loja ou de quiosque.

Investimento inicial: R$ 155 mil a R$ 310 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil a R$ 70 mil
Royalties: R$ 1,5 mil a 5% do faturamento
Faturamento médio: R$ 60 mil a R$ 100 mil
Prazo de retorno: 18 a 36 meses

36Farmafórmula

A Farmafórmula é uma rede de franquias de farmácia que se especializa na produção e comercialização de produtos farmacêuticos e estéticos. A marca conta com mais de 80 itens voltados para cuidados dos cabelos e da pele, além de suplementos, desenvolvidos por meio de um método padronizado de manipulação. O foco de expansão está nas regiões Sul e Sudeste.

Investimento inicial: R$ 180 mil a R$ 280 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: 5%
Faturamento médio: R$ 80 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

37Pastore

A Pastore é uma rede de lojas de artigos para casa, construção, informática e eletrônicos, com um portfólio com mais de 4 mil produtos das melhores marcas. Um dos destaques da rede são os sistemas de energia solar, que chamam a atenção dos consumidores que buscam soluções sustentáveis para casa.

Investimento inicial: R$ 185 mil a R$ 239 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 130 mil a R$ 175 mil
Prazo de retorno: 18 meses

38Prima Clean

A Prima Clean oferece um serviço de lavanderia self service que permite que os clientes lavem e sequem as próprias roupas, com equipamentos de alta tecnologia que permitem um serviço de cesto que demora menos de 80 minutos para completar toda a programação. Por conta do autoatendimento, modelo de negócio é simplificado, com fácil operação.

Investimento inicial: a partir de R$ 198 mil
Taxa de franquia: R$ 28,5 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 35 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

39Desjoyaux

Especialista em piscinas, a Desjayoux conta com iniciativas que levam em conta a sustentabilidade. A rede trabalha com materiais reciclados como matéria-prima, além de ter desenvolvido um sistema sem canalização que elimina descargas de água clorada para o sistema de esgoto. A rede trabalha com construção, reforma, modernização e manutenção de piscinas.

Investimento inicial: R$ 200 mil a R$ 360 mil
Taxa de franquia: R$ 80 mil a R$ 120 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 90 mil a R$ 130 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

40Pello Menos

A Pello Menos é especialista em serviços de depilação com cera, trabalhando com uma cera desenvolvida pela CEO da rede, com fórmula exclusiva à base de mel e especiarias. As unidades atendem exclusivamente o público feminino e oferece um plano de assinatura VIP, com foco em fidelização de clientes.

Investimento inicial: a partir de R$ 205 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: 9% ou 15%
Faturamento médio: R$ 77 mil
Prazo de retorno: 36 meses

41Bliss

De olho no mercado fitness e de bem estar, a Bliss oferece um método de treinamento físico próprio, voltado para as necessidades de pessoas com mais de 35 anos de idade. A maca se posiciona como uma franquia de não-academia, trabalhando com o programa de treinamento avançado que busca personalização para proporcionar rendimento físico sem traumas no corpo.

Investimento inicial: R$ 218 mil a R$ 519 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil a R$ 50 mil
Royalties: 5%
Faturamento médio: R$ 71,5 mil a R$ 185 mil
Prazo de retorno: 30 meses

42Peça Rara Brechó

O Peça Rara Brechó se posiciona como um negócio de consumo sustentável, por meio a venda de roupas usadas. O mix de produtos conta com peças femininas, masculinas e infantis, além de itens para casa e decoração.

Investimento inicial: R$ 250 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: 6%
Faturamento médio: R$ 133,5 mil
Prazo de retorno: 18 meses

43Quality Lavanderia

A Quality é uma rede de franquias de lavanderia que oferece aos clientes sistema de delivery, entregando as roupas lavadas e passadas. A marca aposta em equipamentos de alta tecnologia, visando economia de água e fácil manutenção. Aos franqueados, a Quality permite o financiamento do investimento para a abertura de uma franquia.

Investimento inicial: a partir de R$ 320 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 55 mil
Prazo de retorno: 36 a 40 meses

44Lilibee

De olho na tendência de personalização, a Lilibee oferece aos clientes um serviço totalmente personalizado de atendimento, e permite a customização completa de produtos para enxoval do bebê. A marca conta com um amplo mix de produtos voltados para bebês, crianças e gestantes, incluindo roupas, enxoval, móveis e decoração para o quarto.

Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: 5,5%
Faturamento médio: R$ 130 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

45Fox Club

A Fox Club aposta na venda de roupas e acessórios com foco em um esporte que acaba de se tornar olímpico: o skate. Além das peças próprias para apaixonados pela prática esportiva, a marca oferece também espaço de pista de skate, estúdio de tatuagem e barbearia em suas lojas.

Investimento inicial: a partir de R$ 520 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: 5%
Faturamento médio: R$ 200 mil
Prazo de retorno: 19 a 25 meses

46LeBonTon

O LeBonTon é um restaurante especializado em culinária típica francesa. O cardápio conta com opções de pratos, saladas, sanduíches, bebidas e sobremesas, além de oferecer ao cliente opções para personalização do prato.

Investimento inicial: R$ 740 mil a R$ 958 mil
Taxa de franquia: R$ 60 mil
Royalties: 0,06% do faturamento total
Faturamento médio: R$ 180 mil
Prazo de retorno: 36 a 40 meses

Quer conferir mais tendências de franquias 2020? Clique aqui e confira uma galeria recheada de opções de franquias baratas, com investimento de até 100 mil reais.

DEIXE UMA RESPOSTA